Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Só Biologia

Mariana Cruz

Biologia para todas as idades

Imagem da página inicial do site
http://www.sobiologia.com.br/index2.php

O portal Só Biologia dá as boas-vindas apresentando-se como um lugar para o internauta “realizar pesquisas, praticar exercícios e até mesmo se divertir”. São diversos os conteúdos de Biologia e Ciências que o site oferece.

Para os estudantes do Ensino Fundamental que ainda não têm aula de Biologia, há uma parte chamada Só Ciências que traz tópicos como: Universo; Sistema solar; Ar; Água, Solo; Ecologia, Seres vivos; Reino dos animais; Reino dos animais; Reino das plantas; entre outros. Logo abaixo vem a seção que dá nome ao site e cujos itens são: Seres Vivos; os Vírus, Reino Monera; Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae; Genética, Citologia; Biotecnologia. Na seção Pratique os estudantes têm acesso a exercícios resolvidos tanto na área de Ciências como em Biologia. Em Ajuda estão alguns Laifis de Biologia (para quem não sabe, Laifi é uma ferramenta didática que está disponível on line e permite a organização de conteúdos de maneira gráfica e esquematizada e conta com o auxílio de imagens e textos).

O site traz também um fórum de discussão e um glossário de Biologia organizado em ordem alfabética. A letra A, por exemplo, traz explicações sobre a Vitamina A; Aberração cromossômica; Abiótico; Abscisão, Ácido nucleico e outros nomes complicados. Por essa pequena amostragem já dá para sentir a amplitude dos assuntos abordados. A parte de Entretenimentos conta com jogos educativos bem estimulantes, como o que pede para colocar os nomes corretos nos espaços vazios indicados em uma célula animal (ou em uma flor). As crianças mais novinhas também têm espaço no site; basta irem à seção Biokids, que traz explicações ilustradas, bem didáticas para os pequenos acompanharem. Na parte A ciência da vida, ao explicar o que é um ser vivo, o texto diz que “nem tudo o que se movimente é vivo” e dá como exemplos “um robô, um móbile, um carro”. Interessante é que as fotos utilizadas são de objetos pertencentes ao mundo infantil como o carro do filme Carros e o robô do Transformers.

Em Macetes encontramos formas de “gravar” as complicadas nomenclaturas das diversas áreas da Biologia. Para saber o nome das doenças causadas por bactérias, a dica é gravar a frase “todo mundo sofre com pequenas e grandes doenças”, pois as doenças são justamente as que começam com as iniciais de cada palavra dessa frase: meningite; sífilis; cólera; pneumonia; gonorreia; difteria. E, por fim, na seção Diversos está o Jornal Só Biologia, que traz, além de notícias interessantes sobre essa disciplina, links relacionados com cada um deles.

Depois de uma navegada, é impossível sair sem saber dois ou três nomes complicados.

Publicado em 27 de agosto de 2013

Publicado em 27 de agosto de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.