A vez do livro e o livro da vez: que tal um agradável ciclo da leitura?

Tatiana Serra

Os brasileiros leem, em média, quatro livros por ano; menos da metade deles é lida na íntegra. Esse é o triste resultado da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2012.

O estudo considerou como leitores as pessoas que leram pelo menos um livro nos últimos três meses; além de revelar que os brasileiros estão lendo menos, apontou que 75% deles nunca entraram em uma biblioteca.

Para incentivar a leitura, lendo e levando o máximo de livros ao maior número possível de crianças, criou-se o Dia Internacional da Doação de Livros, que aconteceu no último dia 14 de fevereiro.

No ano passado, a data foi comemorada em 12 países: Austrália, Canadá, África do Sul, França, Índia, Irlanda, Japão, Filipinas, Espanha, Turquia, Estados Unidos e Reino Unido; em 2013, o Distrito Federal foi o precursor aqui no Brasil.

Os integrantes das ONGs Uni duni Ler - Clube dos Bebês Leitores, o Cuca de Gente Miúda e a Feira de Troca de Brinquedos andaram por vários lugares de Brasília levando livros e contando histórias às crianças. E criatividade não falta para atrair a atenção dos pequenos, que muitas vezes ainda não dominam a leitura e/ou nunca folhearam um livro antes.

Afinal, é importante destacar que, de acordo com a pesquisa do Instituto Pró-Livro, o índice de leitura é baixo entre crianças de 5 a 10 anos: apenas 14% leram pelo menos um livro integral ou parcialmente nos últimos 3 meses.

Além disso, apenas 18% dos brasileiros têm a leitura como uma atividade prazerosa. Muitos aprendem que a leitura pode, inclusive, ser entendida como um castigo. "Quando a criança fica de castigo não pode ver TV, não pode jogar videogame, mas pode ler. Isso começa a ser encarado como algo negativo", explica a escritora Alessandra Roscoe, do Uni duni Ler, em entrevista à Agência Brasil.

Mas a iniciativa dessas ONGs não foi feita para um único dia. A ideia é fazer com que essa leitura coletiva seja infinita, como um agradável “ciclo virtuoso”. Para isso, foi criada uma página no Facebook em que todos os seguidores podem postar fotos e contar suas experiências de deixar ou encontrar livros. Visite a página e faça parte dessa iniciativa. Apenas um lembrete: ao deixar livros por aí, lembre-se de fazer uma dedicatória ao próximo leitor!

Publicado em 5 de março de 2013

Publicado em 05 de março de 2013