Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Aldeia educação

Mariana Cruz

Uma aldeia aberta a todos

Imagem da página inicial do site
http://educacao.aaldeia.net

O site Aldeia foi criado pelo professor de Português Paulo Geral com o objetivo de colocar e divulgar os textos que apreciava – grande parte deles relacionados à educação e à adolescência. Aos poucos outras pessoas começaram a colaborar, cada uma delas cedendo parte de seu tempo para atualizar o site. Seguindo tal filosofia participativa, o site abre um espaço para quem quiser colaborar com envio de textos, traduções de artigos do espanhol para o português, donativos ou mesmo colocar “links” da Aldeia em outros lugares da internet. Na página inicial, o primeiro item encontrado é Adolescência. Ao clicar lá encontramos diversos textos sobre tal período, dentre os quais Etapas da Adolescência (que se inicia como uma definição pertinente sobre tal fase: “é uma época de imaturidade em busca de maturidade”); Educar adolescentes (que mostra que a tarefa de educar jovens tem bem mais exigências do que em relação às crianças, porque nessa fase eles querem saber a razão de obedecer a cada regra); Limites (que trata da importância de dar limites aos jovens que, muitas vezes, “pedem” por isso) e outros textos.

Em seguida vem o tópico Características psicológicas, que expõe os principais aspectos que as crianças apresentam em cada fase. Ficamos sabendo então que a criança de quatro anos tem imaginação viva, é egocêntrica, não aceita com facilidade as regras; a criança de cinco anos gosta de assumir responsabilidades, de imitar os outros e de seguir uma rotina; crianças de seis e sete anos pensam que sabem de tudo e sentem-se donas da verdade. Tais fases vão evoluindo até chegar ao ponto em que é tratado o período da adolescência. De acordo com o texto, os adolescentes vivem em um mundo interior, estão preocupados em conhecer sua própria personalidade e tendem a se comparar com os outros.

O tópico Filmes traz a sinopse de diversas películas que tratam de temáticas ligadas ao cotidiano, à sociedade, à política e que, de alguma forma, podem contribuir para uma sólida formação de caráter do jovem. Servem também como sugestão para passar para os alunos em sala de aula. Dentre os indicados estão: Ser e ter; Tempos modernos; Clube dos poetas mortos (por se tratar de um site de Portugal, alguns títulos de filmes são um pouco diferentes dos utilizados no Brasil).

O tópico seguinte chama-se Traços do caráter; ali são apontados os vários itens que podem ajudar a conhecer melhor os filhos: traços do caráter, a ressonância (nossas reações às impressões externas), a atividade, entre outros. O tópico seguinte é Educação de caráter. E o último tópico trata da Sexualidade.

Na seção Outros temas há um cantinho direcionado aos pais, além de alguns contos educativos, que podem inclusive ser trabalhados em sala de aula.

Basta uma breve navegada pelo site para perceber que ele está de portas abertas para quem quiser fazer parte dessa aldeia.

Publicado em 19/02/2013.

Publicado em 19 de fevereiro de 2013

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.