Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Geologia básica no Ensino Médio: elaboração de jogo didático por alunos de iniciação à pesquisa de escola estadual do Rio de Janeiro

Adriana Oliveira Bernardes

Pâmela Werneck Terra

Contamos hoje com alguns tópicos de Geologia inseridos nos conteúdos de Ensino Fundamental e Médio do Ensino Regular, porém o conhecimento desta matéria é importantíssimo quando se trata do entendimento de fenômenos relacionados ao planeta Terra.

Recursos lúdicos podem ser utilizados para o aprendizado desses tópicos e sabemos que eles, além de motivar o aprendizado, contribuem para que se dê de forma a proporcionar um aprendizado significativo dos alunos.

Neste relato, apresentaremos o trabalho desenvolvido no projeto Entendendo Geologia Básica no Ensino Médio, que originou a elaboração do jogo Viajando pelo Planeta Terra, cujo objetivo foi, além de motivar o aprendizado, apresentar o conteúdo da disciplina, possibilitando que qualquer um o utilize como recurso didático em Geologia Básica.

O jogo foi elaborado no projeto desenvolvido no Colégio Estadual Dr. Tuffy El-Jaick, de Nova Friburgo-RJ, constituindo-se numa experiência de aprendizado tanto para o grupo de alunos que formou um grupo de iniciação à pesquisa e o elaborou quanto para os alunos que o conheceram por meio de oficinas oferecidas em feiras de ciências.

Foto 1
Foto 1: Participação do grupo de iniciação à pesquisa na Feira de Ciências do Colégio Estadual Padre Madureira, de Nova Friburgo-RJ

Elaboração do jogo Viajando pelo Planeta Terra

Inicialmente, os alunos que participavam do projeto de iniciação à pesquisa consultaram os temas em livros, revistas e internet; após a pesquisa, reuniram-se para discutir o material encontrado e estudar.

Com a ajuda do professor coordenador do projeto e do coorientador, foram selecionados os temas que fariam parte do jogo. Após essa etapa, os alunos passaram à montagem do jogo propriamente dita. O tipo de jogo a ser elaborado, escolhido pelos alunos, foi o de tabuleiro, que foi montado no computador, juntamente com as cartas que formariam o baralho para o jogo; elas foram confeccionadas em papal cartão, com as perguntas digitadas e impressas coladas nelas. O tabuleiro foi elaborado no Microsoft Word, impresso e plastificado. Além do tabuleiro e das cartas o jogo possui um dado e quatro pinos, que serviam para os jogadores percorrerem a trilha do tabuleiro.

Foto 2
Foto 2: Professora do CEPM (Colégio Estadual Padre Madureira) conhece o jogo Geologia Básica

Características do jogo

O jogo Viajando pelo Planeta Terra consiste em um jogo de tabuleiro com uma trilha por onde os jogadores movem os pinos. Em algumas casas do tabuleiro, os jogadores terão que responder a perguntas sobre Geologia Básica, em outras deverão ler o material de apoio, com informações sobre o conteúdo da matéria, possibilitando o aprendizado de todo o grupo sobre o assunto.

Foto 3
Foto 3: Alunos participantes da feira jogam o Viajando pelo Planeta Terra

Algumas questões do baralho do jogo Viajando pelo planeta Terra

Como são gerados os terremotos?
Resposta: Pelo movimento das placas tectônicas.

Em que cidade ou país aconteceu o pior desastre natural da história?
Resposta: Na cidade de Fukushima, no Japão.

Qual a relação entre terremoto e tsunami?
Resposta: Terremoto é um abalo sísmico que ocorre nas placas tectônicas; se for dentro do mar, provoca um tsunami (maremoto).

Onde ocorre o surgimento de um vulcão?
Resposta: No encontro das placas tectônicas.

De que é formada a estrutura interna do planeta?
Resposta: Crosta, manto e núcleo.

Quais são os materiais que predominam na crosta terrestre?
Resposta: Alumínio e silício.

Cite um local de intensa atividade sísmica no planeta.
Resposta: Em ilhas oceânicas originadas pelo encontro de placas tectônicas.

De que são resultantes as rochas metamórficas?
Resposta: De transformações sofridas em sua composição e em sua estrutura, quando entram em contato com rochas magmáticas ou são submetidas a elevadas pressões ou temperaturas.

Foto 4
Foto 4: Outros trabalhos apresentados na feira de ciências

Regras do jogo

A ordem dos jogadores é definida da maneira que o grupo achar conveniente. Inicia-se o jogo lançando-se um dado que define o número de casas que o jogador deverá avançar. Quando cair numa casa Responde, o jogador à sua direita deverá retirar uma carta e ler a pergunta; se responder corretamente, deverá avançar uma casa; se responder incorretamente, retornará uma casa. Quando cair em casa Leitura, deverá realizar a leitura em voz alta do texto para aprendizagem de todo o grupo. O vencedor será o primeiro que cruzar a linha de chegada.

Foto 5
Foto 5: Discussão do grupo de pesquisa: como apresentar o jogo aos alunos?

Material de apoio

Foi confeccionado material de apoio para ser utilizado pelos alunos durante o jogo. O material poderá ser consultado quando o jogador caísse na casa Leitura. O objetivo é que o jogo também consista em aprendizado para os alunos, além de reforço da matéria. Esse material foi confeccionado em carta, e deve ser lido em voz alta.

Participação dos alunos de iniciação à pesquisa na Feira de Ciências do Colégio Estadual Padre Madureira, de Nova Friburgo-RJ

A feira ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foram apresentados vários trabalhos de alunos, abordando temas como a Física do LHC, o acidente radioativo de Goiânia e as chuvas ácidas, entre outros temas.

Os alunos de iniciação à pesquisa apresentaram o jogo, permitindo que toda a comunidade escolar participasse, criando um momento de descontração e aprendizado.

Foto 6
Foto 6: Discussão científica na feira, acompanhada pela presença de alunos do Projeto PIBID (Programa de Iniciação à Docência)

Participação dos alunos na FEMCE-GEO

Os alunos de iniciação à pesquisa – Matheus Marcelo Lopes e Rafael Peçanha –participaram da FEMCE-GEO (Feira de Ciência e Mostra Científica Estadual em Geodiversidade) apresentando o projeto Entendendo Geologia Básica no Ensino Médio. A FEMCE-GEO foi realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus Fundão, no Instituto de Geociências (IGEO), com a participação de alunos das redes pública e privada do Ensino Fundamental e Médio/Normal/Técnico de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Os grupos que participaram da feira contemplaram as áreas de Ciências Matemáticas, da Natureza e da Terra, Ciências da Saúde e Ciências Humanas, contextualizando a Geodiversidade. Foram analisados todos os resumos submetidos à FEMCE-GEO e selecionados os 150 melhores trabalhos. A programação contou com palestras, momentos culturais, mostras e visitas monitoradas.

Os alunos Matheus e Rafael utilizaram os seguintes recursos: um computador, em que explicavam várias questões relacionadas ao trabalho, como de que forma se dava o ensino de Geologia, a importância dos recursos lúdicos para seu desenvolvimento e conhecimentos básicos de Geologia.

Depois de falarem do projeto para as pessoas que participavam do evento, era apresentado o tabuleiro do jogo e os alunos convidavam os visitantes a jogar, a fim de que tivessem uma visão mais ampla do que aquele jogo representava.

Foto 7
Foto 7: Alunos Matheus Marcelo Lopes e Rafael Peçanha apresentam seu trabalho na FEMCE/GEO (Feira de Ciências da UFRJ)

Considerações finais

Pelo trabalho de iniciação à pesquisa desenvolvido na escola, dois alunos tiveram oportunidade de participar de um projeto para elaboração de recursos lúdicos para o ensino de Geologia.

A experiência se deu na elaboração de um jogo didático de tabuleiro, que foi apresentado, em feira de ciências, a alunos de outras escolas.

Com o jogo elaborado, os alunos puderam participar de vários eventos relacionados à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorridos no ano de 2012, como a feira promovida por outra escola pública, na mesma cidade, e da FEMCE-GEO, promovida no Rio de Janeiro pela UFRJ.

O trabalho constituiu-se em aprendizado para os alunos e também para aqueles que participaram das oficinas com os jogos, mostrando que também na escola pública é possível gerar, por meio de pesquisa, conhecimento que auxilie na formação dos alunos e no aprendizado de forma geral.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

BRASIL. PCN+ para o Ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

Sugestão de artigo: Viajando pelo sistema solar

Sugestão de site: FEMCE-GEO

Publicado em 21 de maio de 2013

Publicado em 21 de maio de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.