A VII FECTI vem aí, e terá inscrições gratuitas

Logotipo da Fecti

A Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (FECTI) é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro; está aberta à participação de estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Técnico das redes pública e privada de ensino; esses alunos têm oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado e terá o apoio do Museu da República, do CNPq e da Faperj.

A participação na FECTI ocorre de duas maneiras: por meio da inscrição no site ou por indicação de feiras afiliadas.

Os alunos de 6º ao 9º ano podem inscrever seus trabalhos na categoria Ensino Fundamental II; os estudantes do Ensino Médio e Técnico deverão se inscrever nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência) e Desenvolvimento de Tecnologia.

Cada escola, professor ou feira afiliada pode inscrever até cinco trabalhos, desenvolvidos individualmente ou em grupos de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos.

Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os selecionados para a mostra final serão publicados nos anais da VI FECTI: os resumos em mídia impressa e as versões completas em mídia digital (CD-ROM e internet).

Os alunos e professores orientadores com trabalhos aprovados, receberão alimentação; os de escolas situadas fora da Região Metropolitana do Rio ganharão também hospedagem para participar da VII FECTI, que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro de 2013, no Museu da República, na cidade do Rio de Janeiro.

Durante o evento, os trabalhos serão apresentados pelos estudantes ao público e à comissão de avaliação. Ao final do evento, os expositores, alunos, professores e suas escolas receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados.

Premiação

• Medalhas para professores e estudantes realizadores dos três melhores trabalhos em cada categoria.
  • Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto mais bem colocado em cada categoria.
  • Bolsas do CNPq para os alunos autores dos trabalhos primeiros colocados em cada categoria que estiverem cursando o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio ou os de curso técnico que estejam regularmente matriculados até o final de 2014 irão concorrer a quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.
  • Febrace: os dois melhores trabalhos serão indicados para participar da Febrace de 2014, na cidade de São Paulo.

Além dos prêmios, após o evento os autores dos melhores projetos serão convidados a submeter seus trabalhos ao conselho editorial da Revista da FECTI.

Calendário da VII FECTI

• Inscrições no site: até 10 de setembro de 2013
  • Solicitação de afiliação de feiras (enviada para o e-mail fecti.cecierj@gmail.com): até 30 de julho de 2013
  • Realização de feiras afiliadas: até 27 de outubro de 2013
  • Divulgação dos finalistas (datas prováveis): 18 de outubro (1ª seleção) e 28 de outubro (selecionados nas feiras afiliadas que ocorrerão durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia)
  • Apresentação dos trabalhos: dias 9 e 10 de novembro de 2013
  • Local: Museu da República – Rua do Catete, 153 - Catete, Rio de Janeiro-RJ

Vale ressaltar que o prazo de realização de feiras afiliadas não é igual ao período para inscrição no site.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2333-1169, com Vera, Sônia Renata e Chrystian, ou pelo e-mail: fecti.cecierj@gmail.com.

Links:

30/07/2013