Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Inovação no ensino de Física: uma mostra de fotonovelas
Adriana Oliveira Bernardes
Professora de Física, mestre em Ensino de Ciências (UENF)
Em 2013 tivemos nossa primeira experiência realizando uma mostra científica em que, para explicar conceitos básicos de Física, os alunos utilizaram fotonovelas.
As fotonovelas que são uma invenção antiga; mesmo assim, possibilitam que sua elaboração envolva o aluno em:
- Pesquisa de um tema de Física;
- Elaboração de uma história no qual o tema se insira;
- Obtenção de fotografias para compor a história;
- Elaboração final da fotonovela no Powerpoint.
A ideia principal é tornar o aluno ativo em seu processo de aprendizagem e levar a Física a ser mais próxima do aluno. É importante que ele fale e discuta a disciplina e que ela se torne mais próxima, ainda que ele, em sua apresentação, ainda carregue dúvidas e fiquem visíveis suas dificuldades. Isso torna a Física mais inclusiva do que tem sido, pois mostra que o aluno pode se apropriar de conhecimentos ainda que tenha dificuldades visíveis. Todos são diferentes, o que faz com que apresentem trabalhos de qualidades diferentes; isso é normal e precisa ser compreendido para que a Física torne-se um pouco mais acessível.
Elaboração das fotonovelas
O projeto foi desenvolvido junto ao segundo ano do Ensino Médio; os temas estavam relacionados às habilidades e competências daquela série: Termodinâmica.
Figura 1: Fotonovela elaborada por alunos do Colégio Estadual Canadá
Experimentos associados às fotonovelas
Este ano, na II Mostra de Fotonovelas, tivemos a introdução de experimentos nas fotonovelas; sabemos que a maioria das feiras conta somente com os experimentos, porém, como trabalhamos na tentativa de oferecer outros recursos aos alunos para aprender Física, eles entraram como recurso apenas complementando e ajudando:
- A explanação oral do tema, realizada com a ajuda de cartazes e slides;
- A apresentação da fotonovela.
Grupo PIBID no Colégio Estadual Canadá (CEC)
Este ano recebemos no CEC três graduandos em Física; eles atuaram especificamente na elaboração dos experimentos junto aos alunos; foram às turmas participantes e ofereceram outro recurso para enriquecer ainda mais suas atuações na feira.
Os alunos que participaram deste trabalho foram: Douglas Cardinot, Daniel Oliveira e Heloise Lisboa, todos os graduandos em Física do Cefet de Nova Friburgo e participantes do Projeto de Iniciação a Docência (PIBID). Este é um projeto que propicia o contato do graduando com a escola durante sua formação acadêmica, trazendo benefícios para si e para a escola, que pode contar com a ajuda deles em várias atividades relacionadas ao ensino de Física.
Figura 2: Aluna Heloise Lisboa, do grupo PIBID Nova Friburgo, orientando alunos na elaboração de experimentos
Figura 3: O graduando Douglas Cardinot em sala de aula – uma oportunidade de aprendizado para o futuro professor de Física
Premiação da II Mostra de Fotonovelas no Ensino de Física do CEC
A premiação contou com a colaboração da direção da escola para a compra de medalhas e prêmios. Foram premiados o primeiro, o segundo e o terceiro lugares, assim como o destaque individual da Mostra, como aluno que mais se destacou em sua apresentação.
Na ocasião também foram apresentados os projetos de Física que representarão o Colégio Estadual Canadá em feiras de ciências municipais, estaduais e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Os projetos apresentados foram:
- Em busca de planetas extrassolares;
- Astrofotografia no Ensino Médio;
- Poluição luminosa em Nova Friburgo;
- Das cosmologias antigas ao big bang.
Foi escolhida então a melhor apresentação de projeto, o que ocorrerá em todos os eventos relacionados a Física do CEC este ano. O trabalho escolhido foi Poluição luminosa em Nova Friburgo, apresentado por Luccas Diniz Abelha e Paulo Gomes.
Foram escolhidos também os destaques individuais dos projetos: Pablo Henrique Fogaça e Luccas Diniz Abelha.
Nas Figuras 4, 5 e 6 está a entrega da premiação na II Mostra de Fotonovelas.
Figura 4: Professor Jussaro entrega prêmios às terceiras colocadas
Figura 5: Entrega do prêmio ao 2o lugar, feito pelo professor João Ângelo
Figura 6: A diretora Rebeca entregou os prêmios do 1o lugar
Foram entregues também prêmios de destaque individual dos projetos desenvolvidos na escola.
Figura 7: Aluno Pablo Fogaça recebe prêmio do professor Jussaro
Figura 8: Aluno Luccas Abelha recebe prêmio da professora Márcia
Considerações finais
Não só o evento como também a apresentação de projetos acabou por tornar a disciplina Física mais inclusiva na escola, mais próxima dos alunos.
Participaram do evento professores, alunos e funcionários, que acabaram participando de discussões importantes de conceitos de Física.
A atuação do PIBID no projeto em 2014 trouxe elementos importantes para o projeto, auxiliando tanto a eles mesmos, em sua visão do que pode ser o trabalho do professor de Física na escola, quanto aos alunos que contaram com mais um recurso para auxiliá-los em seu aprendizado.
Sobre o projeto, a perspectiva é de que nos próximos anos os alunos dominem mais e mais recursos que possam auxiliar no ensino e no aprendizado da Física.
Coordenar o projeto, para mim, além de vir ao encontro do objetivo principal de meu trabalho nos 16 anos em que atuo na rede estadual – tornar a Física mais acessível ao aluno –,traz a possibilidade de trabalhar com futuros professores que aprendem que aulas de Física podem ser mais do que aulas em que o professor apresenta temas e não dialoga com os alunos.
O objetivo principal da II Mostra é promover o diálogo entre professor e aluno, entre professor e aluno PIBID, entre alunos e do aluno com a comunidade, o que sem dúvida auxilia a Física a perder o status de disciplina pouco acessível.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1997.
______. PCN+ para o Ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
BERNARDES, A. O. Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0006.html Acesso em 17 jul. 2014.
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/fisica/0028.html. Acesso em 17 jul. 2014.
______. Feira de Ciências do Colégio Estadual Dr. Tuffy El-Jaick, de Nova Friburgo: trabalhando conteúdos do currículo mínimo estadual de Física. Disponível em:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0014.html. Acesso em 17 jul. 2014.
Publicado em 05 de agosto de 2014.
Publicado em 05 de agosto de 2014
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.