Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Roda de leitura
Mariana Cruz
Lendo na Rede
http://rodadeleitura.drang.com.br
O site Roda de Leitura tem como principal objetivo despertar nos alunos (e em quem mais se interessar) não só o gosto pela leitura como também o prazer de compartilhar os textos. De acordo com a responsável pelo site, Denise Rangel, webwriter e professora de Literatura e Língua Portuguesa, fazer o site “é mais prazer que propriamente trabalho; visa (...) mostrar os trabalhos dos alunos, feitos sem nenhuma intenção didática, mas, pura e simplesmente, pelo prazer de poder expressar o que se quer, livremente”.
O projeto “Na Roda de Leitura” mostra os diversos registros que os alunos fazem com base nos textos lidos em sala de aula, utilizando a linguagem com que mais se identificam: desenho, poesia, música, depoimentos, vídeos ou o que mais imaginarem. Cada texto é lido e trabalhado pelos alunos e aqueles que quiserem podem registrar no blog sua produção, seja ela individual ou coletiva.
Para quem curtiu a ideia de fazer uma roda de leitura mas não sabe muito bem por onde começar, a autora dá um passo a passo sobre como fazer tal dinâmica em sala de aula. Para isso ela mostra na prática como foram tais experiências com diversos textos, tais como: A chegada de Lampião no céu; Aquecimento: a doença do mundo; Como robôs (roda de leitura, com vídeo Admirável Chip Novo, de Pitty, e leitura da letra da música); O ganso de ouro (roda de leitura baseada na leitura de uma adaptação do conto dos irmãos Grimm, O ganso de ouro); A princesa e o sapo (roda de leitura baseada na leitura da crônica do escritor Luiz Fernando Veríssimo A princesa e o sapo), entre outros.
A autora também convida o leitor a compartilhar as próprias experiências de rodas de leitura em sala de aula. E chama a atenção para o fato de que tal dinâmica não está restrita ao ambiente escolar, também pode ser feita em outros lugares – como empresas.
Além dessas atividades, o site traz os depoimentos de quem participou das rodas. Na leitura da Carta da Terra para Crianças, por exemplo, a professora conta que pediu aos alunos para escolher um dos temas tratados no texto e escrever por que o julgam mais importante e o que mudariam no mundo em que vivemos. No site encontramos alguns dos depoimentos selecionados por ela.
Há também um link para vídeos não só com as rodas como com apresentações de música, slides, cartazes etc. Além desses tópicos há também links para Poemas; Dramatizações e Crônicas.
Como se vê, o Roda de Leitura faz um verdadeiro giro pelo rico mundo da literatura.
Publicado em 3 de dezembro de 2013
Publicado em 03 de dezembro de 2013
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.