Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Objetivando disponibilizar

Mariana Cruz

Você pode estar aprendendo português (e rindo) neste blog

Imagem da página inicial do site
http://www.objetivandodisponibilizar.com.br

O blog Objetivando disponibilizar tem como finalidade ajudar as “amebas escreventes” (o modo como a autora se refere àqueles que utilizam expressões como a que dá nome ao blog) a escrever corretamente. De acordo com ela, que se autointitula “a madrasta do texto ruim”, tais escritores estão simplesmente enfeitiçados. Assim, ela busca publicar esses “textos mal-escritos, expô-los ao ridículo, numa tentativa de exorcizar os encostos (/bruxa malvada) e tentar consertá-los”.

Seguindo a linha irônica do título, as correções feitas pela “madrasta” também são explicadas de forma hilária, o que em nada compromete o conteúdo delas, que são, sim, para serem levadas bem a sério, pois a moça saca de estilo e conhece bem a nossa língua. O estilo despachado e informal está em quase todos os posts, que trazem diversos termos engraçados, sem economizar no internetês e na gíria. Ela escreve, por exemplo, “lischeenha” em vez de “listinha”. Muitos textos vêm acompanhados de imagens, como na postagem sobre crase, que vem com a foto da uma placa escrita “fígado à cebolado”, na qual ela explica a razão de a crase estar incorretamente empregada lá.

Vez ou outra, até alguns palavrões aparecem nas explicações da madrasta, o que não deixa de ser uma forma de fixar a lição ao transformar o estudo de Português, considerado por alguns enfadonho, em algo divertido. Como não rir da série “Certos erros só acontecem à Folha de S. Paulo”? Dia desses lá estava a capa do jornal com o termo “sombril” em vez de “sombrio”. E, como o adjetivo referia-se ao filme O grande Gatsby, a autora não perdeu a deixa e termina seu texto dizendo “Só espero que o Grande Gatsby não tenha se apequenado diante desse esquecimento”. Além da língua ferina, os textos vêm recheados de emoticons – recurso muito utilizado pelos jovens e que, consequentemente, pode tornar o blog atraente para esse público.

A madrasta conta com a colaboração dos leitores, que enviam textos esdrúxulos, que ela, além de comentar pontuação, grafia e estilo, ainda reescreve corretamente, como é o caso deste anúncio de um curso sobre Bruxaria natural.

Ao visitar as páginas do blog não deixe de ver os posts sobre publicidade com uns deslizes de rolar de rir. E para provar que não é fake, vem com as fotos. Para usar a linguagem do blog, o Objetivando disponibilizar mata a cobra e mostra o pau!

Publicado em 02/07/2013

Publicado em 02 de julho de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.