Instituto da Cooperação e da Língua

Alexandre Alves

Para o português ganhar o mundo

Imagem da página inicial do site

Dentro do extenso portal do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões I. P.), vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, há várias seções virtuais que merecem ser comentadas aos poucos, para podermos destacar seus recursos.

Na página inicial, além das seções numa linha horizontal, há imagens em looping destacando eventos da cultura portuguesa que acontecem em Portugal e em várias partes do mundo, como exposições, apresentações musicais e simpósios.

Na seção Sobre nós estão informações acerca do instituto, sua história, a estrutura e os membros de sua administração, a legislação que respalda o funcionamento da instituição e as formas de auditoria a que responde.

O bloco Cooperação trata das relações entre o instituto e várias organizações (incluindo a ONU) com o objetivo principal de levar nosso idioma a mais e mais pessoas e desenvolvê-lo nas nações lusófonas. Além disso, há ações cooperativas em relação a aspectos como desenvolvimento econômico e social – com atenção especial aos objetivos do milênio – e alterações climáticas. Também destaca as cooperações com a União Europeia e organizações da sociedade civil.

Língua e cultura, o bloco seguinte, fala sobre o ensino do idioma português em diversos países, relacionando estabelecimentos e acordos culturais. Nessa seção estão também as bolsas de formação, estas voltadas principalmente para estudantes de países de língua portuguesa. As bolsas de estudo oferecidas, outro item do menu, são segmentadas entre aquelas voltadas para portugueses e aquelas destinadas a estrangeiros. Estão aqui também as orientações para sua obtenção junto ao Camões, I. P.

Dentro da seção Centro de recursos está a Biblioteca Digital Camões, que terá em breve uma matéria específica.

Na coluna à direita estão os botões relativos a itens permanentes do portal: sistemas de auditoria, procedimentos concursais, instituições e projetos que recebem apoio do Camões, I. P., as metas do milênio, o Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento e a Biblioteca Digital.

No rodapé estão oportunidades de trabalho e estudo no exterior, notas sobre eventos e ações de formação (cursos, palestras, encontros), além dos órgãos a que o instituto está vinculado: Governo de Portugal/Ministério dos Negócios Estrangeiros, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Institutos de Cultura da União Europeia e Federação Europeia das Instituições Nacionais para Linguagens.

Pela relevância destas últimas instituições é possível perceber o valor e o alcance do material que é oferecido no portal do Camões, justificando plenamente a visita ao portal – coisa de horas ou dias de navegação...

Publicado em 18 de março de 2014.

Publicado em 18 de março de 2014