Rede da Memória Virtual Brasileira

Mariana Cruz

Um acervo virtual do patrimônio visual e textual do Brasil

Imagem da página inicial do site

O nome do site é pomposo – Rede da Memória Virtual Brasileira – e o projeto também. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, que criou a Rede com o objetivo de “automatizar e disponibilizar no ciberespaço os acervos de todas as instituições nacionais de disponham de patrimônio visual ou textual”.

Na seção Cronologia,os grandes eventos da nossa história aparecem divididos por séculos. É uma boa forma de ficar por dentro os desenrolar dos acontecimentos relevantes para a formação do Brasil, além de servir como fonte de estudo. Lá estão, descritos brevemente, alguns marcos da história do Brasil, como as viagens marítimas exploratórias de Portugal em busca de novas terras; o Tratado de Tordesilhas, a criação das capitanias hereditárias e o desenrolar dos acontecimentos até chegar ao século XIX quando, em 1810, ocorre a transposição da Biblioteca da Ajuda de Lisboa para o Rio de Janeiro e é criada a Real Biblioteca, que depois se tornou a Biblioteca Nacional. A linha do tempo finda neste século, mostrando a vitória de Lula na disputa presidencial, em 2002.

Como é um site da Fundação Biblioteca Nacional, não poderia faltar uma Antologia Literária. Lá é possível fazer a busca por autor ou por título. Assim são encontrados importantes autores nacionais de séculos passados e publicações recentes de escritores atuais. Pode-se também ter acesso a uma pequena biografia desses autores e à íntegra de algumas de suas obras.

A seção Correio é um espaço dedicado ao leitor para que ele possa publicar mensagens com sugestões, críticas, respostas, correções e, claro, elogios também.

Uma boa fonte para trabalhos escolares, pesquisas acadêmicas e artísticas é a seção Galerias digitais. Lá podem ser encontradas múltiplas imagens referentes à História do Brasil, como litografias e fotografias da Guerra do Paraguai, desenhos com a coleção de uniformes militares e diversos retratos da coleção de Sofia Jobim sobre figurinos alegóricos, evolução do vestuário, trajes típicos. Coleções de fotos do Rio Antigo; a coleção de Christiano Junior com retratos antigos de negros; projetos nacionais e internacionais de Oscar Niemeyer; desenhos topográficos; e gravuras e desenhos de Goeldi, entre outros. Sem dúvida, é um acervo precioso à disposição de todos.

Já desde o início, vê-se que o site é muito mais do que um mero repositório das produções brasileiras ao longo dos séculos; ele é um legítimo representante da “percepção coletiva e integrada da soberania de pensamento do povo”. Por isso merece a visita e o passeio de professores, alunos, pesquisadores e interessados por nossa história e nossa cultura.

Publicado em 16 de abril de 2013