Dia a dia Educação

Alexandre Rodrigues Alves

Para melhorar a vida do professor

Imagem da página inicial do site

O Portal Educacional da Secretaria de Educação do Paraná é bastante rico e interessante. Já no primeiro contato, ele convida o leitor a desfrutá-lo de acordo com seu perfil: alunos, educadores, gestores e comunidade.

Seguindo um leiaute simples, cada perfil tem cara própria, apresentando notícias, links interessantes (no caso dos alunos, há um para jogos online), calendário escolar, artigos especializados, serviços de utilidade pública e projetos federais, estaduais e municipais voltados para a educação – entre outros, documentação e legislação e ações de formação profissional, entre outros.

Logo a seguir estão as várias seções, mais explicitamente. Algumas delas são específicas para os frequentadores (alunos, professores, gestores) paranaenses, mas a maioria é atraente para todos os visitantes. Dentre elas destaca-se a seção Artes, em que há artigos sobre música, notícias, cinema, teatro, artes plásticas e literatura, entre outros assuntos, servindo mesmo como fonte de pesquisa. Outra seção que merece lembrança é a que reúne artigos, dissertações, monografias e teses sobre assuntos relacionados à escola; tanto aos campos de estudo quanto a aspectos didáticos especificamente. A seção de Hinos relaciona os mais conhecidos e outros hoje meio esquecidos, como os militares e os estaduais.

Além de seções previsíveis, como Legislação Educacional, Organização do Trabalho Pedagógico e as das várias disciplinas escolares, há indicações de filmes, em Cinema; indicações de estudo no exterior e de testes vocacionais; tutoriais de softwares educacionais e simuladores, sem falar em tradutores, guia de profissões e museus online.

Ou seja, é um latifúndio em termos de informação e de recursos para os professores utilizarem na preparação de suas aulas; para os alunos, na elaboração de seus trabalhos escolares; para os gestores, nas atividades administrativas; e para a comunidade em geral, para participar melhor da vida escolar de filhos, netos, parentes, vizinhos, amigos...

É certamente um site que pode ficar de referência para assuntos educacionais.

Publicado em 4 de dezembro de 2012

Publicado em 04 de dezembro de 2012