MeuArtigo.com

Mariana Cruz

Um site sobre o antes, o durante e o depois da graduação

Imagem da página inicial do site

Na primeira olhada, o visual do site Meu Artigo pode parecer um tanto chamativo, mas à medida que a navegação avança, percebe-se que todas as informações lá contidas têm sua razão de ser (exceto uma ou outra propaganda localizada em um lugar de destaque que pode vir a atrapalhar). Na coluna à esquerda estão as divisões e subdivisões das áreas. Em Ciências Biológicas estão presentes tópicos como Biologia, Doenças e Saúde, Educação Física, Odontologia, Saúde e Sexualidade. As Exatassubdividem-se em Economia e Finanças, Física, Informática, Matemática, Química. A área de Humanasapresenta o maior número de disciplinas: Administração, Artes, Biografia, Brasil, Educação, Espanhol, Filosofia, Folclore, Geografia, Gramática, História, Literatura, Pedagogia e Política, entre outros. Logo abaixo desses três áreas principais vem a seção Diversos, que traz temas como Acordo Ortográfico, Atualidades, Concursos, Curiosidades e Drogas.

Além dessas, há várias seções de interesse para quem quer entrar na faculdade, tais como: Vestibular; Enem; ProUni; Resumo de livros. Como o nome sugere, esta seção traz o resumo dos principais livros de diversos autores usados no vestibular, como Ariano Suassuna, Artur Azevedo, Autran Dourado, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Castro Alves, Eça de Queirós (incluindo uma minibiografia de alguns deles). Claro que ler apenas o texto resumido não é o suficiente para se dar bem nas provas; há que se ler o livro todo, mas não deixa de ser uma ajuda. Na coluna ao lado dos autores, vemos um Top 5 que traz os cinco assuntos mais acessados no momento sobre vestibular e Enem.

O site também abre espaço para que o leitor publique seu próprio artigo. Para tanto, basta clicar no boxe Publique seu artigo aqui e se cadastrar. E logo abaixo tem um boxe que tira as dúvidas sobre como postar os artigos.

Há ainda um link para Canais, com artigos sobre os temas mais diversos, como Vestibular, Sexualidade, ONGs, Políticas e até Prosa e Poesia (neste item inclusive o leitor é convidado a partilhar algo que tenha escrito).

O site Meu Artigo cobre as diversas fases da vida do estudante do Ensino Superior: desde a preparação para o vestibular, passando pelo período em que o aluno está cursando a faculdade até o recém-formado que busca um emprego. Assim, uma seção bastante interessante é a de Empregos, que, além de ser dividida por área de formação, também é dividida entre as categorias “profissional”; “recém-formado” e “estagiário”.

Acesse o site e mãos à obra.

Publicado em 19 de março de 2013