Estão abertas as inscrições gratuitas de trabalhos para a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro

Já podem ser realizadas as inscrições para a VIII FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, abertas à participação de estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino. As imagens são da FECTI de 2013.

Em 2014, a mostra final da FECTI será realizada na Quinta da Boa Vista, nos dias 15 e 16 de novembro. Ali os expositores terão a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado. A participação na FECTI ocorrerá de duas maneiras: via inscrição no site ou por indicação de feiras afiliadas.

Fecti

Os alunos de 6º ao 9º ano poderão inscrever seus trabalhos na categoria Ensino Fundamental II; os estudantes do Ensino Médio e Técnico devem ser inscrever nas categorias Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência) e Desenvolvimento de Tecnologia.

Para cada escola, professor ou feira afiliada, somente será permitida a inscrição de até seis trabalhos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola e com a participação opcional de um coorientador maior de 18 anos.

Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os selecionados para a mostra final serão publicados nos Anais da VIII FECTI: os resumos em mídia impressa e as versões completas em mídia digital (CD-ROM e internet).

Os alunos e professores orientadores que tiverem trabalhos aprovados receberão alimentação (lanche e almoço); os de escolas situadas fora da Região Metropolitana do Rio ganharão também hospedagem para participar da VIII FECTI na cidade do Rio de Janeiro.

Fecti

Durante o evento, os estudantes apresentarão seus trabalhos ao público e à comissão de avaliação. Ao final, os expositores, alunos, professores e suas escolas receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados.

Vale lembrar que o prazo de realização de feiras afiliadas não é igual ao período para inscrição.

A FECTI é realizada pela Fundação CECIERJ em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e apoio da Faperj, CNPq e Museu Nacional/UFRJ.

Os contatos devem ser feitos pelo telefone (21) 2333-1169 ou pelo e-mail: fecti.cecierj@gmail.com.

Premiação

• Medalhas para professores e estudantes dos três melhores trabalhos em cada categoria;
  • Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada categoria;
  • Bolsas: os alunos autores dos trabalhos premiados em cada categoria que estiverem cursando o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio ou os de curso técnico regularmente matriculados até o final de 2015 concorrerão a quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.
  • Febrat: os três melhores trabalhos de escolas de aplicação ou técnicas serão indicados para participar da feira nacional que ocorre em Belo Horizonte.
  • Ciência Jovem: três trabalhos serão submetidos à seleção do comitê organizador da feira nacional de Olinda-PE, que conta com o auxílio do CNPq para custear a participação de três trabalhos de cada estado, desde que sejam representantes de feiras afiliadas.três trabalhos de escolas públicas de cada estado como representantes das feiras afiliadas.
  • Febrace 2014: os três melhores trabalhos serão indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na cidade de São Paulo.

Calendário da VIII FECTI 2014

• Inscrições no site: de 3 de junho a 31 de agosto
  • Solicitação de afiliação de feiras (a ser enviada para o e-mail fecti.cecierj@gmail.com): até 31 de agosto
  • Realização de feiras afiliadas (FEMuCTI): até 30 de setembro, exceto as que irão ocorrer durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
  • Divulgação dos finalistas (datas prováveis):

Inscritos no site: 1 de outubro
FEMuCTI: 1 de outubro e 31 de outubro (as realizadas na SNCT)

• Apresentação dos trabalhos: 15 e 16 de novembro, de 10h às 17h, na Quinta da Boa Vista, cidade do Rio de Janeiro.

A FECTI mantém uma página no Facebook.

Assista ao vídeo da VI FECTI!

29/07/2014

Publicado em 29 de julho de 2014