Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Só História

Mariana Cruz

História para todos os povos

Imagem da página inicial do site
http://www.sohistoria.com.br

Muitas vezes uma trilha dificultosa pode fazer com que se desista de conhecer uma bela praia. É a famosa dificuldade inicial que nos impede de ter acesso a boas coisas. O mesmo pode acontecer, guardadas as devidas proporções, quando nos deparamos com um site para lá de interessante mas que nos obriga a fazer cadastro para ter acesso gratuito ao conteúdo exclusivo. Todavia, basta um pouquinho de boa vontade que as coisas já começam a clarear. O preenchimento dos dados é feito de forma bem rápida e são poucas as informações pedidas: nada de endereço, CPF ou telefone. Pronto, já temos acesso ao conteúdo do Só História.

Na coluna à direita está a seção Material de apoio, que traz diversos temas de interesse para estudantes e para quem curte a disciplina, como a origem do homem e a evolução humana, além de temas voltados para a História do Brasil, como o descobrimento do Brasil e o território brasileiro. Também são tematizadas as guerras que ocorreram em nosso território – Guerra dos Canudos, Revolução Farroupilha – e nos países vizinhos, como a Guerra do Paraguai. O site tem também laifis de História, como fotos, gravuras e textos sobre filmes de guerra, igrejas inusitadas pelo mundo, grandes civilizações, hieróglifos do Egito, entre outros temas mais específicos da disciplina. No laifi sobre ataques aéreos mortais da História encontramos textos e imagens sobre a bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, a Guerra do Golfo, o bombardeio de Guernica e outras tragédias da humanidade.

Para quem está estudando, não basta apenas ler os conteúdos. Há que fazer exercícios e mais exercícios. Pode-se começar dando uma olhada nos “Exercícios resolvidos”, que estão separados em Ensino médio e vestibular; Guerra do Paraguai e Imperialismos e Primeira Guerra.

Depois, a dica é fazer as provas aplicadas por diversas instituições de renome, como Faetec, PUC-MG, PUC-Rio, PUC-RS. Nos simulados on-line são abordados assuntos de História Geral.

Em Ajuda encontramos tópicos interessantes, como Atualidades, que mostra as recentes descobertas – por exemplo, os corredores do Coliseu, abertos após 15 séculos, a descoberta de túmulos com mais de 3.000 anos próximos a capital do Egito, uma casa da época de Jesus de Nazaré encontrada por arqueólogos e outras curiosidades.

Para aqueles que querem fazer faculdade de História, mas ainda estão com dúvidas, é imprescindível dar uma olhada na seção Profissão historiador, que traz textos sobre mercado de trabalho; o curso; o perfil do profissional; os lugares em que o historiador pode trabalhar e dicas parar ser um bom profissional.

Em Dicionário de História são explicados diversos termos da disciplina (dispostos em ordem alfabética). Na letra T, por exemplo, estão os termos Talassocracia, Tirano, Tratado de Tordesilhas, Tráfico de influência, entre outros. Na Letra “M” ficamos por dentro do que são os movimentos messiânicos, a monarquia constitucional e a maçonaria.

Em História ilustrada vemos fotos, gravuras, desenhos e mapas de diversos períodos de nossa História através dos temas: “Do descobrimento até as guerras guaraníticas”; “As imigrações no Brasil” e “Descobrimento do Brasil até capitanias hereditárias”. Para quem deixou os estudos para a última hora e precisa dar conta de um extenso conteúdo em pouco tempo, um solução paliativa é dar uma lida nos Resumos. Lá estão pequenos textos sobre a Revolução Industrial, o surgimento do nazismo e do fascismo, a colonização da Américas etc.

Depois de navegar no Só História, quem disser que não se instruiu está contando história... para boi dormir!

Publicado em 22 de outubro de 2013

Publicado em 22 de outubro de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.