Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Cursou

Alexandre Rodrigues Alves

Cursos rápidos, gratuitos e práticos

Imagem da página inicial do site
www.cursou.com.br

Que tal fazer vários cursos de curta duração gratuitos e, em alguns casos, conferindo certificado? Essa boa ajuda na forma de educação continuada é o que oferece o site Cursou. Nele, são oferecidos cursos preparados por especialistas e com foco determinado. O cursista não deve esperar uma graduação ou práticas de interação entre os alunos. No Cursou estão os elementos básicos para o ensino: vídeos, imagens, animações, textos...

Em termos visuais, o site é bastante simples: no alto à esquerda, o logotipo do site (que serve como página inicial para as demais); à direita, link para busca, informações sobre o site e contatos.

A seguir há seis botões que reúnem os cursos por temas: Informática, Design, Educação, Idiomas, Administração e negócios, Músicas. Logo abaixo, quatro grandes fotos ilustram os principais chamarizes dos cursos: Conhecimento grátis, Flexibilidade, Sem mensalidades e Certificado.

Em seguida estão três blocos: Cursos em destaque, Últimos cursos grátis (o duplo sentido é perigoso, parece que não serão oferecidos mais cursos gratuitos depois desses, mas na verdade o título quer dizer ‘os mais recentes’) e Top 10.

Ao entrar na página de um dos cursos, são listadas as informações básicas de cada um: autor, carga horária, nível e existência de certificação (por serem gratuitos, muitos não fornecem certificados de conclusão). Além disso, estão lá: uma pequena apresentação do curso, sua contextualização, a finalidade e a estrutura do curso, com o número de aulas e os assuntos tratados em cada uma, por exemplo.

Na área de finanças, estão disponíveis vários cursos da Fundação Getúlio Vargas, o que significa material de qualidade. Os interessados em obter certificação nesses cursos devem fazer seu cadastro na própria página do Cursou.

Os cursos oferecidos na pasta de Educação são voltados às disciplinas da Educação Básica. Os vídeos reproduzem aulas, que podem ser vistas sequencialmente – em algumas, há professores falando; em outras, são animações que apresentam os assuntos tratados. Os cursos dessa seção têm, no título, o nível de estudo em que pretendem ajudar: “para o vestibular”, “para o Enem”, “Ensino Médio”, “para o concurso do Banco do Brasil”.

Para o aluno, o Cursou.com.br pode ser bastante útil na sua busca por informações que possam contribuir com seu estudo de qualquer disciplina; para o professor, serve como indicação de outra fonte de recursos de aprendizagem que complemente o que foi estudado em sala de aula.

Publicado em 05 de agosto de 2014

Publicado em 05 de agosto de 2014

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.