A era da comunicação: novos paradigmas

Palmyra Baroni Nunes

Professora de Inglês da rede pública municipal do Rio de Janeiro, mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês

Durante as últimas décadas, o ensino da língua inglesa sofreu várias mudanças. Métodos foram se sucedendo na busca daquele que se acreditava ser o mais eficaz. Ao longo dos anos, as abordagens pedagógicas sofreram modificações, já que as necessidades das pessoas, assim como seus interesses em relação à aprendizagem de línguas, mudaram. O ensino de língua inglesa teve de se adaptar a mudanças políticas e históricas e, com isso, nasceram e pereceram métodos; outros sofreram adaptações. Atualmente, com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, aprender Inglês tornou-se uma necessidade, já que o uso da língua inglesa nesses eventos será brevemente real.

Do método audiolingual, caracterizado pela valorização de uma linguagem descontextualizada, marcada pelo aprendizado de estruturas isoladas, com o objetivo de que, por meio da repetição, o aluno produzisse frases livres de erro, ao método comunicativo, em que o que importa é a interação na transmissão de ideias, o ensino foi se tornando cada vez mais centrado no aluno, levando em consideração suas atitudes diante da língua. Por isso, existe grande preocupação de que a sala de aula seja transformada em um ambiente em que exista contato com a língua autêntica, contextualizada, e não apenas com situações criadas e desligadas do seu uso.

O uso real da língua daria, segundo a perspectiva do método comunicativo, nova roupagem ao ensino, na qual os erros, tão condenados pelo método audiolingual, fazem parte do processo de aprendizagem e são aceitáveis, desde que a mensagem seja compreendida, o que encoraja o aluno a comunicar suas ideias sem restrições. No entanto, é preciso encontrar equilíbrio entre fluência (espontaneidade no falar) e acuidade (o uso correto da língua) para que a comunicação aconteça de forma mais eficaz. Por isso, numa reavaliação do método comunicativo, exercícios estruturais ganham atenção especial e, apesar de não serem a técnica principal usada no método, também proporcionam aprendizagem, uma vez que, nas atividades comunicativas, o aluno deve ativar e integrar seu conhecimento prévio e usá-lo na comunicação de pensamentos, tornando-se competente no uso da língua.

No cenário vivo do ensino da língua inglesa, a linguagem descontextualizada foi sendo, gradativamente, substituída por uma linguagem mais autêntica. As tentativas de encontrar um método ideal, que atenda às necessidades dos alunos, levam à reflexão, pesquisa e a um grande empenho para que o ensino seja aprimorado e para que novas perspectivas surjam e tragam melhorias nas condições desse ensino, gerando ambientes adequados e inspiradores para professores e alunos, principais agentes de toda mudança que envolve o processo de aprendizagem.

Publicado em 4 de dezembro de 2012

Publicado em 04 de dezembro de 2012