Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Educar sempre...
Tatiana Serra
Vamos cantar, a aula vai começar!
http://blogeducarsempre.blogspot.com.br
O que acha de começar a aula pela música? Normalmente, a escolha de uma letra de música como recurso para abordar um tema em sala de aula é bem-vinda e dá um ar mais dinâmico, interativo e alegre ao conteúdo programático. Porém, é importante conhecer bem sua turma e tentar agradar a todos os gostos.
No blog Educar Sempre, a professora Lucineide, de Dourados-MS, fala sobre o trabalho com letras de música em sala de aula. Ela é especialista em orientação educacional e pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos.
A professora destacou que as músicas que trabalha variam desde regionais, infantis, gospel, MPB, rap a outras. ”Tento contemplar todos os estilos durante o ano, respeitando os gostos e valores a serem resgatados na música”, afirma.
Para suas aulas, Lucineide estuda a letra da música e faz a análise linguística ou a reprodução de texto (escrita ou com desenhos). E, em sala, começa com a leitura da música escolhida; problematiza a letra com questões sobre a mensagem da música; discute a tipologia textual, versos, estrofes, rimas, caso tenha; diferencia compositor de cantor; faz uma leitura coletiva com os alunos; em seguida, todos cantam juntos e, dependendo da música, pode haver dramatização, destacando personagens etc.
Entre as letras de música já trabalhadas pela professora de Dourados, destacamos algumas de diferentes estilos:
- O caderno, de Toquinho e Mutinho;
- Aquarela, de Toquinho, Vinicius de Moraes, G. Morra e M. Fabrizio;
- Planeta Água, de Guilherme Arantes;
- Trem do Pantanal, de Almir Sater;
- Só Hoje, e Amor maior, de Jota Quest.
A música pode ser usada como recurso de aprendizagem em sala de aula, mesmo que o aluno ainda não saiba ler correntemente, porque, ao ouvir a canção, ele poderá identificar se já a conhece ou não e se envolver ao conhecer a sua história e estrutura. Em alguns instantes, certamente alunos e professores estarão cantando juntos e facilitando a aprendizagem.
Conhecer um blog de uma professora com prática no “chão da sala” traz sempre sugestões práticas e realizáveis – não são aquelas propostas nascidas em gabinetes refrigerados... E mais: como é um blog, o acesso e a resposta da blogueira-professora é rápido e as trocas são ágeis. Vale a pena tentar.
E como primeira experiência, uma aula com música...
Publicado em 18 de dezembro de 2012
Publicado em 18 de dezembro de 2012
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.