Bienal do Livro mantém espaço para professores e estudantes

Alexandre Alves

A XVI Bienal do Livro, que vai até o próximo dia 8 de setembro no RioCentro, tem especial atenção para professores, profissionais de educação e alunos. Ainda que as inscrições para visitação escolar formal já estejam encerradas, é muito bom aproveitar essa oportunidade de estar num evento que valoriza a leitura, a literatura e o contato com autores e ilustradores. Vale lembrar que estudantes identificados (com carteira de estudante ou declaração da escola) têm direito à meia-entrada (R$ 7,00). Professores e bibliotecários têm entrada franca.

Além das várias sessões de autógrafos, mesas-redondas, contações de histórias, palestras com autores e profissionais do livro, as maiores editoras do Brasil (e algumas do exterior) estarão presentes oferecendo livros quase sempre a preços mais baixos. O sebo Estante Virtual também estará presente, o que significa descontos ainda maiores nos livros exibidos.

Para os jovens mais crescidinhos, o espaço Conexão Jovem fará debates com autores como Nicholas Sparks, Thalita Rebouças, Maurício de Sousa, James Hunter e Sylvia Day.

Quem ganhou um espaço só seu foi o cartunista, jornalista e escritor Ziraldo. O autor de livros inesquecíveis será lembrado em atividades lúdicas e apresentações artísticas que mesclam trechos de seus livros com narração do Menino Maluquinho.

O futebol também será debatido na Bienal, no Placar Literário. Jornalistas, escritores, humoristas e políticos participarão das discussões sobre a relação entre literatura e o esporte mais popular no Brasil, nesta época de Copa das Confederações e Copa do Mundo.

O país homenageado de 2013 é a Alemanha; por isso, vários autores e ilustradores germânicos estarão presentes e participarão de uma ampla programação, incluindo bate-papos, apresentações multimídia e conferências, assim como o Brasil foi o país homenageado da Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante do mundo.

O adolescente que tem fôlego para atravessar milhares de páginas de histórias complexas envolvendo mundos fantásticos, árvores genealógicas intrincadas e superpoderes vai aproveitar o Acampamento na Bienal, onde terá a oportunidade de encontrar seu ídolo literário em bate-papos animados. Os temas serão pautados pela tecnologia e a cultura de convergência (o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro), mostrando que a prática da narrativa faz parte do dia a dia de todos.

O Café Literário continua a convidar o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias, dos quais farão parte celebrados autores nacionais e estrangeiros. Em sintonia com o momento, o Café Literário deste ano busca apresentar e discutir o novo – partindo do princípio de que o Brasil vive o despertar cívico, político e artístico de uma nova geração.

Outro destaque na Bienal serão os autores indígenas, como Graça Graúna e DMunduruku, que estarão contando histórias e autografando seus livros.

Os ingressos para a Bienal podem ser adquiridos antecipadamente em vários pontos de venda espalhados pela cidade, em lojas, shoppings e postos de gasolina ou pela internet.

Ainda que o RioCentro fique num local que não pode ser considerado de fácil acesso, mesmo com as facilidades de transporte público oferecidas na ocasião, a Bienal é uma oportunidade ímpar para motivar os estudantes a buscar nos livros e na leitura novas experiências e novas visões do mundo.

Mais informações e a programação completa você encontra em www.bienaldolivro.com.br.

03/09/2013

Publicado em 03 de setembro de 2013