Formação Docente

Alexandre Alves

Análises, conceitos e histórias

Imagem da página inicial do site

É complicado escrever sobre um site que não é atualizado há algum tempo, mas os artigos publicados na revista Formação Docente merecem ser mencionados pelo seu significado, pela sua abrangência e por serem referência para o professor.

A revista nasceu da parceria do grupo de trabalho Formação de Professores (GT08) da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) com a Editora Autêntica, de Belo Horizonte – que há mais de 10 anos marca espaço no mercado, com seus livros voltados prioritariamente para as áreas acadêmica e pedagógica.

Foram publicados – e estão disponíveis no site – apenas cinco volumes da revista semestral, de 2009 a 2011. Cada um deles apresenta seis ou sete artigos que abordam vários aspectos da formação do professor, como direitos humanos, gênero e sexualidade na formação, a relação do professor com o contexto em que atua, condição da formação docente em Portugal, identidade do profissional e estágio, entre outros.

São quase sempre artigos substanciais, de grande embasamento teórico, mas não necessariamente com linguagem rebuscada; foram escritos por pesquisadores brasileiros, espanhóis, norte-americanos e portugueses vinculados a importantes universidades, com o relevante aval da Anped.

O site em si é bem simples (lembrando mais um blog), o que também ressalta o valor de seu conteúdo. Na barra superior estão links para a apresentação da revista e do conselho editorial, as normas de publicação e área para contato com a administração da revista. Logo abaixo do logotipo, um botão para consulta por volume e outro para consulta por palavra-chave. Além desses botões, existe um espaço para busca por termos específicos. Na margem direita aparece um link para a página da Editora Autêntica.

Na coluna da direita está um botão para baixar uma edição completa da revista ou apenas um artigo (em formato pdf), conforme o interesse do usuário – que pode também optar por ler o trabalho no próprio site da revista, sem fazer download para o seu computador. Nessa mesma coluna está também um botão que abre um formulário para cadastramento na revista, a fim de receber notícias e novidades (provavelmente da editora).

O que lamentamos é que, apesar de sua qualidade, não têm sido publicadas edições desde a do segundo semestre de 2011 – o que caracteriza interrupção de sua produção.

Realmente é uma pena, pois formação de professores é um assunto atualíssimo, instigante e provocador, que merece muitas e muitas páginas de discussão – mesmo que eletrônicas. Ainda assim, o site vale pelo acervo que já reúne.

Publicado em 21 de maio de 2013