Teoria da Relatividade no Ensino Médio: um grande estímulo ao aprendizado de Ciências

Adriana Oliveira Bernardes

Mestre em ensino de Ciências

O ensino nas escolas nem sempre acompanha o que acontece no mundo, por isso, gostaria de discutir particularmente o que acontece no ensino de Física, principalmente devido à importância, para o Brasil, de seu desenvolvimento tecnológico e de como a pesquisa na área de Física é importante para que isso se concretize. Voltamos então à questão da importância de estimular a escolha de carreiras ligadas a essa área.

Hoje, na escola, a maioria dos currículos prioriza o aprendizado do que chamamos Física Clássica, conhecimento desenvolvido por Galileu Galilei, Johannes Kepler e Isaac Newton nos séculos XVII e XVIII.

Esse conhecimento explica fenômenos importantes no nosso dia a dia, relacionados, por exemplo, ao calor e ao movimento dos corpos, porém não explica muitos fenômenos relacionados à tecnologia atual, tão presente no nosso cotidiano.

Por isso a Teoria da Relatividade, desenvolvida por Albert Einstein no início do século XX, é extremamente motivante para o aprendizado de Ciências no Ensino Médio, devido às explicações e discussões que traz.

O entendimento de temas como: buracos negros, espaços curvos e teoria do Big Bang, entre outros, são oriundos do desenvolvimento dessa teoria.

A questão da velocidade dos neutrinos (partículas), para as quais foi cogitada a possibilidade de ultrapassarem a velocidade da luz pelo LHC (acelerador de partículas), torna a questão atualíssima e mostra como a ciência é dinâmica.

Todas essas discussões e o entendimento de como se dá a descoberta e de como a ciência é dinâmica são incrivelmente interessantes para os alunos. É diferente do que vem encontrando na escola, que é um quadro-negro cheio de fórmulas, com conhecimentos desenvolvidos séculos atrás e um professor que tem dificuldades para tornar sua aula um pouco mais atrativa.

O currículo mínimo estadual de Física do Rio de Janeiro, entre outros benefícios traz a possibilidade do estudo de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, o que é um grande passo na direção de um ensino relevante e motivante para os alunos.

Publicado em 5 de fevereiro de 2013

Publicado em 05 de fevereiro de 2013