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O discurso da comunicação integrada verbal e não verbal em instituições de ensino do Rio de Janeiro: comprometimento do professor com o setor de educação técnica e superior evitando evasão e exclusão futuras
Rosane da Conceição Pereira
Pós-doutora em Estudos da Linguagem (Unicamp), pesquisadora do CNPq
Introdução
O tema traz os efeitos possíveis de um debate oriundo da troca de experiências entre alunos e colegas professores, parceiros nos projetos de pesquisa da autora, comprometidos com a responsabilidade social pela excelência do ensino público e privado, de caráter ético e inclusivo.
Este trabalho é realizado na Universidade Salgado de Oliveira (Universo-Niterói), na Fundação de Apoio à Escola Técnica – Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (FAETEC-ETEAB) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus do Fundão (UFRJ). O trabalho proposto tem por finalidade corroborar a expressão e o prosseguimento de atividades de pesquisa em Comunicação Social realizadas no Estado do Rio de Janeiro durante a docência da autora em uma escola técnica há cerca de 1 ano e em uma universidade particular há aproximadamente 12 anos.
Clientela e objetivos
Os três projetos da Faperj na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), vinculada à FAETEC, destinam-se ao treinamento e à capacitação técnica de dois professores (com bolsa TCT Faperj aguardando concessão a partir de 2013, em um dos dois projetos em horário de manhã à tarde) e à pré-iniciação científica de oito alunos (com quatro bolsas de pré-iniciação científica Jovens Talentos Cecierj/Faperj/Fiocruz de março a julho de 2012, para alunos do turno da manhã e quatro da tarde) dos cursos técnicos de Publicidade e de Marketing, preferencialmente na agência laboratório Neoab Marketing e Comunicação. Na ETEAB-FAETEC também há cursos técnicos de Administração, Turismo, Eventos, Produção Audiovisual e Dança, com projetos de professores da escola.
O outro projeto filiado ao Grupo de Pesquisa CNPq, junto ao Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-DGP CNPq), desde 2008, prevê a inserção de estudantes bacharelandos de nível superior dos cursos de Comunicação Social, Letras, Artes, Antropologia, História e afins. Este projeto pressupõe a participação de alunos das universidades em que lecionam os professores pesquisadores envolvidos (Universo-Niterói, Unisuam-Bonsucesso e UFRJ-Fundão).
O trabalho se constitui na aplicação do método da pesquisa exploratória e da metodologia de pesquisa bibliográfica, relacionando teoria e prática na área de Comunicação Social com saberes humanísticos e recursos materiais para a formação técnica e superior, além da eficiência da prática docente sobre discentes.
O referencial teórico da Análise do Discurso francesa conceitua discurso (publicitário e do marketing) como efeito de sentido (não a priori) que persuade ao consumo na sociedade capitalista ou de mercado e fundamenta o ensino de atividades sobre divulgação de produtos, serviços ou ideias para o sujeito social e histórico, a saber, o público discente visado pelos sujeitos docentes, antes que o consumidor em geral. Acrescenta-se, como hipótese central, que o estudo da comunicação integrada de marketing, verbal e não verbal, cujas formas (propaganda, relações públicas, marketing direto etc.) e meios (cartaz, banner, spot de rádio, comercial de televisão, pop up de internet etc.) promovem a capacitação docente em uma instituição de ensino técnico sem fins lucrativos e outra superior privada, atinge resultados como o combate à evasão escolar e à exclusão futuras.
A produção técnica dos alunos da ETEAB-FAETEC é realizada anualmente na agência modelo Neoab Marketing e Comunicação. Integra três projetos científicos: “Estudo da publicidade na técnica de propaganda: a importância de fundamentos e recursos para discentes em uma agência modelo”, “Estudo do marketing em uma agência modelo: sobre a relevância de teoria e prática para discentes na técnica de propaganda” e “A comunicação integrada de marketing em uma instituição de ensino técnico do Rio de Janeiro: mensurando a capacitação docente como resultado nos cursos de publicidade e marketing em uma agência laboratório”. São trabalhos teórico-práticos, como relatórios de visitas do atendimento aos clientes trazidos por docentes e discentes, briefings de pesquisa e planejamento, planos de mídia, produção infográfica (sobretudo em rede social como Facebook e Twitter, cartazes e banners) e peças publicitárias de criação, além de jobs da própria escola, que atualmente são quantificados e transformados em estudos qualitativos e apresentados em eventos acadêmicos de pré-iniciação científica para nível técnico (bolsa Jovens Talentos – Cecierj/Faperj/Fiocruz) e eventos de iniciação científica, como a Semana de Extensão.
As análises discursivas dos bacharelandos da UFRJ são produzidas durante a graduação e participação no projeto “Discurso e ensino: trabalhando o verbal e o não verbal”; são apresentadas em eventos acadêmicos de iniciação científica (bolsa IC – CNPq/UFRJ). São trabalhos sobre objetos de Ciências Humanas e Sociais, como a Análise do Discurso verbal (textual, gráfica) e não verbal (imagética, sonora, gestual) de instrumentos linguísticos, como propagandas em tarefas de livros didáticos, charges em tarefas de vestibular, além de cartuns, contos de fadas e filmes no ensino de língua e comunicação.
Projetos na ETEAB-FAETEC
Nos projetos “Estudo da publicidade na técnica de propaganda: a importância de fundamentos e recursos para discentes em uma agência modelo”, “Estudo do marketing em uma agência modelo: sobre a relevância de teoria e prática para discentes na técnica de propaganda” e “A comunicação integrada de marketing em uma instituição de ensino técnico do Rio de Janeiro: mensurando a capacitação docente como resultado nos cursos de publicidade e marketing em uma agência laboratório” (ETEAB-FAETEC – Cecierj/Faperj/Fiocruz), em suma, os alunos de nível técnico (Ensino Médio) desenvolvem atividades conforme processo seletivo interno, com prova de questão discursiva e entrevista. São orientados pela pesquisadora proponente e docentes envolvidos nas atividades da agência laboratório.
Figura 1: Produções do ensino médio-técnico na agência laboratório Neoab Marketing e Comunicação – 2011/ 2012
Fonte: Fotografias da autora (ETEAB/FAETEC, 2011; 2012).
Entende-se que a discussão gira em torno da motivação do aprendizado e da análise discursiva (histórica e ideológica) das condições materiais de existência, no Ensino Médio público estadual brasileiro e da preparação técnica pela comunicação integrada de marketing com meios de comunicação e de formas ou estratégias de marketing (propaganda, relações públicas, marketing em redes sociais etc.) para a qualidade do ensino, a prática da docência e o futuro discente profissional. Seguem três exemplos de relatórios de atividades para o projeto desenvolvido na ETEAB-FAETEC (2012):
1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO DE PESQUISA I – 1°/2012ORIENTADORA: PROFA. ROSANE DA CONCEIÇÃO PEREIRA PERÍODO DE ATIVIDADE: março a julho de 2012
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2 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO DE PESQUISA III – 1°/2012ORIENTADORA: PROFA. ROSANE DA CONCEIÇÃO PEREIRA
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3 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO DE PESQUISA II – 1°/2012ORIENTADORA: PROFA. ROSANE DA CONCEIÇÃO PEREIRA PERÍODO DE ATIVIDADE: Março a Julho de 2012.
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Fonte: Acervo da autora (FAETEC-ETEAB, 2012).
Projetos na UFRJ/CNPq/Universo
No projeto “Discurso e ensino: trabalhando o verbal e o não verbal” (UFRJ – Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq), em primeira instância, tem-se a contribuição para a abrangência do objeto da Análise do Discurso: o estudo do não verbal pelo viés discursivo. Ainda em termos teóricos, inúmeras outras contribuições abarcam o estudo do não verbal em sua materialidade específica, no caso, na ordem da visibilidade e no que se refere à sua autonomia com relação à linguagem verbal. Em termos práticos, o estudo da imagem visando à outra metodologia (sobre a imagem, o gesto, o som para além do texto) trará valiosa contribuição ao desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas pensadas em termos de gestos de leitura e interpretação pelo olhar (sobre a escola, a literatura, a imprensa, o cinema, os quadrinhos, a publicidade, o marketing etc.).
Figura 2: Quatro exemplos do ensino superior sobre verbal e não verbal em Comunicação e Letras – UFRJ/Universo
EXEMPLO 1
EXEMPLO 1
Trabalho: Discurso e humor nas aventuras de Billy e Mandy
Autor: Caroline dos Santos Cunha de Araujo
Bacharelanda em Letras – Português/Japonês – UFRJ
EXEMPLO 2
EXEMPLO 2
Trabalho: Discurso e imagem no jornal e no cinema
Autor: Érica Cachoeira Lima
Bacharelanda em Letras – Português/Literaturas – UFRJ
Análise:
Imagem no jornal
Imagem fílmica
EXEMPLO 3
EXEMPLO 3
Trabalho: Discurso e construção de uma cinderela brasileira: o livro “Cinderela brasileira”, o filme/desenho “Cinderela” e o filme “Para sempre Cinderela”
Autores:
Giselli Santiago da Silva
Bacharelanda em Letras – Português/Alemão – UFRJ
Patrícia Teixeira Monteiro
Bacharelanda em Letras – Português/Literaturas – UFRJ
Análise:
EXEMPLO 4
EXEMPLO 4
Trabalho: Discurso e análise de charge no vestibular
Autores: Monique Pereira da Silva
Bacharelanda em Letras – Português/Latim – UFRJ
Raquel Alves Barbosa Correia
Bacharelanda em Letras – Português/Grego – UFRJ
Análise (TEXTO 1):
Questão e charge do vestibular de universidade pública:
A charge pode dialogar com outros textos (verbais ou não verbais), criando novos significados, pela intertextualidade.
- Identifique o texto que circula em nossa cultura e que serve de base à intertextualidade com a charge.
- Nomeie dois elementos da linguagem não verbal que sejam exemplos dessa intertextualidade.
- Retire dois elementos da linguagem verbal que também sejam exemplos dessa intertextualidade.
- Identifique, pelo contexto, a referência para o pronome pessoal “ela”.
Gabarito:
- A Bíblia / texto bíblico / texto religioso.
- Folha de parreira, cobra, maçã, Eva, Adão.
- Gabriel, costelas.
- Costela ou Eva.
Novas questões
Oferta de um outro texto para que seja trabalhada, de fato, a intertextualidade (conferir o texto 2).
Questões:
A linguagem verbal é a que utiliza como código a língua, oralmente ou por escrito. Já a linguagem não-verbal é a que utiliza outros códigos (imagem, caricaturas), diferentes da palavra.
TEXTO 1: análise
TEXTO 2:
“Então, Deus fez cair pesado sono sobre Adão, tomou uma de suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que Deus tomara ao Homem, transformou-a numa mulher e trouxe-a a Adão” (Genêsis 2:21).
Observe a charge e leia, atentamente, o texto que segue a ela e responda:
(1) Pode-se dizer que há uma relação bem próxima entre o texto não verbal (a charge) e o texto bíblico (verbal). Como você define essa relação?
R: O mesmo tema, a história de Adão e Eva.
Observando os dois textos, aponte a quem o pronome pessoal ela faz referência.
R: Eva.
Os textos que você comparou na questão acima, apesar de próximos, podem ser relacionados a duas épocas diferentes. A que épocas distintas se referem cada um dos textos? Que elementos de visibilidade presentes no Texto1 permitem identificar a época em que foi escrito?
R: Época do Gênesis e hoje. Maçã, cobra, folha de parreira.
Observe, agora, as características dos dois personagens presentes na charge e assinale nas opções abaixo algumas dessas características.
Eva:
( ) Aparência ingênua
(x) Corpo siliconado
( ) Aparência de mulher trabalhadora
(x) Aparência sexy
( ) Olhar de quem não faz nada de mal (cara de sonsa)
Adão:
( ) Corpo mal definido
( ) Vergonha pela nudez
(x) Pessoa atualizada moderna
( ) Posição machista
(x) Indiferença à presença de Eva
A partir das respostas dadas nesta prova, que título ou legenda você daria à charge?
R: Resposta pessoal.
Fonte: Acervo da autora (II Fórum Internacional de Análise do Discurso: discurso, texto e enunciação, UFRJ, 2010; X Semana de Extensão Universo, 2012).
O gesto principal que aí se instituirá será aquele que venha explicitar que a relação imagem/discurso é da ordem do político (histórico) e do ideológico (atualidade de um acontecimento que entra na ordem do discurso), ou seja, do que se deve/pode dizer/mostrar/pensar/fazer no Brasil e no mundo, entre outras possibilidades da linguagem verbal e não verbal.
Resultado esperado
Com os projetos “Estudo da publicidade na técnica de propaganda: a importância de fundamentos e recursos para discentes em uma agência modelo”, “Estudo do marketing em uma agência modelo: sobre a relevância de teoria e prática para discentes na técnica de propaganda” e “A comunicação integrada de marketing em uma instituição de ensino técnico do Rio de Janeiro: mensurando a capacitação docente como resultado nos cursos de publicidade e marketing em uma agência laboratório” (ETEAB/FAETEC – Cecierj/Faperj/Fiocruz) pretende-se ressaltar a relevância de fundamentos teóricos do discurso e da comunicação, bem como a importância de recursos para simulação da prática real, na forma de equipamentos e materiais de uso constante da agência laboratório Neoab Marketing e Comunicação.
O projeto “Discurso e ensino: trabalhando o verbal e o não verbal” (UFRJ – Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq) aspira fornecer estratégias para o ensino da expressão plena da linguagem (verbal e não verbal) às professoras integrantes (Universo-Niterói, Unisuam-Bonsucesso e UFRJ-Fundão) para relacionar trabalhos de alunos dos cursos superiores de Comunicação e Letras, entre outros, à teoria francesa da Análise do Discurso verbal e não verbal, sobre instrumentos linguísticos como propagandas em livros didáticos, charges em vestibular e cartuns, contos de fadas e filmes no ensino de questões relativas à língua, à linguagem e ao discurso, a fim de pensar o funcionamento da articulação das linguagens em termos discursivos e de intertextualidade histórica e ideológica (leitura da construção e transformação da realidade entre outras possíveis), para além das relações supostamente óbvias, por exemplo, entre língua, discurso e imagem. É possível afirmar, portanto, que são positivos os efeitos do desenvolvimento dos quatro projetos sobre a vida acadêmica dos próprios alunos e professores envolvidos, uma vez que seguem em sua formação e capacitação, respectivamente produzindo conhecimento sobre a área da Comunicação Social e ingressando mais preparados em suas carreiras.
Conclusão
Em todos os trabalhos científicos propostos na forma de projetos de pesquisa (três na ETEAB-FAETEC em 2012 e um na UFRJ/CNPq desde 2008 aberto à Universo-Niterói e à Unisuam-Bonsucesso), o tema remete a efeitos possíveis de uma discussão proveniente da troca de experiências entre colegas professores e alunos, companheiros nos projetos de pesquisa da autora, engajados com a responsabilidade social pela melhoria do ensino público e privado, de forma respeitosa ao contexto de ambos e, portanto, inclusiva, evitando futuramente a evasão escolar e a exclusão social, em detrimento das dificuldades estruturais exteriores à educação, tais como os problemas sociais, políticos e econômicos nacionais nos últimos quatro anos, pelo menos entre 2008 e 2012.
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Publicado em 16 de abril de 2013
Publicado em 16 de abril de 2013
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