Veduca

Alexandre Rodrigues Alves

Faça cursos on line das melhores universidades

Imagem da página inicial do site

Em 16 de julho falamos aqui das videoaulas disponibilizadas pela Universidade de São Paulo. Agora apresentamos o Veduca, um site que oferece aulas de reconhecidas universidades da Europa e dos Estados Unidos, em português (com legendas).

São aulas de grandes nomes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), de Stanford, Princeton, Unicamp, Unesp, USP, Yale… em cursos nas várias áreas do conhecimento, como Administração, Artes, Geografia e Cultura, História, Direito, Economia, Computação, Matemática, Literatura, Política, Química, Psicologia...

A navegação no site é bastante simples: além dos dados básicos (número de universidades participantes, número de cursos (atualmente são 277), total de vídeos exibidos), o estudante tem a possibilidade de obter certificação de assistência, desde que realize um teste de conhecimento.

À esquerda estão as universidades que participam do projeto; ao clicar em seus nomes, aparecem os cursos que oferecem e um pequeno histórico da instituição. Na coluna da direita estão as 21 áreas em que os cursos de dividem.

Mas não é para pensar que os vídeos são pesados ou que os temas são ultrapassados. Mesmo porque você pode interromper sua assistência no momento em que desejar.

Os cursos primam pela relevância ou pela atualidade: um dos últimos trabalhos disponibilizados trata da decisão da atriz Angelina Jolie de retirar os seios para evitar que apareça um tipo de câncer de origem genética; outro fala da lei das probabilidades ao analisar um resultado de loteria com um único vencedor.

Com o Veduca, é possível ter acesso a professores de renome, fazendo buscas pelas legendas dos vídeos, anotações e testar seus conhecimentos e trocar ideias com outros estudantes que já realizando ou estão cursando as mesmas aulas.

Descontando a autopropaganda que aparece em todo o site, vale a pena experimentar os cursos. Até mesmo porque é de graça!

Publicado em 30 de julho de 2013.

Publicado em 30 de julho de 2013