Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
As cantigas medievais, com os recursos de hoje em dia
http://cantigas.fcsh.unl.pt/
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa acaba de lançar o portal Cantigas Medievais Galego-Portuguesas. É uma base de dados que apresenta as cantigas que estão presentes nos cancioneiros galego-portugueses, as imagens dos manuscritos e a música – tanto a medieval quanto as versões ou composições originais contemporâneas que tomam como ponto de partida os textos das dessas cantigas.
Há ainda informações sucintas dos autores incluídos nela, das personagens e dos lugares mencionados nas cantigas, bem como o texto Arte de Trovar, pequeno tratado de poética trovadoresca que abre o Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa.
O texto editado das cantigas traz também informações que facilitam a sua leitura e sua contextualização histórica (glossário, notas explicativas de versos, toponímia, antroponímia, notas gerais) e o entendimento alguns dos seus aspectos formais. Em cada cantiga, o texto editado pode ser confrontado com o texto manuscrito.
O portal permite ainda a leitura sequencial dos fólios dos cancioneiros, incluindo as imagens, e a visualização independente das iluminuras contidas na Cancioneiro da Ajuda. Há ainda o acesso aos arquivos de áudio e a pautas (em ambos os casos, sempre que disponíveis), incluindo ainda informação sucinta sobre autores e intérpretes.
As pesquisas podem ser feitas por palavra contida na cantiga, por tipo, por tema e por cancioneiro em que está incluída, o que permite uma perfeita classificação e a rápida localização da obra desejada.
As listas de cantigas, de autores, de manuscritos e de iluminuras também estão disponíveis, utilizando o menu vertical à esquerda. No menu horizontal estão a apresentação do portal, a equipe que o desenvolveu, as informações específicas sobre as músicas, os recursos contextuais e um quadro geral das cantigas, além de possibilidades de pesquisa e filtragem das obras reunidas.
O portal Cantigas Medievais Galego-Portuguesas é fruto do projeto Littera, edição, atualização e preservação do patrimônio literário medieval português, do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, com a colaboração da Biblioteca Nacional de Portugal para a busca e inclusão das imagens do Cancioneiro da Ajuda e do Cancioneiro da Biblioteca Nacional.
É um portal excelente para que possamos recuperar e valorizar as obras do medievalismo português que estudamos no Ensino Médio, pesquisando diretamente na fonte (Portugal) e com os recursos tecnológicos que só a modernidade nos possibilita.
Claro que também os professores que estão trabalhando Idade Média com seus alunos têm em mãos objetos de ensino que contribuem bastante para o processo de contextualização desses conteúdos.
Publicado em 24 de junho de 2014.
Publicado em 24 de junho de 2014
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.