Programa de Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio

Alexandre Rodrigues Alves

Para ajudar quem já faz, para ensinar quem quer começar

Imagem da página inicial do site

Desenvolvido a partir de uma lei federal de 2006 e outra estadual de 2007, o Programa de Coleta Seletiva Solidária nasceu em 2009 e tem como objetivo incentivar e orientar a coleta de recicláveis descartados, de modo que sejam separados na origem, a fim de destiná-los a associações e cooperativas de catadores.

A responsabilidade do programa é do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), com a missão de assessorar os municípios fluminenses na elaboração e implantação de programasde coleta seletiva nas suas localidades.

O portal do PCSS reflete bem os objetivos do Programa. No alto da página, abaixo dos logotipos do Governo do Estado, do Inea, da UERJ, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), detentor dos recursos, estão os botões para suas três seções.

A seção Mídia apresenta as notícias divulgadas nos diversos veículos de comunicação, o que pode ajudar os administradores na decisão pela sua implementação na cidade, além de fotos e vídeos de divulgação.

A seção PCSS possui como subseções O programa, Como participar, Cadastro de cooperativas e Downloads. A primeira fala sobre o PCSS, sua metodologia e resultados obtidos até agora; a segunda define como as diferentes instituições (escolas, órgãos públicos,municípios e catadores) podem participar dele; além disso, há uma relação das cooperativas que participam do Programa, com endereço, contatos e responsáveis; para concluir, estão disponíveis aqui (além de na página inicial do portal) os links para baixar os arquivos com a legislação ambiental e materiais de divulgação – cartazes, adesivos, folhetos e manuais de implantação.

A terceira seção é a área de contato com os gestores do programa, com um formulário próprio a ser preenchido para envio.

Resumindo: o portal do Programa de Coleta Seletiva Solidária tem tudo que as instituições que participam (ou querem participar) precisam para divulgar e ser bem-sucedidas nessa prática ecologicamente correta e de ótimos resultados.

Publicado em 08 de julho de 2014.

Publicado em 08 de julho de 2014