Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Integração do professor com a turma
Alexandre Rodrigues Alves
Maria Cláudia de Freitas
Mestre em Linguística pela PUC - Rio
Andréa Velloso Cristina de Oliveira Maia
Conteudistas de Biologia do do CEDERJ
Cristina de Oliveira Maia Denise Lannes
Conteudistas de Biologia da Extensão do Cecierj
Danielle Serra de Lima Moraes e Berenice Quinzani Jordão
Mayana Zatz
Mayana Zatz
Antonio Carlos Campos de Carvalho
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ricardo Zorzetto
Jornalista
Walter Colli
Professor titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo
Felipe A. P. L. Costa
Biólogo
Felipe A. P. L. Costa
Biólogo , autor do livro Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas" (2003).
Stephen Jay Gould
Mário de Pinna
Museu de Zoologia, USP
Marcia L. Triunfol
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Cândido Grzybowski
Sociólogo, Diretor do Ibase
Carolina Matta Machado
Lorenzo Aldé
Rosana Heringer
Socióloga, professora da Ucam e pesquisadora da Cepia
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Eduardo Galeano
Autor de "As Veias Abertas da América Latina", entre outras obras.
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Lorenzo Aldé
Redator e revisor do Portal
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Sergio Henrique Martins
Redator
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Leila Linhares Barsted
Diretora da organização não-governamental CEPIA, Conselheira do CEDIM, Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Leila Linhares Barsted
Diretora da organização não-governamental CEPIA, Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM), Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Gilberta Acselrad
Mestra em Educação, coordenadora do curso de extensão universitária "Drogas e Aids: questões de direitos humanos", no Programa Cidadania e Direitos Humanos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Cristina Bruschini e Tina Amado
Moema Toscano
Socióloga
Liv Sovik
Professora da Escola de Comunicação (ECO)/ UFRJ
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Mônica Franch, Carla Batista e Silvia Camurça
Karla Hansen
Jornalista do Portal
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Pablo Capistrano
Escritor e professor de filosofia
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
AnaCris Bittencourt
Jornalista
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Maurício Santoro
Jornalista e pesquisador do Ibase
Rosana Heringer
Socióloga, pesquisadora da Universidade Cândido Mendes (Ucam), da Cepia/Fórum da Sociedade Civil nas Américas e membro do Instituto de Estudos Raciais e Étnicos (Ierê).
Aaron Wildavsky
Maria Eduarda Mattar
Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits)
Leonardo Mello
Sociólogo, coordenador do projeto Democratização do Orçamento Público do Ibase
Leonardo Mello
Sociólogo, pesquisador do Ibase
Matilde Ribeiro
Assistente social, mestre em Psicologia Social pela PUC/SP e assessora de Direitos da Mulher na Prefeitura de Santo André, SP.
Júlio Silva
Sociólogo, especialista em Educação, coordenador do projeto Democratização do Orçamento de São João de Meriti
Júlia Ribeiro
Socióloga, coordenadora de Capacitação em Orçamento Público do Ibase
Julia Ribeiro
Cientista social, pesquisadora do Ibase
François E. J. de Bremaeker
Economista e geógrafo, coordenador de Articulação Político-Institucional do Ibam
Sonia Corrêa
Coordenadora da Rede Dawn/Brasil
Maria das Graças M. Ribeiro
Socióloga, Doutora em Educação e Prof. Adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Elenaldo Celso Teixeira
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Karine Mueller
Jornalista
Giovânia Costa
Ricardo Prado
Maestro
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Maria da Conceição Tavares
Economista, professora da UFRJ e Unicamp e ex-deputada federal pelo PT
Charles Pennaforte
Mestrando pela Facultad de Geografía da Universidad de La Habana (Cuba) Pesquisador-associado ao Núcleo de Estudos em Política Internacional e Comparada (NEPIC/ IFCS/UFRJ)
Lorenzo Aldé
Carlos Lessa
Economista
Armando Correa de Siqueira Neto
Psicólogo e professor
Pablo Capistrano
Pablo Capistrano
Lorenzo Aldé
Jornalista, Portal da Educação Pública
Eliana Gomes Pereira Pougy
Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, mestranda em Psicologia da Educação pela FE/USP e autora da coleção Criança e Arte - descobrindo as artes visuais (Ática).
Regina Yolanda
Ilustradora
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Olympe de Gouges
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva
Mônica Mandarino
Janete Bolite Frant
PhD em Educação Matemática pela New York University, Pesquisadora Associada da Rutgers University, Professora da PUC-SP
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Heloisa Padilha
Psicopedagoga Institucional. Mestre em Educação pela PUC-Rio.
Carolina Matta Machado
Ricardo Prado entrevista Rubem Alves
Fredric Michael Litto
Professor Titular da Universidade de São Paulo.
José A. Valente
NIED - UNICAMP
Dra. Lenise Aparecida Martins Garcia
Profª. do Dept°. de Biologia Celular da Universidade de Brasilia
Eduardo O. C. Chaves
Professor Titular de Filosofia da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Consultor do Instituto Ayrton Senna (IAS).
Fernando Rossetti
Jornalista e coordenador geral da Cidade Escola Aprendiz
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Lorenzo Aldé
Jornalista
Laerte Vargas
Contador de Histórias
Andrea Cecilia Ramal
Giovânia Costa
Graduanda em Filosofia pelo IFCS (UFRJ)
Giovânia Costa
Rita Marisa Ribes Pereira
Professora da Faculdade de Educação da Uerj e do Curso de Especialização em Educação Infantil da PUC-Rio.
Marcelo Bessa
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Karla Hansen
Jussara Hoffmann
Escritora e consultora em educação
Íris Rodrigues de Oliveira
Chefe do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ e doutoranda em Filosofia
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Marina S. Rodrigues Almeida
Psicóloga, psicopedagoga e pedagoga
Márcia Pires Ramos de Magalhães Gomes
Doutora em Educação pela UFRJ, psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis
Taís Rabetti Giannella, Miriam Struchiner e Regina Maria Vieira Ricciardi
Laboratório de Tecnologias Cognitivas (Nutes/UFRJ) Apoio: CNPq, Capes, Paped/Seed/MEC
Alcione Araújo
Sonia Cotrim
Consultora executiva do Núcleo Rio do Projeto Aids e a Escola, de 1994 a 2001
Marcelo Bessa
Eniceia Gonçalves Mendes
Professora da Universidade Federal de São Carlos
Chico Guil
Escritor, artista plástico, publicitário e jornalista
Márcia Stein
Educadora
Roseli Salete Caldart
Setor de Educação do MST
Marcia Stein
Educadora
Leonardo Soares Quirino da Silva
Mara Lúcia Martins
José Carlos Libâneo
Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação.
Mara Lúcia Martins
Mara Lúcia Martins
Mara Lúcia Martins
Prof. Dra. Bertha de Borja Reis do Valle
UERJ
Leonardo Soares Quirino da Silva
Armando Correa de Siqueira Neto
Psicólogo e escritor
Pablo Capistrano
Folósofo e professor
Leonardo Soares Quirino da Silva
Júlia Nelly dos Santos Pereira
Professora de Letras
Hilton Japiassu
Laerte Vargas
Contador de histórias
Leonardo Soares Quirino da Silva
Priscilla Maia Rangel
Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, aluna do Curso de Especialização em Psicopedagogia da UERJ
Walter Omar Kohan
Professor de Filosofia da Educação da Uerj
Janaina Pires Garcia
Mestranda em educação na UFRJ
Agnaldo Farias
Professor do curso de Arquitetura da USP/São Carlos
Maria Tornaghi
Coordenadora do Núcleo de Crianças e Jovens da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - RJ
Karla Hansen
Jornalista
Salmo Dansa
Mestre em Design pela PUC-Rio
Maria Tornaghi
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Eliana Gomes Pereira Pougy
Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, mestranda em Psicologia da Educação pela FE/USP e autora da coleção Criança e Arte - descobrindo as artes visuais, da editora Ática.
Lorenzo Aldé
Bonnie Axer
Jonathan Winson
Karla Hansen
André Braga
Mestrando em Filosofia pela UFRJ
Roberto Azoubel
Paula Medeiros
Kátia Maria Alves Barata
Licenciada em Educação Física e cofundadora e focalizadora da Cooperando – Instituto para a Cooperação
André Martins
Prof. Adjunto do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ. Doutor em Filosofia pela Université de Nice, França.
Pablo Capistrano
Escritor e professor de filosofia e história do Direito
Georgia Amitrano
Filósofa
Eliana Gomes Pereira Pougy
Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, mestranda em Psicologia da Educação pela FE/USP e autora da coleção Criança e Arte - descobrindo as artes visuais, da editora Ática.
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Geovana da Paz Monteiro
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia – UFBA; bolsista FAPESB, sob a orientação dos professores doutores Olival Freire Jr. e João Carlos Salles Pires da Silva.
Giovânia Costa
Graduanda de Filosofia da UFRJ
Celso João Carminati
Professor de Filosofia da Educação na Universidade do Vale do Itajaí e Doutorando em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.
Pablo Capistrano
Escritor, professor de filosofia
Mauro Costa da Silva
Mestrando da Área Interdisciplinar de História da Ciência, das Técnicas e Epistemologia Coppe/UFRJ
Ildeu de Castro Moreira
IF - UFRJ
Guiomar E. Ciapuscio
PhD em linguística da Universidade de Bielefeld (Alemanha), professora associada da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA) e pesquisadora independente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina.
Ildeu de Castro Moreira
Físico, professor do Instituto de Física da UFRJ e Jornalista da Folha de SP
Ildeu de Castro Moreira
Graduado e doutor em Física e professor do Instituto de Física e da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Amélia Império Hamburger
Física, pesquisadora da USP na área da História da Ciência
Marcos A. Pimenta
Departamento de Física, Universidade Federal de Minas Gerais
Madame Íon
Madame Íon foi assim batizada por seu primeiro mestre, o grande alquimista medieval Magnetum Stratosfericus, no século XII. Apaixonado estudioso dos ímãs, o velho Stratosfericus escolheu esse nome devido à personalidade intensa, agitada e inquieta de sua discípula. Madame Íon não descansa enquanto não consegue responder a todas as perguntas. Por isso ela não descansa nunca. Cientista cibernética da alquimia pós-moderna, Madame Íon só perde as estribeiras quando ouve falar de currículo, disciplina, conteúdo, essas coisas do arco da velha. Não é, Madame? - A única matéria da ciência é a existência, meus caros. Ou a ciência é que é matéria da existência, tanto faz. Você tem curiosidade, quer saber como as coisas funcionam? Pronto, virou cientista. Mas não pode ficar na primeira pergunta, não. Começou, meu filho, não dá mais pra parar... Sempre que Madame Íon aparece, traz muitas perguntas e algumas respostas sobre os intrigantes mistérios do mundo.
Madame Íon
Prof. Belmiro Wolski
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Robert P. Crease
Chefe do Departamento de Filosofia da Stony Brook University e historiador no Brookhaven National Laboratory, nos EUA. No Brasil, foi publicado seu livro Os dez mais belos experimentos (2006, Jorge Zahar Editora) sobre as histórias das experiências nas ciências. Este artigo foi originalmente publicado na edição de outubro de 2007 da revista Physics World e traduzido com autorização do editor.
Lorenzo Aldé
Jornalista
Cândido Grzybowski
Sociólogo, diretor do Ibase
Anderson Barboza de Souza
Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestrando pelo Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Ana Maria Radaelli da Silva
Professora do curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo (RS), mestre em Metodologia Aplicada às Geociências pelo IG/Unicamp
Lorenzo Aldé
Paulo Roberto Russo
Professor assistente do Curso de Geografia do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (MSB), professor titular do Departamento de Geografia da Fundação Educacional de Duque de Caxias (FEUDUC) e membro do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CLIMAGEO-UFRJ)
Gláucio José Marafon
Professor do Departamento de Geografia da UERJ. Doutor em Geografia pela UFRJ
Prof. Dr. Carlos Alberto F. da Silva
Departamento de Geografia da UFF
Janaína Eliza Fadel
Geógrafa pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Geomática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professora da Fundação CECIERJ, Professora da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
Profª. Msc. Michéle Tancman Candido da Silva
UFF / Fundação CECIERJ
Raimundo Santos
Professor da UFRRJ e autor do livro Caio Prado Jr. na Cultura Política Brasileira, coedição Mauad/Faperj, Rio de Janeiro, 2001.
Janaína Eliza Fadel
Mestre em Geomática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Raimundo Santos
Professor do UFRRJ e autor do livro Caio Prado Jr. na Cultura Política Brasileira, coed. Faperj/Mauad, Rio de Janeiro, 2001.
Hindenburgo Francisco Pires
Professor de Geografia/UERJ
Maria Terêsa da Silva Abreu
Professora de Geografia
Antonio Jorge Gouvêa
Especialista em Gestão para Educação Ambiental
Professor Doutor Hindenburgo F. Pires
Marcelo Solé Wanderley
Geógrafo e aluno do curso Exclusão Digital e Ciberespaço da Fundação Cecierj
Ali Kamel
Jornalista
Ali Kamel
Jornalista
Ali Kamel
Jornalista
Jorge Candido da Silva
Professor, mestrando de Política Social (UFF)
Jorge Alberto S. Machado
Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Karla Hansen
Léo Silva
Leonardo de Menezes e Péricles Gomes
Maria Cláudia de Freitas
Mestre em Linguística pela PUC - Rio
Elisa Goldman
Mestre em História Social pela PUC-Rio
Silvana Assad
Mestranda da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.
Manoel Luís Salgado Guimarães
Doutor em história pela Universidade Livre de Berlim, autor da tese A escrita da história e a questão nacional no Brasil - 1838-1857 (mimeo). Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Selma Rinaldi de Mattos
Maria Cláudia de Freitas
Mestre em Linguística pela PUC - Rio
José Luís Fiori
Doutor em Ciência Política pela USP e professor titular de Economia Política Internacional na UFRJ e na UERJ.
Raimundo Santos
Professor da UFRRJ e autor do livro Caio Prado Jr. na cultura política brasileira
Elisa Goldman
Mestre em História pela PUC-Rio
Lorenzo Aldé
Jornalista
Pero Vaz de Caminha
Claudio Barbosa Recco
Professor formado em História pela USP
Pablo Capistrano
Escritor, professor de Filosofia
Lorenzo Aldé
Raimundo Santos
Professor do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade CPDA, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Mara Lúcia Martins
Kola Abimbola
Karla Hansen
Ricardo Corrêa Peixoto
Prof. Dr. Eduardo Marques da Silva
Professor
Prof. Dr. Eduardo Marques da Silva
Elisa Lucinda
Cyana Leahy-Dios
Andrea Cecilia Ramal
Salmo Dansa
Mestre em Design
Ildeu de Castro Moreira
Instituto de Física - UFRJ
Rosane da Silva Gomes
Professora do Colégio Pedro II Unidade Tijuca I
Beatriz Resende
Mara Lúcia Martins
Adriana Saldanha Guimarães
Pesquisadora carioca e mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio
Luís Estrela de Matos
Poeta por (in)vocação, contista e professor universitário
George Pólya (1887-1985)
Professor húngaro, teórico do ensino da Matemática
Lúcia Vasconcellos
Professora de Matemática do Cederj/Extensão
Gerusa Alexsandra de Araújo
Professora de Matemática
Hélio Schwartsman
Paulo Gusmão
Doutor em Matemática e professor da Universidade Federal Fluminense
Karla Hansen
Jornalista
André Trigueiro
Jornalista, redator e apresentador do Jornal das Dez, da Globonews, desde 1996. Apresentador do programa Conexão Verde do Rádio Viva Rio AM (1180 kwz).
Lorenzo Aldé
Jornalista
Karla Hansen
Jornalista
Pablo Capistrano
Escritor e professor de filosofia
Antonio Jorge Gouvêa
Professor
Leonardo Soares Quirino da Silva
Prof.AJGouvea
Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro
Claudio Cezar Henriques
Professor titular de Língua Portuguesa da UERJ
Maria Cláudia de Freitas
Mestre em Linguística pela PUC - Rio
Luís Estrela de Matos
Poeta por (in)vocação, contista e professor universitário.
Lorenzo Aldé
Jornalista
Lorenzo Aldé
Jornalista
Autor anônimo
Texto recebido por e-mail
Lorenzo Aldé
Jornalista
Isabella Ribeiro Faria
Conteudista de Extensão do Cecierj
Inah Brider
Conteudista de Química do Portal
Inah Brider
Professoras de Química
Fábia Magali Santos
Odete Sidericoudes
Mestre em Educação Matemática - UNESP e Doutoranda em Educação do Programa de Pos-Graduação em Educação
José Armando Valente
Coordenador do núcleo de informatica aplicada à educação da Unicamp e vice-presidente da SIBE - Sociedade Brasileira de Informática Educacional.
Léa da Cruz Fagundes
Louk Box
Louk Box é professor de Cooperação Internacional na Universidade de Maastricht, colaborou com a criação da Cooperativa Euforic e da Fundação Internacional OneWorld.
Graciela Baroni Selaimen
Diretor Executivo da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS)
Ivônio Barros
Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT)
Luiz Pinguelli Rosa
Vice-diretor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio e Janeiro (COPPE)
Maria Licia Torres
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá
Leonardo Soares Quirino da Silva
José Armando Valente
Por Vicky Phillips
Alberto Tornaghi
Coordenação de Extensão da Fundação CECIERJ
Ser professor provoca situações realmente inesperadas e marcantes.
Por que estou escrevendo isto? Uma das mais significativas notícias deste início de setembro foi a decisão de uma turma de um colégio particular de Ensino Médio do Rio de Janeiro: raspar a cabeça em solidariedade à professora, que foi diagnosticada com câncer de mama. Pelo modelo terapêutico atual, ela irá fazer sessões de quimioterapia que a levarão a perder seus cabelos morenos.
Mas não foi simplesmente os estudantes aparecerem na escola com máquina zero passadas nas madeixas. Eles prepararam um café da manhã pra ela e, ao final do discurso de recepção, o orador, que até então estava de capuz, tirou-o e mostrou a cabeça raspada. Os outros alunos fizeram o mesmo. Claro que isso é emocionante, mas é mais: é reconfortante e incentivador. Certamente essa professora irá para seu tratamento com muito mais confiança e disposição, ao perceber que faz a diferença para seus alunos.
Essa integração do professor com seus alunos é fundamental para a educação, para o processo de ensino-aprendizagem; se há (re)conhecimento entre professor e aluno, há a possibilidade de troca, de respeito e de valorização. O aluno sabe que não vai ser ridicularizado ao fazer qualquer pergunta; o professor estará certo de que o que está ensinando é significativo para seus discentes, pois recebe deles a resposta ao seu trabalho.
É óbvio que buscar a integração não significa o professor entrar no Facebook e comentar que está triste, com dor de cabeça, indo dormir ou que a mulher o abandonou. Significa, ao contrário, buscar motivar e servir de exemplo para suas turmas, dar valor ao que elas produzem (e não só em termos de conteúdos que atendem ao currículo oficial), interessar-se pelo que atrai a atenção deles.
Mas pra isso é preciso tempo de relação, de troca, de intercâmbio – e é o que menos temos visto hoje em dia, em todos os níveis e em todas as redes (públicas, privadas, de Educação Básica ou Superior).
Cada vez é mais comum a troca de professores durante o período letivo, com todos os prejuízos advindos daí, inclusive os administrativo-burocráticos. Em alguns casos, a substituição acontece poucos meses depois de o docente ter assumido uma turma. Na rede particular, a excessiva padronização do trabalho e dos conteúdos e a ameaça de demissão tornam-se fatores impeditivos de experiências didáticas; na rede pública, as aposentadorias, licenças e mudanças de carga horária levam a diversas trocas; só como exemplo: na escola em que trabalho, já houve duas substituições de professores de Filosofia e uma de Artes. Ou seja, as turmas estão no terceiro professor de Filosofia e no segundo de Artes. Professores de várias escolas também comentam essa situação – de que estão substituindo professores, de que tiveram aumentado o número de turmas e de escolas em que trabalham. Para quem fala tanto em interdisciplinaridade, essas trocas são um prato vazio...
Somando a isso as salas muitas vezes superlotadas, não há como fazer um trabalho um pouco menos massificado. Não há como criar empatia com os alunos, com a comunidade, com a instituição.
Por isso o exemplo da professora é significativo. É de tirar o chapéu (ou o capuz).
Publicado em 16 de setembro de 2014.
Publicado em 16 de setembro de 2014
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.