Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

e-Aulas

Alexandre Alves

Portal de videoaulas da USP: assista a quem sabe

Imagem da página inicial do site
http://www.eaulas.usp.br/portal/home

Imagine assistir a aulas de professores da USP – uma das melhores e mais importantes universidades públicas do Brasil, sem custos. Agora imagine fazer isso sem sair de casa. Pronto. É isso que o portal de videoaulas da USP colocou a disposição de todos os internautas.

O interessado poderá assistir a uma aula ou ver todos os vídeos de uma matéria. Além dos vídeos propriamente ditos, classificados em três áreas (Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas), estão disponíveis outros vídeos complementares sobre os assuntos abordados.

Visualmente, o portal das videoaulas da USP é bastante simples, objetivo e amigável. No centro da tela estão as videoaulas em destaque, com uma cena estática, o nome do professor e o assunto a ser abordado. No alto, além dos campos de login e senha da área restrita (que não é o nosso caso), estão botões para conhecer mais o projeto e-Aulas, uma área de contato com a USP e a declaração de política de uso, além da ajuda e da busca por assuntos.

Logo abaixo estão botões para dar acesso às três áreas de estudo que têm vídeos disponíveis; ao clicar em um dos botões, aparecem as subáreas em que já existem materiais preparados – são oferecidos mais de 800 vídeos. Mais abaixo estão duas colunas, com links para as aulas mais vistas e os que foram mais recentemente incluídos no portal.

Vale a pena garimpar as aulas, pois podem ser uma excelente oportunidade de levar às suas aulas um material novo, preparado com metodologia para sala de aula; os vídeos podem inclusive ser uma alternativa para mostrar aos alunos uma nova forma de estudar um conteúdo.

E o melhor: com a garantia de qualidade dos professores da USP.

Publicado em 16 de julho de 2013

Publicado em 16 de julho de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.