Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Jornal da Ciência

Alexandre Alves

Imagem da página inicial do site
http://www.jornaldaciencia.org.br/index2.jsp

Além de ter sido um dos baluartes na luta pela democracia brasileira nos duros tempos da ditadura de 1964, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência tornou-se uma instituição de defesa, valorização e respeito à ciência produzida no País.

O Jornal da Ciência é uma das publicações da SBPC, o que garante a qualidade dos artigos publicados. Ele é veiculado de duas formas: o eletrônico JC Email é diário, com fatos e debates sobre Educação, Ciência e Tecnologia. O Jornal da Ciência, em formato pdf, é a versão gráfica do antigo JC impresso, que foi descontinuado, mas permanece como publicação quinzenal.

Visualmente, o site é bastante simples: na tela dividida em três colunas, há na direita um link para a página da SBPC, o espaço para digitar uma palavra ou expressão a ser buscada, a agenda de eventos e o link para associar-se à SBPC.

Na coluna da esquerda, também mais estreita, os botões para ter acesso à última edição do Jornal da Ciência, à sua capa e às charges – a última e as anteriores.

Ao centro destacam-se os links para as últimas edições do JC Email.

Numa linha que ocupa toda a largura da página eletrônica, estão botões para visualizar as matérias diárias e os serviços para os associados à SBPC.

No rodapé da página, como na maioria das páginas institucionais, links para informações como créditos da publicação, área de contato com o jornal e outro link para a página da SBPC.

Mais do que a produção visual, o que conta para dar valor ao site do Jornal da Ciência é a qualidade dos trabalhos publicados, notícias que abordam todos os aspectos da produção científica no Brasil, seus sucessos e suas dificuldades, além de análises dos fatos que envolvem esses temas.

Mesmo que não queira receber em sua caixa postal as informações diárias do JC Email, visitar com frequência esta página é um sinal de inteligência, de interesse com o que se passa na área científica do País e a comprovação de atualização com o que há de mais importante na ciência – no Brasil e no mundo.

Publicado em 4 de junho de 2013

Publicado em 04 de junho de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.