Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Biblioteca Digital Camões

Alexandre Rodrigues Alves

Livros e diversões para conhecer a língua

Imagem da página inicial do site
http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html

Inserida no portal do Instituto da Cooperação e da Língua (Camões), a Biblioteca Digital Camões é mais do que uma reunião de livros. Ao entrar na página, o que aparece são quatro critérios previsíveis em uma biblioteca – em arquivos, numa biblioteca física; em abas, numa biblioteca virtual: Explorar por temas; Explorar por autor; Obras mais recentes; e Os mais descarregados (no português brasileiro seria Os mais baixados).

O visitante escolhe o livro que deseja baixar por um desses critérios, e o sistema de busca é bastante eficiente.

A Biblioteca Digital está na seção Conhecer. Ali estão também temas a serem buscados, como artistas portugueses, Filosofia portuguesa e Literatura portuguesa, entre outros, sem falar em exposições virtuais de azulejaria, viagem a São Tomé e Príncipe, José Régio e Camilo Pessanha... É uma forma de descobrir a cultura e as artes portuguesas. Além dessa seção, há quatro outras, todas listadas no alto da página, sob o logotipo do Instituto Camões.

Aprender, a primeira delas traz práticas que ensinam a brincar, a ler, a ouvir e a falar. São jogos lexicais, forca, temas de gramática e figuras célebres, pequenos textos, inclusive sobre os descobrimentos portugueses.

Ensinar, a segunda seção, aborda os cursos, projetos e comunidades desenvolvidos pelo Instituto. No bloco seguinte está um dicionário de variantes geográficas do idioma, o Wordnet.pt, que apresenta os significados de palavras nos diversos países lusófonos. Está ali também uma série de recursos disponíveis para tradução, incluindo dicionários, indicações técnicas e referências de cursos.

A última seção, Ensino a distância, contém o acesso à plataforma utilizada para os cursos, uma relação deles (atuais e antigos) o regulamento e respostas a algumas dúvidas.

Além dos livros, objeto central de uma biblioteca, a Digital Camões se destaca pela variedade de recursos que listamos rápida e sumariamente aqui, mas também pelos jogos e atividades disponíveis para quem quiser praticar, desenvolver e provocar o conhecimento sobre o nosso idioma. Para os professores é um ótimo espaço de consulta – e uma fonte excelente de jogos para praticar com os alunos.

É uma visita e tanto!

Publicado em 1º de abril de 2014

Publicado em 01 de abril de 2014

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.