Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Blog do SciELO

Alexandre Rodrigues Alves

Para começar a desfrutar o SciELO

Imagem da página inicial do site
http://blog.scielo.org

O SciELO é uma biblioteca online que reúne os melhores periódicos científicos brasileiros. Os números são impressionantes: 1.145 periódicos, 461 mil artigos, mais de 10 milhões de citações.

Recentemente foi criado o blog SciELO em Perspectiva, com o objetivo de informar e orientar a comunicação científica, destacando as coleções nacionais e o SciELO como um todo. Tratará de temas ligados à comunicação científica, como “indexação de periódicos, bibliometria, cienciometria, gestão de periódicos e dos processos editoriais, capacitação e atualização em editoração científica, marketing e disseminação em redes sociais”, entre outros.

Disponível em português, inglês e espanhol, o blog está subdividido em poucas seções, além da página inicial, que contém os últimos posts. A primeira das seções é Notícias, que reúne informações recentes de instituições e lugares que inspiram e expiram cultura, como shows, eventos e espaços voltados para as artes.

Na seção Análises, como o nome indica, são comentados programas e fatos da área da informática, como a importância de um blog ligado ao meio científico, o acesso aberto e a questão do autoplágio, entre outros.

Como seria de se esperar, a seção Entrevistas apresenta conversas com expoentes da área de comunicação científica, quanto ao contexto específico dos periódicos, sua produção e publicação, a revisão conceitual feita por pares e a visibilidade no exterior.

As duas últimas seções, Newsletter e Sobre referem-se ao próprio blog, funcionando como espaço para apresentação da equipe editorial e cadastramento de leitores interessados em receber a reunião quinzenal das matérias publicadas no blog.

Na coluna da direita (na da esquerda estão os trechos iniciais dos posts) estão: a caixa de texto para a pesquisa, os últimos posts, os últimos comentários, o arquivo com os posts reunidos por mês e as tags mais procuradas, tudo para facilitar a pesquisa no blog.

Considerando a relevância e a qualidade do que é publicado pelo SciELO, ler o blog pode servir como um (ótimo) passo para fazer do SciELO um site de referência na hora de fazer pesquisas em Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas, da Terra, Humanas, Sociais, Engenharias e Linguística e Artes – áreas em que se divide o SciELO.

Aproveite!

Publicado em 17 de dezembro de 2013

Publicado em 17 de dezembro de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.