Olhares Geográficos

Mariana Cruz

Novos horizontes da Geografia

Imagem da página inicial do site

Olhares Geográficos é um blog de Geografia que, mesmo para quem não curte a disciplina, pode ser divertido. São diversas as atividades lúdicas propostas que parecem de fato fazer com que se estude a matéria sem sentir, pois, segundo a autora do blog, “jogos pedagógicos podem ser grandes aliados para o ensino dentro da sala de aula”.

O blog dá sugestões sobre como utilizar diversos jogos em sala de aula: caça ao tesouro, jogo da memória, dominós, quebra-cabeça e jogos de tabuleiros, entre outros. O que eles têm a ver com Geografia? Muita coisa; basta ter imaginação.

No jogo da memória, por exemplo, a sugestão é utilizar fotos com imagens captadas pelo satélite do Google Earth e, após achar os pares iguais nas cartas, encontrar tais pontos no mosaico de fotografias e finalizar com uma discussão a respeito de cada ponto.

O jogo de dominó se dá com o encaixe entre uma imagem de satélite (visão vertical) e uma fotografia (visão oblíqua). Pelo fato de trabalhar com imagens nas duas posições, espera-se que o aluno observe imagens por diversos ângulos, mas perceba que se referem aos mesmos objetos, fazendo com que ele compreenda os mapas que são construídos considerando a visão vertical do real. Para quem quer ter ideia para outros jogos, há uma postagem com o link de duas apostilas que tratam disso: O uso de jogos nas aulas de Geografia e Construindo jogos geográficos.

Além do lado lúdico, o lado “artístico” do aluno também é incentivado: há um vídeo sobre como fazer uma maquete (para os menos jeitosos, há uma apostila mostrando o passo a passo na teoria).

Mas nem só de diversão é composto o blog. Lá estão também diversos artigos sobre Educação Ambiental, trabalho de campo e críticas à Geografia tradicional (que faz desta disciplina algo meramente decorativo, quando na verdade ela está “muito além das descrições físicas dos fatos. [Podendo ser] associada aos temas transversais, aos saberes interdisciplinares e assim atingir seu objetivo maior, ou seja, preparar o educando para as interpretações e leituras de mundo, quer por meio da escrita, quer por meio de imagens”).

No lado esquerdo da página estão diversas frases proferidas por homens ilustres sobre a Geografia. Elas mostram a grande importância e a versatilidade de tal disciplina. Além disso, estão disponíveis diversos materiais para downloads e links para revistas especializadas.

Na linha superior encontramos links de oficinas de jogos de alfabetização cartográfica; Geociências; Educação Ambiental etc. Em seguida há um link para Eventos, Outros trabalhos e Pensamentos emprestados, que traz uma série de frases como esta que mostra a importância do estudo de tal disciplina:

“A geografia é um saber, um saber difícil porque integrador do vertical e do horizontal, do natural e do social, do aleatório e do voluntário, do atual e do histórico e sobre a única interface da qual dispõe a humanidade” (P. e G. Pinchemel, in Trystram, 1994, p. 473).

Publicado em 5 de março de 2013

Publicado em 05 de março de 2013