Projeto Gincana Folclórica 2011, com o tema: “reconstruindo memórias”

Orlando Silva Paiva Júnior

Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.

Provérbio popular

Apresentação

O folclore é a ciência das tradições e usos populares; é constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem por meio de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

A Unesco declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade por suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é parte essencial da cultura de cada nação.

Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e pelos meios de comunicação, em que recentemente se inclui a internet. Parte do trabalho cultural da Unesco é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre. E foi pensando nesse contexto que repensamos este projeto, para que posamos reconstruir histórias e memórias da nossa tradição.

Objetivo geral

Valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.

Objetivos específicos

• Reconstruir os valores culturais do nosso povo, com a valorização da vida simples, da inocência, da pureza e da sabedoria do folclore brasileiro.
  • Pesquisar a importância e a influência do folclore na educação.
  • Reconstruir o folclore em nível local, regional e nacional.
  • Desenvolver o processo de leitura e escrita em atividades contextualizadas.
  • Favorecer a integração social do grupo.
  • Desenvolver a expressão artística e corporal.

Atividades desenvolvidas para o fundamental menor (primeiro segmento)

• Tarefa 1: Festival de piadas
    bonificação: 50 pontos para a melhor piada
  • Tarefa 02: Brincadeiras folclóricas
    bonificação: 150 pontos para a melhor apresentação
  • Tarefa: 03: Trava-lingua
    bonificação: 100 pontos para quem conseguir recitar melhor
  • Tarefa 04: Brinquedo folclórico
    bonificação: 100 pontos para o mais criativo
  • Tarefa 05: Livro dos versos para recitar
    bonificação: 150 pontos pelo mais criativo
  • Tarefa 06: Cantinho das lendas
    bonificação: 200 pontos pela mais criativa
  • Tarefa 07: Mural sobre folclore
    bonificação: 50 pontos para o mais criativo
  • Tarefa 08: Garota e garoto do folclore
    bonificação: 200 pontos para o mais criativo

Obs.: A pontuação do garoto e garota do folclore é individual, e cada um tem que estar caracterizado com algum traje cultural.

Atividades desenvolvidas para o fundamental maior (segundo segmento)

• Tarefa 01: Livro de receitas de comidas típicas
    bonificação: 150 pontos para o mais criativo
  • Tarefa 02: Artesanato
    bonificação: 200 pontos para o mais criativo

Obs.: O artesanato pode ser de algum artista da região ou confeccionado pela própria equipe.

• Tarefa 03: Mural (parlendas, provérbios, ditos populares, trovas populares e trava-língua)
    pontuação: 0 a 10 pontos
    bonificação: 50 pontos para o mais criativo
  • Tarefa 04: Dança folclórica
    bonificação: 200 pontos para a melhor apresentação
  • Tarefa 05: Curta-metragem sobre lenda
    pontuação: 50 pontos pela participação
    bonificação: 250 pontos para o mais criativo
  • Tarefa 06: Entrevista com contadores de causos
    pontuação: 50 pontos pela participação
    bonificação: 200 pontos para o melhor causo
  • Tarefa 07: Festival de adivinhas
    pontuação: 10 pontos por cada acerto
    bonificação: 50 pontos para a equipe que conseguir o maior numero de acertos
  • Tarefa 08: Garota e garoto do folclore
    bonificação: 200 pontos para o mais criativo

Obs.: A pontuação do garoto e garota do folclore é individual e cada um tem que estar caracterizado com algum traje cultural.

Regras

• Só poderão participar alunos do Ensino Fundamental matriculados na escola, como:
    • Fundamental menor: 1º ao 5ª ano – matutino e vespertino;
    • Fundamental maior: 6º ao 9º ano – matutino e vespertino.
  • A quantidade de alunos fica a critério das equipes.
  • Cada equipe deverá ter um líder, que sempre vai estar em contato com a equipe organizadora.
  • Todas as equipes são iguais perante a organização da Gincana.
  • A organização e a apresentação de cada equipe são de responsabilidade de seus componentes.
  • É reservado o direito à Comissão Organizadora de interferir quando de alguma forma a organização e a apresentação de uma equipe ferirem ou ameaçarem os interesses ou o bom andamento do evento.
  • A equipe que provocar a desarmonia ou mesmo apenas ameaçar a citada harmonia sofrerá punições cabíveis.
  • As equipes deverão manter tratamento cordial entre seus componentes, bem como com a população em geral e a organização do evento.
  • A organização da Gincana é soberana em suas decisões, avaliando o regulamento sobre causas e feitos provocados por equipes participantes.

Considerações finais

Espera-se que, com este projeto, possamos desenvolver no educando o espírito do trabalho em equipe. Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente e pode contribuir para melhorar nosso desempenho social como ser humano.

Publicado em 5 de fevereiro de 2013

Publicado em 05 de fevereiro de 2013