Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Amazônia Real

Mariana Cruz

Um novo portal de notícias

Imagem da página inicial do site
http://amazoniareal.com.br

Em junho de 2013, milhares de brasileiros foram às ruas dos grandes centros urbanos e nas pequenas cidades da Amazônia protestar contra a corrupção dos governos, o caótico sistema público de saúde, educação e transportes, além dos gastos com as obras da Copa do Mundo de 2014.

Foi nesse momento da história recente que as jornalistas Elaíze Farias, Kátia Brasil e Liège Albuquerque, repórteres de Manaus-AM com experiência nas redações da grande mídia, decidiram criar um projeto de imprensa alternativa.

Em outubro de 2013 o portal de notícias Amazônia Real nasceu com o objetivo de fazer jornalismo independente e pautado nas questões da Amazônia e de seu povo, com visão mais realista e linha editorial em defesa da democracia e da liberdade de expressão. Um jornalismo produzido por profissionais com sensibilidade na busca de grandes histórias da Amazônia.

Com seus sites, blogs, redes sociais, tudo junto e misturado em tempo real, a internet vem provocando uma revolução na mídia tradicional. O portal Amazônia Real chega para fazer parte dessa revolução, oferecendo reportagens cuidadosamente apuradas, fotografias, vídeos e artigos de especialistas nos temas prioritários da cobertura do portal, relacionados no alto da página: Meio ambiente, Povos indígenas, Questão agrária, Economia & negócios, Política e Cultura. As matérias são contextualizadas e investigadas sem amarras e sem filtros, mostrando as múltiplas realidades da região.

Pelo projeto, os custos com a produção das reportagens serão financiados pela publicidade de empresas comprometidas com a defesa e a sustentabilidade da Floresta Amazônica. Num segundo momento, haverá busca de financiamento das reportagens, de preferência sugeridas pelos leitores, com o crowdfunding (financiamento coletivo).

O jornalismo investigativo necessita apuração rigorosa e demanda tempo. Por isso, o site terá atualização semanal, o que não impede a cobertura de fatos relevantes em tempo real.

O nome foi inspirado no realismo da obra literária de Euclides da Cunha e Daniel Piza e nas fotografias de Alberto César Araújo e Pedro Martinelli. O site reúne jornalistas com credibilidade voltados para cidadãos exigentes e interessados em um canal que represente seus desejos.

Visualmente, depois do menu no alto, o portal se divide em espaços como Notícias recentes, Vídeos e Colunistas, além de matérias sobre os temas relacionados antes. No rodapé estão itens básicos de navegação e informação de um site noticioso: expediente, busca, acesso às redes sociais...

Amazônia Real é um site que tem tudo para atender a um público que queira obter informações sobre aquela parte do Brasil de maneira mais isenta, valorizando o que é seu, sem privilegiar estereótipos.

Publicado em 19 de novembro de 2013.

Publicado em 19 de novembro de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.