Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Brainly.com.br

Uma rede social tira dúvidas

Imagem da página inicial do site
http://brainly.com.br/

Um dos principais usos da internet é realizar pesquisas. Com base nisso, muitos sites são criados, desenvolvidos e aperfeiçoados. A qualidade da resposta às pesquisas é a razão do sucesso de mecanismos de busca como Altavista, Ask, Yahoo!, Bing e o todo-poderoso Google. Mais do que isso, o portal Yahoo! possui o módulo Yahoo! Responde, que convoca os usuários a responder a questões apresentadas por outros.

A ideia que norteia o portal Brainly aprimora esse modelo, com associados em mais de 30 países.

Pessoas cadastradas – com dados básicos, sem cobrar, por exemplo, área de formação – podem fazer perguntas a serem respondidas pelos demais inscritos. Segundo o site, há casos em que a resposta vem em questão de minutos!

É interessante, também, que são aceitas perguntas em qualquer área, e não só de temas trabalhados em escolas. Administração, Psicologia, Direito, História, Português são alguns dos 21 assuntos em que são feitas perguntas como “O papel da religião na vida dos egípcios” ou “a diferença entre línguas de civilizações e línguas ágrafas”.

Visualmente o site é bem simples: ao alto, a linha de pesquisa, a entrada na rede (login e senha) e cadastramento. Numa segunda linha, as áreas de estudos disponíveis. A seguir, na forma de fichas, algumas perguntas respondidas.

Entre os participantes, há um ranking baseado no número de perguntas respondidas. A lógica é bastante simples: você ajuda alguém num assunto que você domina e será depois ajudado naquilo que você quer (ou precisa) conhecer. É o célebre “uma mão lava a outra”...

Segundo os administradores do site no Brasil, com isso estudar torna-se um jogo colaborativo, em que as pessoas compartilham seu conhecimento e ganham pontos ao ajudar o colega. Ainda segundo eles, a qualidade das respostas e explicações é assegurada pelos moderadores (bons alunos, pais, professores ativos e aposentados), que educam os usuários sobre as regras do Brainly utilizando "razões de eliminação de perguntas e respostas" (por exemplo, é estritamente proibido copiar respostas de outras fontes, pois os usuários devem formular respostas usando suas próprias palavras).

Outro fator bastante interessante é que é uma ferramenta totalmente gratuita.

Ou seja: se é pra pesquisar, que as respostas venham de quem tem mais condições de colaborar – até porque o que há de informações absurdas e incorretas disponíveis na rede...

Publicado em 15 de abril de 2014

Publicado em 15 de abril de 2014

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.