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O discurso da comunicação integrada verbal e não verbal em instituições de ensino do Rio de Janeiro: comprometimento do professor com o setor de educação técnica e superior evitando evasão e exclusão futuras

Rosane da Conceição Pereira

Pós-doutora em Estudos da Linguagem (Unicamp), pesquisadora do CNPq

Introdução

O tema traz os efeitos possíveis de um debate oriundo da troca de experiências entre alunos e colegas professores, parceiros nos projetos de pesquisa da autora, comprometidos com a responsabilidade social pela excelência do ensino público e privado, de caráter ético e inclusivo.

Este trabalho é realizado na Universidade Salgado de Oliveira (Universo-Niterói), na Fundação de Apoio à Escola Técnica – Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (FAETEC-ETEAB) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus do Fundão (UFRJ). O trabalho proposto tem por finalidade corroborar a expressão e o prosseguimento de atividades de pesquisa em Comunicação Social realizadas no Estado do Rio de Janeiro durante a docência da autora em uma escola técnica há cerca de 1 ano e em uma universidade particular há aproximadamente 12 anos.

Clientela e objetivos

Os três projetos da Faperj na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), vinculada à FAETEC, destinam-se ao treinamento e à capacitação técnica de dois professores (com bolsa TCT Faperj aguardando concessão a partir de 2013, em um dos dois projetos em horário de manhã à tarde) e à pré-iniciação científica de oito alunos (com quatro bolsas de pré-iniciação científica Jovens Talentos Cecierj/Faperj/Fiocruz de março a julho de 2012, para alunos do turno da manhã e quatro da tarde) dos cursos técnicos de Publicidade e de Marketing, preferencialmente na agência laboratório Neoab Marketing e Comunicação. Na ETEAB-FAETEC também há cursos técnicos de Administração, Turismo, Eventos, Produção Audiovisual e Dança, com projetos de professores da escola.

O outro projeto filiado ao Grupo de Pesquisa CNPq, junto ao Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-DGP CNPq), desde 2008, prevê a inserção de estudantes bacharelandos de nível superior dos cursos de Comunicação Social, Letras, Artes, Antropologia, História e afins. Este projeto pressupõe a participação de alunos das universidades em que lecionam os professores pesquisadores envolvidos (Universo-Niterói, Unisuam-Bonsucesso e UFRJ-Fundão).

O trabalho se constitui na aplicação do método da pesquisa exploratória e da metodologia de pesquisa bibliográfica, relacionando teoria e prática na área de Comunicação Social com saberes humanísticos e recursos materiais para a formação técnica e superior, além da eficiência da prática docente sobre discentes.

O referencial teórico da Análise do Discurso francesa conceitua discurso (publicitário e do marketing) como efeito de sentido (não a priori) que persuade ao consumo na sociedade capitalista ou de mercado e fundamenta o ensino de atividades sobre divulgação de produtos, serviços ou ideias para o sujeito social e histórico, a saber, o público discente visado pelos sujeitos docentes, antes que o consumidor em geral. Acrescenta-se, como hipótese central, que o estudo da comunicação integrada de marketing, verbal e não verbal, cujas formas (propaganda, relações públicas, marketing direto etc.) e meios (cartaz, banner, spot de rádio, comercial de televisão, pop up de internet etc.) promovem a capacitação docente em uma instituição de ensino técnico sem fins lucrativos e outra superior privada, atinge resultados como o combate à evasão escolar e à exclusão futuras.

A produção técnica dos alunos da ETEAB-FAETEC é realizada anualmente na agência modelo Neoab Marketing e Comunicação. Integra três projetos científicos: “Estudo da publicidade na técnica de propaganda: a importância de fundamentos e recursos para discentes em uma agência modelo”, “Estudo do marketing em uma agência modelo: sobre a relevância de teoria e prática para discentes na técnica de propaganda” e “A comunicação integrada de marketing em uma instituição de ensino técnico do Rio de Janeiro: mensurando a capacitação docente como resultado nos cursos de publicidade e marketing em uma agência laboratório”. São trabalhos teórico-práticos, como relatórios de visitas do atendimento aos clientes trazidos por docentes e discentes, briefings de pesquisa e planejamento, planos de mídia, produção infográfica (sobretudo em rede social como Facebook e Twitter, cartazes e banners) e peças publicitárias de criação, além de jobs da própria escola, que atualmente são quantificados e transformados em estudos qualitativos e apresentados em eventos acadêmicos de pré-iniciação científica para nível técnico (bolsa Jovens Talentos – Cecierj/Faperj/Fiocruz) e eventos de iniciação científica, como a Semana de Extensão.

As análises discursivas dos bacharelandos da UFRJ são produzidas durante a graduação e participação no projeto “Discurso e ensino: trabalhando o verbal e o não verbal”; são apresentadas em eventos acadêmicos de iniciação científica (bolsa IC – CNPq/UFRJ). São trabalhos sobre objetos de Ciências Humanas e Sociais, como a Análise do Discurso verbal (textual, gráfica) e não verbal (imagética, sonora, gestual) de instrumentos linguísticos, como propagandas em tarefas de livros didáticos, charges em tarefas de vestibular, além de cartuns, contos de fadas e filmes no ensino de língua e comunicação.

Projetos na ETEAB-FAETEC

Nos projetos “Estudo da publicidade na técnica de propaganda: a importância de fundamentos e recursos para discentes em uma agência modelo”, “Estudo do marketing em uma agência modelo: sobre a relevância de teoria e prática para discentes na técnica de propaganda” e “A comunicação integrada de marketing em uma instituição de ensino técnico do Rio de Janeiro: mensurando a capacitação docente como resultado nos cursos de publicidade e marketing em uma agência laboratório” (ETEAB-FAETEC – Cecierj/Faperj/Fiocruz), em suma, os alunos de nível técnico (Ensino Médio) desenvolvem atividades conforme processo seletivo interno, com prova de questão discursiva e entrevista. São orientados pela pesquisadora proponente e docentes envolvidos nas atividades da agência laboratório.


Figura 1: Produções do ensino médio-técnico na agência laboratório Neoab Marketing e Comunicação – 2011/ 2012
Fonte: Fotografias da autora (ETEAB/FAETEC, 2011; 2012).

Entende-se que a discussão gira em torno da motivação do aprendizado e da análise discursiva (histórica e ideológica) das condições materiais de existência, no Ensino Médio público estadual brasileiro e da preparação técnica pela comunicação integrada de marketing com meios de comunicação e de formas ou estratégias de marketing (propaganda, relações públicas, marketing em redes sociais etc.) para a qualidade do ensino, a prática da docência e o futuro discente profissional. Seguem três exemplos de relatórios de atividades para o projeto desenvolvido na ETEAB-FAETEC (2012):

Quadro 1: Relatórios de atividades da pesquisa na FAETEC-ETEAB (2012)

1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO DE PESQUISA I – 1°/2012

ORIENTADORA: PROFA. ROSANE DA CONCEIÇÃO PEREIRA

PERÍODO DE ATIVIDADE: março a julho de 2012

  1. NOME DO(A) BOLSISTA: DC
  2. FUNÇÃO NA AGÊNCIA NEOAB: Atendimento
  3. RESUMO DE ATIVIDADES:
    1. CLIENTES ATENDIDOS
      Cliente Master Brasil, Agenda XXI Eteab, Salão Studio 4,
    2. TAREFAS REALIZADAS (EM GERAL)
      Atendimento
    3. SITUAÇÃO ATUAL (JOB FINALIZADO OU AGUARDANDO QUAIS TAREFAS DO PRÓXIMO GRUPO)
      Agenda XXI ETEAB concluído, Master Brasil e Salão Studio 4 será dado continuidade
      com o segundo grupo
  4. CONSIDERAÇÕES:
    1. PONTOS POSITIVOS SOBRE SUAS TAREFAS
      Interatividade com todos no ambiente de trabalho
    2. PONTOS NEGATIVOS
      Nenhum
    3. SUGESTÕES (PARA CONTROLAR OU RESOLVER PONTOS NEGATIVOS NA SUA
      ÁREA)
  5. AVALIAÇÃO PESSOAL:
    1. ASPECTOS EM QUE SEU DESEMPENHO FOI BOM
      Relacionamento com os clientes
    2. ASPECTOS EM QUE PODE SER AINDA MELHOR
      Poderia melhorar a minha organização
    3. O QUE APRENDEU COM AS TAREFAS EM EQUIPE PARA CLIENTES REAIS
      Que existe uma grande diferença do teórico para a prática.
    4. O QUE PRETENDE APRENDER AINDA MAIS (MERCADO DE TRABALHO E ENSINO ACADÊMICO)
      Pretendo aprender mais sobre a mesma área.

2 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO DE PESQUISA III – 1°/2012

ORIENTADORA: PROFA. ROSANE DA CONCEIÇÃO PEREIRA
PERÍODO DE ATIVIDADE: março a julho de 2012

  1. NOME DO(A) BOLSISTA: DS
  2. FUNÇÃO NA AGÊNCIA NEOAB: Revisão
  3. RESUMO DE ATIVIDADES:
    1. CLIENTES ATENDIDOS
      Festa Junina 2012, Música na Comunicação.
    2. TAREFAS REALIZADAS (EM GERAL)
      Revisão gráfica e revisão ortográfica
    3. SITUAÇÃO ATUAL (JOB FINALIZADO OU AGUARDANDO QUAIS TAREFAS DO
      PRÓXIMO GRUPO)
      Festa Junina 2012, Música na Comunicação e Livity.
  4. CONSIDERAÇÕES:
    1. PONTOS POSITIVOS SOBRE SUAS TAREFAS
      Conhecimento básico de todas as áreas da agência e experiência na área.
    2. PONTOS NEGATIVOS
      Nenhum.
    3. SUGESTÕES (PARA CONTROLAR OU RESOLVER PONTOS NEGATIVOS NA SUA ÁREA)
      Consultar os professores orientadores em qualquer situação.
  5. AVALIAÇÃO PESSOAL:
    1. ASPECTOS EM QUE SEU DESEMPENHO FOI BOM
      Revisão gráfica
    2. ASPECTOS EM QUE PODE SER AINDA MELHOR
      Atualização à nova ortografia
    3. O QUE APRENDEU COM AS TAREFAS EM EQUIPE PARA CLIENTES REAIS
      Ter tranquilidade, organização e ser proativo.
    4. O QUE PRETENDE APRENDER AINDA MAIS (MERCADO DE TRABALHO E ENSINO ACADÊMICO)
      Áreas específicas dentro do curso de Publicidade e ganhar cada vez mais experiência.

3 RELATÓRIO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO DE PESQUISA II – 1°/2012

ORIENTADORA: PROFA. ROSANE DA CONCEIÇÃO PEREIRA

PERÍODO DE ATIVIDADE: Março a Julho de 2012.

  1. NOME DO(A) BOLSISTA: EL
  2. FUNÇÃO NA AGÊNCIA NEOAB: Estagiária de Mídia
  3. RESUMO DE ATIVIDADES:
    1. CLIENTES ATENDIDOS
      Professor Marcio Pizzi, Agência Modelo de Eventos e Livity.
    2. TAREFAS REALIZADAS (EM GERAL)
      Planos e análises de mídia para os clientes citados.
    3. SITUAÇÃO ATUAL (JOB FINALIZADO OU AGUARDANDO QUAIS TAREFAS DO PRÓXIMO GRUPO)
      JOB FINALIZADO.
  4. CONSIDERAÇÕES:
    1. PONTOS POSITIVOS SOBRE SUAS TAREFAS
      As tarefas me proporcionaram experiência e entendimento sobre o assunto realizado.
    2. PONTOS NEGATIVOS
      Para conseguir realizá-las, era necessário pesquisar com a ajuda da Internet. Mas na maioria das vezes, a mesma não funcionava e atrapalhava a finalização do job.
    3. SUGESTÕES (PARA CONTROLAR OU RESOLVER PONTOS NEGATIVOS NA SUA ÁREA)
      Se possível, melhorar a Internet aumentando sua velocidade. Acredito que, atualmente, ela seja o maior problema.
  5. AVALIAÇÃO PESSOAL:
    1. ASPECTOS EM QUE SEU DESEMPENHO FOI BOM
      Completude e dedicação em relação às tarefas.
    2. ASPECTOS EM QUE PODE SER AINDA MELHOR
      As finalizações dos jobs foram até rápidas, mas poderiam ter sido ainda mais, porque o mercado de trabalho exige rapidez e eficiência, e é necessário se preparar para isso.
    3. O QUE APRENDEU COM AS TAREFAS EM EQUIPE PARA CLIENTES REAIS
      Aprendi a trabalhar melhor em grupo, e sempre estar me comunicando com os meus parceiros para que não haja erros e desentendimentos.
    4. O QUE PRETENDE APRENDER AINDA MAIS (MERCADO DE TRABALHO E ENSINO ACADÊMICO)
      Aprender mais sobre a área em que atuei na agência, pois houve uma identificação muito agradável e me considero boa em mídia.

Fonte: Acervo da autora (FAETEC-ETEAB, 2012).

Projetos na UFRJ/CNPq/Universo

No projeto “Discurso e ensino: trabalhando o verbal e o não verbal” (UFRJ – Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq), em primeira instância, tem-se a contribuição para a abrangência do objeto da Análise do Discurso: o estudo do não verbal pelo viés discursivo. Ainda em termos teóricos, inúmeras outras contribuições abarcam o estudo do não verbal em sua materialidade específica, no caso, na ordem da visibilidade e no que se refere à sua autonomia com relação à linguagem verbal. Em termos práticos, o estudo da imagem visando à outra metodologia (sobre a imagem, o gesto, o som para além do texto) trará valiosa contribuição ao desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas pensadas em termos de gestos de leitura e interpretação pelo olhar (sobre a escola, a literatura, a imprensa, o cinema, os quadrinhos, a publicidade, o marketing etc.).

Figura 2: Quatro exemplos do ensino superior sobre verbal e não verbal em Comunicação e Letras – UFRJ/Universo


EXEMPLO 1

EXEMPLO 1
Trabalho: Discurso e humor nas aventuras de Billy e Mandy
Autor: Caroline dos Santos Cunha de Araujo
Bacharelanda em Letras – Português/Japonês – UFRJ



EXEMPLO 2

EXEMPLO 2
Trabalho: Discurso e imagem no jornal e no cinema
Autor: Érica Cachoeira Lima
Bacharelanda em Letras – Português/Literaturas – UFRJ
Análise:
Imagem no jornal
Imagem fílmica


EXEMPLO 3

EXEMPLO 3
Trabalho: Discurso e construção de uma cinderela brasileira: o livro “Cinderela brasileira”, o filme/desenho “Cinderela” e o filme “Para sempre Cinderela”
Autores:
Giselli Santiago da Silva
Bacharelanda em Letras – Português/Alemão – UFRJ
Patrícia Teixeira Monteiro
Bacharelanda em Letras – Português/Literaturas – UFRJ
Análise:


EXEMPLO 4

EXEMPLO 4
Trabalho: Discurso e análise de charge no vestibular
Autores: Monique Pereira da Silva
Bacharelanda em Letras – Português/Latim – UFRJ
Raquel Alves Barbosa Correia
Bacharelanda em Letras – Português/Grego – UFRJ
Análise (TEXTO 1):

Questão e charge do vestibular de universidade pública:

A charge pode dialogar com outros textos (verbais ou não verbais), criando novos significados, pela intertextualidade.

  1. Identifique o texto que circula em nossa cultura e que serve de base à intertextualidade com a charge.
  2. Nomeie dois elementos da linguagem não verbal que sejam exemplos dessa intertextualidade.
  3. Retire dois elementos da linguagem verbal que também sejam exemplos dessa intertextualidade.
  4. Identifique, pelo contexto, a referência para o pronome pessoal “ela”.

Gabarito:

  1. A Bíblia / texto bíblico / texto religioso.
  2. Folha de parreira, cobra, maçã, Eva, Adão.
  3. Gabriel, costelas.
  4. Costela ou Eva.

Novas questões

Oferta de um outro texto para que seja trabalhada, de fato, a intertextualidade (conferir o texto 2).

Questões:

A linguagem verbal é a que utiliza como código a língua, oralmente ou por escrito. Já a linguagem não-verbal é a que utiliza outros códigos (imagem, caricaturas), diferentes da palavra.

TEXTO 1: análise

TEXTO 2:

“Então, Deus fez cair pesado sono sobre Adão, tomou uma de suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que Deus tomara ao Homem, transformou-a numa mulher e trouxe-a a Adão” (Genêsis 2:21).

Observe a charge e leia, atentamente, o texto que segue a ela e responda:

(1) Pode-se dizer que há uma relação bem próxima entre o texto não verbal (a charge) e o texto bíblico (verbal). Como você define essa relação?

R: O mesmo tema, a história de Adão e Eva.

Observando os dois textos, aponte a quem o pronome pessoal ela faz referência.

R: Eva.

Os textos que você comparou na questão acima, apesar de próximos, podem ser relacionados a duas épocas diferentes. A que épocas distintas se referem cada um dos textos? Que elementos de visibilidade presentes no Texto1 permitem identificar a época em que foi escrito?

R: Época do Gênesis e hoje. Maçã, cobra, folha de parreira.

Observe, agora, as características dos dois personagens presentes na charge e assinale nas opções abaixo algumas dessas características.

Eva:

(  ) Aparência ingênua

(x) Corpo siliconado

(  ) Aparência de mulher trabalhadora

(x) Aparência sexy

(  ) Olhar de quem não faz nada de mal (cara de sonsa)

Adão:

(  ) Corpo mal definido

(  ) Vergonha pela nudez

(x) Pessoa atualizada moderna

(  ) Posição machista

(x) Indiferença à presença de Eva

A partir das respostas dadas nesta prova, que título ou legenda você daria à charge?

R: Resposta pessoal.

Fonte: Acervo da autora (II Fórum Internacional de Análise do Discurso: discurso, texto e enunciação, UFRJ, 2010; X Semana de Extensão Universo, 2012).

O gesto principal que aí se instituirá será aquele que venha explicitar que a relação imagem/discurso é da ordem do político (histórico) e do ideológico (atualidade de um acontecimento que entra na ordem do discurso), ou seja, do que se deve/pode dizer/mostrar/pensar/fazer no Brasil e no mundo, entre outras possibilidades da linguagem verbal e não verbal.

Resultado esperado

Com os projetos “Estudo da publicidade na técnica de propaganda: a importância de fundamentos e recursos para discentes em uma agência modelo”, “Estudo do marketing em uma agência modelo: sobre a relevância de teoria e prática para discentes na técnica de propaganda” e “A comunicação integrada de marketing em uma instituição de ensino técnico do Rio de Janeiro: mensurando a capacitação docente como resultado nos cursos de publicidade e marketing em uma agência laboratório” (ETEAB/FAETEC – Cecierj/Faperj/Fiocruz) pretende-se ressaltar a relevância de fundamentos teóricos do discurso e da comunicação, bem como a importância de recursos para simulação da prática real, na forma de equipamentos e materiais de uso constante da agência laboratório Neoab Marketing e Comunicação.

O projeto “Discurso e ensino: trabalhando o verbal e o não verbal” (UFRJ – Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq) aspira fornecer estratégias para o ensino da expressão plena da linguagem (verbal e não verbal) às professoras integrantes (Universo-Niterói, Unisuam-Bonsucesso e UFRJ-Fundão) para relacionar trabalhos de alunos dos cursos superiores de Comunicação e Letras, entre outros, à teoria francesa da Análise do Discurso verbal e não verbal, sobre instrumentos linguísticos como propagandas em livros didáticos, charges em vestibular e cartuns, contos de fadas e filmes no ensino de questões relativas à língua, à linguagem e ao discurso, a fim de pensar o funcionamento da articulação das linguagens em termos discursivos e de intertextualidade histórica e ideológica (leitura da construção e transformação da realidade entre outras possíveis), para além das relações supostamente óbvias, por exemplo, entre língua, discurso e imagem. É possível afirmar, portanto, que são positivos os efeitos do desenvolvimento dos quatro projetos sobre a vida acadêmica dos próprios alunos e professores envolvidos, uma vez que seguem em sua formação e capacitação, respectivamente produzindo conhecimento sobre a área da Comunicação Social e ingressando mais preparados em suas carreiras.

Conclusão

Em todos os trabalhos científicos propostos na forma de projetos de pesquisa (três na ETEAB-FAETEC em 2012 e um na UFRJ/CNPq desde 2008 aberto à Universo-Niterói e à Unisuam-Bonsucesso), o tema remete a efeitos possíveis de uma discussão proveniente da troca de experiências entre colegas professores e alunos, companheiros nos projetos de pesquisa da autora, engajados com a responsabilidade social pela melhoria do ensino público e privado, de forma respeitosa ao contexto de ambos e, portanto, inclusiva, evitando futuramente a evasão escolar e a exclusão social, em detrimento das dificuldades estruturais exteriores à educação, tais como os problemas sociais, políticos e econômicos nacionais nos últimos quatro anos, pelo menos entre 2008 e 2012.

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Publicado em 16 de abril de 2013

Publicado em 16 de abril de 2013

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