Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Plataforma do letramento

Alexandre Rodrigues Alves

Um portal e tanto para auxiliar na formação e inserção na cultura escrita

Imagem da página inicial do site
www.plataformadoletramento.org.br

Com o objetivo de integrar professores, educadores, gestores e profissionais que se dedicam à atividade de estimular a leitura e a escrita em “todos os brasileiros”, como “garantia de participação ativa e autônoma na vida social”.

Além de indicar os seus patrocinadores – Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a seção Quem somos traz uma definição do que é letramento e o que há na plataforma: “textos, artigos, matérias, entrevistas, propostas de atividades, referências de práticas em conteúdos multimídia”, além de oficinas e canais de participação (como fóruns e debates) que dão suporte aos trabalhos e aos estudos sobre o tema.

Além dessa seção, há quatro itens de conteúdo na barra horizontal ao alto: Projetos, Em revista, Acervo e Formação On-Line.

No módulo Em revista estão as notícias e artigos recentes, com temas como ditados populares, colunas sobre escritores.

As notícias dos Projetos que são desenvolvidos pela plataforma estão reunidos nesta seção, assim como informações básicas sobre eles: Entre na roda; Aceleração da aprendizagem; e Brincar.

Na seção Formação on-line, há links para os três canais disponíveis: Conteúdos multimídia; Formação on-line e Em rede. No primeiro, há infográficos e textos sobre sistematização da aprendizagem da escrita e multiletramentos. No segundo, estão as oficinas on-line, a área privativa dos cursistas e os materiais preparados para os projetos.

Em Acervo estão entrevistas, dicas, materiais dos projetos e anotações de experiências registradas por articulistas e professores participantes.

Claro que há uma área de pesquisa sobre os trabalhos disponíveis e um espaço para contato com os responsáveis pelo site.

Para quem trabalha com alfabetização, em qualquer nível, e tem interesse em conhecer novas experiências e novos materiais e trocar ideias, este é um espaço e tanto, com inúmeras possibilidades de navegação e descobertas.

Vale muito a visita!

Publicado em 10 de junho de 2014.

Publicado em 10 de junho de 2014

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.