Monografias Brasil Escola

Mariana Cruz

Um empurrãozinho para quem está adiando a monografia

Imagem da página inicial do site

Não é nenhuma surpresa se deparar com estudantes desesperados no último período da faculdade devido à bendita monografia. Tal situação, é claro, se estende ao período de conclusão do mestrado e do doutorado – neste último caso, porém, o estudante parece estar mais acostumado com o ritmo intenso da escrita; além disso, as experiências passadas dão-lhe a convicção de que não é o fim do mundo.

O fato é que muitos dos iniciantes na vida acadêmica têm a impressão de que não irão conseguir achar um tema interessante para a sua monografia e os que acham, por vezes, têm dificuldade em iniciar a escrita; os que iniciam pensam que nunca irão terminá-la e os que terminam julgam que não está suficientemente boa. Findo o laborioso período, veem que o monstro não é tão feio como parecia no início e, em pouco tempo, estão prontos para a próxima batalha. Pensando nesse contexto, o site Monografias - Brasil Escola pode ter mil e uma utilidades. Ele pode servir como inspiração, paliativo ou mesmo auxílio para acalmar os ânimos dos universitários aflitos. Lá podem ser encontradas monografias de diversas disciplinas, como Artes, Biologia, Educação, Filosofia, Geografia, História e Matemática, entre muitas outras.

Mas nem só de monografias vive o site. O Monografias - Brasil Escola tem diversos textos relacionados à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por normatizar e atender às demandas crescentes em relação às normas técnicas dos textos acadêmicos. O site traz também diversos artigos que tratam do universo acadêmico. Para quem acabou de passar pelo sufoco de entregar uma dissertação de mestrado e não sabe o que fazer da vida depois, pode ser de grande ajuda o texto sobre “ingressar no doutorado direto do mestrado ou não”. Aliás, são diversos os textos que esclarecem pontos acerca do universo acadêmico, como o que trata da diferença entre dissertação e tese; dos componentes de ordem estrutural dos textos científicos e o que define os elementos pós-textuais dos artigos científicos.

Os estudantes do Ensino Médio também são contemplados pelo site em um seção dedicada ao Enem que traz temas atuais possíveis de cair no vestibular. E há uma seção voltada para educadores, com artigos específicos sobre diversas disciplinas.

Depois de navegar pelo site, não tem mais desculpa para ficar enrolando para escrever a monografia. Mãos à obra!

Publicado em 8 de outubro de 2013

Publicado em 08 de outubro de 2013