Feira de Ciências do Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick, de Nova Friburgo, trabalhando conteúdos do currículo mínimo estadual de Física

Adriana Oliveira Bernardes

Mestre em Ensino de Ciências

A visão que os alunos possuem de Física, como disciplina, nem sempre é positiva; é considerada uma disciplina de difícil assimilação, na qual muitas vezes a maioria apresenta grandes dificuldades de aprendizado.

Quando o professor, ciente desse quadro, se dispõe a trabalhar com recursos didáticos diversificados, fugindo das aulas expositivas como único recurso, proporciona ao aluno não só uma nova visão do que pode ser o aprendizado da Física fora dos padrões com os quais estão acostumados como também propicia boa aprendizagem.

Tendo em vista a importância de que o aluno seja ativo no processo de ensino e aprendizagem, a Feira de Ciências é uma excelente opção, na qual o aluno poderá pesquisar um tema relacionado ao assunto desenvolvido em sala de aula pelo professor e apresentá-lo à comunidade escolar.

Em outro contexto, em 2012, o currículo mínimo estadual de Física trouxe algumas inovações, às quais o professor deverá se adequar; uma delas é a introdução de tópicos de Astronomia no Ensino Médio, no primeiro bimestre do 1o ano.

Sobre a feira, é importante que os trabalhos apresentados estejam relacionados ao conteúdo estudado pelo aluno naquele bimestre, e não somente uma sucessão de artefatos experimentais, maquetes ou apresentações orais, elaboradas para a feira, porém não relacionados à matéria.

Apresentamos aqui um relato de experiência no qual tópicos de Astronomia foram reforçados a partir de uma feira de Ciências no Ensino Médio, com a apresentação de temas de Astronomia por alunos da 1ª série do Ensino Médio para toda a comunidade escolar.

Feira de Ciências do CETEJ

O Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick (CETEJ), situado em Nova Friburgo-RJ, oferece o Ensino Fundamental e o Médio, contando com aproximadamente 800 alunos matriculados.

A escola leva a seus alunos a possibilidade de participar de vários projetos, alguns deles na área de Física, dando-lhes a oportunidade de participar da Iniciação à Pesquisa ainda no Ensino Médio.

Em 2011, dois alunos do 2º ano do Ensino Médio participantes da FECTI (Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) obtiveram duas bolsas do CNPq, por sua apresentação no projeto Mapeamento de Plantas Medicinais em Nova Friburgo, e desenvolveram no ano seguinte outro projeto: Poluição Sonora em Nova Friburgo.

Em 2012 foram desenvolvidos três projetos relacionados ao Ensino de Física:

• Discutindo a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein;
  • Jogos didáticos para o ensino de Astronomia no Ensino Médio;
  • Divulgando ciência através de feiras de ciências.

Temas desenvolvidos na Feira de Ciências

Os conteúdos relacionados ao cumprimento do currículo mínimo foram os seguintes:

• Cosmologia na Antiguidade;
  • A teoria geocêntrica de Ptolomeu;
  • A teoria heliocêntrica de Copérnico;
  • As leis de Kepler;
  • Telescópio espacial Hubble;
  • Sonda Kepler;
  • Estação espacial;
  • A estrela do Sistema Solar;
  • Nosso satélite natural;
  • Planetas do Sistema Solar;
  • Planetas extrassolares;
  • Planetas anões.

Etapas da feira

Inicialmente os alunos pesquisaram os temas em livros, revistas e na internet; o passo seguinte era se reunirem para discutir o material encontrado e estudar.

Nessa reunião também ficou decidido se apresentariam vídeos, maquetes ou experimentos sobre o assunto.

Conclusão

Este trabalho mostra a possibilidade de trabalhar Física de forma a estimular os alunos no aprendizado da disciplina e a desenvolver competências importantes relacionadas à escrita e à apresentação oral, entre outros.

Apresenta também uma forma de trabalhar habilidades e competências do novo currículo mínimo estadual.

Considerações finais

É importante que o professor tenha em mente que a feira de Ciências deve refletir o aprendizado dos alunos e colaborar para ele; isso significa que os temas a serem trabalhados devem estar relacionados ao currículo.

A feira deve constar de duas etapas: pesquisa dos temas e apresentação para a comunidade.

A utilização de outros recursos didáticos pelo professor é importante para que as aulas expositivas deixem de fazer parte da sala de aula e o aluno possa ter mais prazer em estar na escola.

BERNARDES, A. O. Algumas considerações sobre a importância das feiras de Ciências. Revista da Educação Pública. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0006.html. Acesso em 15/12/2012.

BRASIL. Bases Legais – Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

______. PCN para o Ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

PIETROCOLA, M. et al. Física 1, Movimento, Força, Astronomia. São Paulo: FTD, 2010. (Coleção Física em Contextos: pessoal, social, histórico, v. 1).

Sugestão de leitura

Currículo mínimo estadual de Física do Rio de Janeiro. Disponível em:

Sugestão de site

Blog do projeto Feira de Ciências

Fotos da Feira de Ciências do CETEJ

Figura 1 – Maquete do modelo geocêntrico (fora de escala).

Figura 2 – O notebook ajudou bastante na feira; muitos vídeos foram apresentados pelos alunos, enriquecendo o conhecimento do público.

Figura 3 – Grupo promove discussão do tema planetas extrassolares na Feira de Ciências.

Figura 4 – Alunos apresentam trabalho sobre o Sol.

Figura 5 – Maquete dos planetas do Sistema Solar, fora de escala.

Publicado em 2 de abril de 2013

Publicado em 02 de abril de 2013