Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Educação, História e interculturalidade para além das fronteiras

O livro Diálogos sem Fronteiras: educação, história e interculturalidade foi lançado durante o VII Congresso Brasileiro de História da Educação, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio de 2013 na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá-MT.

Esse livro, organizado pelos professores Jussara Santos Pimenta, Aires Antunes Diniz, Thales Henrique Pimenta e Aline Santos Costa, traz os resultados de pesquisas empreendidas em diferentes contextos institucionais, nacionais e científicos. Além dos organizadores, também têm textos publicados no livro os professores Aline Vieira de Souza, Áurea Esteves Serra, Fernando da Silva Magalhães, Hilda Micarello, José António Martin Moreno Afonso, Luiz Eduardo Oliveira, Marcus Vinicius da Cunha, Nayara Galeno do Vale, Pedro Henrique Witchs, Regina Márcia Gomes Crespo, Rodrigo Martins Pinto de Azevedo, Rosângela Veiga Júlio Ferreira. São trabalhos do Brasil e de Portugal voltados para as temáticas de experiência cultural, educação e realidade histórica. O conceito central é de diálogo, reconstruído de diferentes modos em acordo à realidade de cada pesquisa.

A coletânea reúne aspectos e objetos empíricos explorados por diferentes áreas, como Educação, Comunicação Social e História, e articula métodos, conceitos e horizontes teóricos, a fim de entender práticas, espaços, dispositivos e sujeitos nas suas dimensões educacionais, culturais e políticas, sempre pela perspectiva histórica.

Assim, lançando mão de processos diacrônicos de investigação e fontes documentais, revisitações teóricas, trabalhos críticos, análises sistemáticas e teorizações metodológicas, a obra resgata o sentido de uma prática científica quase artesanal, ampliando, reconstruindo e conciliando os elementos da pesquisa como movimento de sujeição transformadora à experiência empírica. O livro, editado pela CRV, encontra em sua diversidade intelectual um interesse histórico-epistemológico comum: explorar o concreto empírico e trabalhá-lo como a instância privilegiada de sua atualização teórico-metodológica.

Ficha técnica do livro:

  • Título: Diálogos sem Fronteiras: educação, história e interculturalidade
  • Organizadores: Jussara Santos Pimenta, Aires Antunes Diniz, Thales Henrique Pimenta e Aline Santos Costa
  • Gênero: Paradidático
  • Produção: Editora CRV

Publicado em 11/06/2013

Publicado em 11 de junho de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.