Guia do estudante

Mariana Cruz

Um guia para estudantes de todo o Brasil

Imagem da página inicial do site

O site Guia do Estudante tem, logo abaixo do título, uma linha com quatro abas de diferentes cores que parecem resumir as questões mais importantes que rondam a vida de quem está se preparando para o vestibular. A primeira aba, em azul, trata de Profissões e Universidades; em seguida aparece a aba sobre Orientação Profissional, em verde; em terceiro, sobre fundo roxo, está Vestibular e Enem; e, por último, vem a aba laranja, com o mais importante tema de todos: Estude.

Ao clicar na primeira aba, há uma opção de busca sobre cursos e universidades. Abaixo, as carreiras aparecem divididas em oito tópicos: Administração e Negócios; Artes e Design; Ciências Exatas e informática; Ciências Humanas e Sociais; Comunicação e Informação; Engenharia; Meio Ambiente e Ciências Agrárias; por fim, Saúde. Todas essas áreas, além de um breve resumo, mostram os cursos que pertencem a elas; há também uma divisão entre os cursos de bacharelado e os tecnológicos.

As informações não param por aí: também estão indicadas as melhores escolas e faculdades em cada curso, mercado de trabalho e estimativa do salário inicial, além de um texto simples e direto com orientação profissional relativa a cada curso.

Caso o estudante tenha alguma dúvida sobre o curso que pretende fazer, uma dica é clicar direto na aba Orientação Profissional e digitar sua pergunta. A equipe do site seleciona as perguntas mais relevantes e publica as respostas. Para aqueles que realmente não têm a menor ideia sobre qual carreira seguir, no site há um mapa do Brasil que indica a localização dos principais Centros de Orientação Profissional em cada estado.

No tópico sobre Vestibular e Enem estão as principais datas relacionadas a esses assuntos, bem como as listas de aprovados, gabaritos, listas de cursinho (também selecionados por estados), notícias sobre Prouni, Fies, Enade e Sisu.

Na seção Estudar são encontradas matérias, blogs, sugestões sobre as diversas formas de compreender o que é estudado. Ao clicar na aba Estudar, deparamo-nos com as subseções: Simulados; Jogos e Multimídia; Idiomas; Aventuras na História; Blogs para Estudar; Pergunte ao Professor e Videoaulas. Além dessas seções fixas, também estão presentes as matérias fresquinhas sobre o tema, como a encontrada na seção Atualidades, que mostra o conflito e a história das Coreias e a forma como isso pode cair no vestibular. Ainda em relação aos assuntos atuais, há um link para acompanhar as principais notícias da semana em todo o mundo. Também encontramos dicas para quem estuda sozinho. Há até uma programação montada para o mês. Logo abaixo estão enumeradas as principais disciplinas: Matemática, Português e Literatura, Biologia, Física, Geografia, História, Química. Basta o estudante clicar em uma delas para aprofundar seus conhecimentos.

Depois de todas essas dicas, não tem desculpa para não estudar para o vestibular. Boas provas!

Publicado em 2 de abril de 2013

Publicado em 02 de abril de 2013