Linguasagem

Alexandre Alves

Para quem gosta de refletir sobre as atualidades e as funcionalidades do idioma

Imagem da página inicial do site

A revista eletrônica Linguasagem, publicada pelo Departamento de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (SP), acaba de lançar sua 20ª edição. Esse é um bom motivo para fazermos dela nosso Site da vez.

Tendo classificação B3 no Qualis, da Capes, é uma página que privilegia o conteúdo, sem descuidar do visual – que, ainda que seja extremamente simples, mostra sua funcionalidade ao facilitar a vida do leitor.

Além de divulgar os trabalhos na área de Ciências da Linguagem realizados na UFSCar, a revista publica também artigos de pesquisadores de outras instituições; quando pensam nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, os editores pretendem oferecer acesso aos saberes científicos nessa área, com uma linguagem acessível, o que contribui para minimizar o viés preconceituoso existente em relação às variedades da Língua Portuguesa. O que importa é considerar que nosso idioma – assim como muitos deles - é múltiplo.

Linguasagem permite a criação de um espaço de interação entre pesquisadores e leitores da revista, provocando o debate acerca de questões científicas da linguagem; esse é seu grande mérito, ao dar aos professores do idioma acesso a pesquisas na área, possibilitando o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Além disso, a revista divulga estudos sobre o plurilinguismo brasileiro, valorizando as mais de 200 línguas faladas e escritas atualmente no país.

A estrutura visual da revista é bem simples: logo abaixo do cabeçalho estão, em uma linha horizontal, os botões com links para as partes “fixas” do site: Política editorial, Normas de publicação, Conselho editorial, Quem somos, a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (produzida pelo Pen Club Internacional) e o clássico texto Dialeto Caipira, de Amadeu Amaral (não podemos esquecer que é uma publicação do interior paulista...).

Abaixo dessa linha, a página se divide em duas: na esquerda, os links para voltar à página inicial, para dossiês (Saussure e Acordo Ortográfico), artigos, ensaios, ensino de línguas, resenhas, edições anteriores, além do expediente, de um link para assinar a revista e de instituições que apoiam ou se vinculam à Linguasagem.

Na coluna da direita estão links para os textos da edição atual (a 20ª, em cinco anos de publicação) e para obter informações sobre o Congresso Internacional de Linguística.

Para quem se interessa por assuntos do nosso idioma – e até do ensino de alguns outros –, Linguasagem é uma excelente fonte de textos e propostas.

Publicado em 18 de junho de 2013