Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Brasil Artes e Enciclopédias

Imagem da página inicial do site
http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/

A Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), além de editar a Revista de História da Biblioteca Nacional, colocou no ar o portal Brasil – Artes e Enciclopédias. Apesar de não aparecer seu nome na página inicial do sítio, tem um design bastante interessante e conteúdo muito atraente.

O site ainda não está completo; muitas páginas ainda trazem a informação “Conteúdo dinâmico em formação”, mas já contêm dados bastante interessantes, como a quantidade de museus de arte espalhados pelo Brasil.

A página inicial tem cinco seções principais, reunidas no centro da imagem, “orbitando o planeta”: Dicionário de artistas do Brasil; Dicionário de arte internacional; Galeria da arte brasileira; Museus de artes do Brasil; e Temas das artes.

Na periferia da página inicial estão outros links para assuntos específicos ou datados: Maiores museus de artes do mundo e do Brasil; Visita ao Museu Digital do Palácio do Itamaraty; Art déco; Laocoonte; Lina Bo Bardi; Estilo egípcio; Cristo Redentor; Impressionismo: origem e reflexos no Brasil; Curso de história de porcelana chinesa, que também estão acessíveis navegando pelas seções.

No rodapé da figura, os itens internos: Patrocínio, Créditos, Contatos, além da informação de que o site não é comercial; não exibe cotações nem possui vínculo com o mercado de arte.

No Dicionário de artistas do Brasil estão as biografias artísticas dos principais nomes das artes plásticas do país, incluindo mostras de que participou. O Dicionário de artes internacionais, como o nome sugere, traz definições de termos essenciais para o mundo das artes.

A seção Galeria de arte brasileira pode ser visitada por autor (alguns têm mais de uma obra relacionada) ou por obra, o que permite a construção de um grande e representativo painel da arte brasileira. O bloco Museus de artes no Brasil apresenta, neste momento, apenas estatísticas desses museus quanto a localização.

No módulo Temas das artes estão assuntos, artigos ou eventos sobre generalidades desse mundo, como exposições marcantes, grupos de artistas, estilos de época.
Um recurso bastante interessante é a busca – que está disponível em cada seção, mas não na página inicial. Aliás, uma falha no site é que para retornar a ela a partir de qualquer outra seção é necessário clicar no botão com o ícone da casa – o que seria óbvio, a não ser pelo fato de estar ao lado da palavra Sair.

Mas esse é um problema pequeno e de correção simples para um portal que apresenta de forma clara, profunda e objetiva a grandeza das artes plásticas do Brasil.

Merece a visita e é uma excelente fonte de pesquisa.

Publicado em 27 de maio de 2014

Publicado em 27 de maio de 2014

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.