Laboratório Sustentável de Matemática

Alexandre Alves

Recursos cotidianos para ensinar Matemática

Imagem da página inicial do site
www.laboratoriosustentaveldematematica.com

A professora Daniela Mendes Vieira licenciou-se em Matemática pelo Consórcio Cederj, diplomada pela Universidade Federal Fluminense. Aprovada em concurso público para trabalhar na rede pública estadual de ensino, criou, junto com seus alunos, uma forma de desenvolver objetos de aprendizagem para o ensino da disciplina, com foco em materiais manipuláveis sustentáveis.

Pelo baixo custo de sua produção, pode ser reproduzido em qualquer escola. Pela facilidade de implantação, pode ser utilizado em todas as escolas.

O site – na verdade um blog – é bastante simples e de navegação intuitiva. Acima do título estão três itens além dos ícones das redes sociais: Sobre, Contato e Privacidade, de utilização óbvia.

O slogan é perfeito: “Preservando o meio ambiente e construindo um aprendizado significativo”. Define bem os objetivos da Daniela reunidos nesta sua atividade. A seguir, logo abaixo, estão os blocos de informações: A autora, Download de materiais, Assine, Sugira e Sitemap. Fora o termo em inglês, fica claro o interesse na reciprocidade com o leitor, inclusive ao se apresentar.

Ao assinar o blog, o interessado irá receber informações e sugestões sobre as atividades que pode realizar dentro do espírito de sustentabilidade e reúso de materiais.
Mas o mais interessante mesmo está nos destaques, mostrados nas fotos que aparecem em sequência ou podem ser selecionadas no rodízio.

Como fazer um ábaco aberto com palitos de churrasco e tampas de garrafas PET, como construir sólidos de revolução com papelão e palitos de churrasco, como calcular o valor de Pi utilizando material de sucata são exemplos dessas atividades.

No alto, à direita estão três tópicos: Recentes, Popular e Comentários. Ali, Daniela reproduz matérias, entrevistas e textos que abordam aspectos do ensino da disciplina encontrados na internet, com comentários seus e de seus leitores.

Ainda na coluna da direita, mais abaixo, estão os marcadores dos assuntos tratados, como Álgebra, Como fazer, Didática no ensino da Matemática e Objetos de aprendizagem, entre outros, o que facilita a busca do material desejado.

Para o professor que não quer ficar preso somente a equações e fórmulas, este é um site que certamente ajuda a desenvolver o raciocínio matemático do estudante de maneira simples e objetiva, além de valorizar atitudes de preservação do meio ambiente.

Publicado em 22 de julho de 2014