Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Integração do professor com a turma

Alexandre Rodrigues Alves

Maria Cláudia de Freitas

Mestre em Linguística pela PUC - Rio

Andréa Velloso Cristina de Oliveira Maia

Conteudistas de Biologia do do CEDERJ

Cristina de Oliveira Maia Denise Lannes

Conteudistas de Biologia da Extensão do Cecierj

Danielle Serra de Lima Moraes e Berenice Quinzani Jordão

Mayana Zatz

Mayana Zatz

Antonio Carlos Campos de Carvalho

Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ricardo Zorzetto

Jornalista

Walter Colli

Professor titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo

Felipe A. P. L. Costa

Biólogo

Felipe A. P. L. Costa

Biólogo , autor do livro Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas" (2003).

Stephen Jay Gould

Mário de Pinna

Museu de Zoologia, USP

Marcia L. Triunfol

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Cândido Grzybowski

Sociólogo, Diretor do Ibase

Carolina Matta Machado

Lorenzo Aldé

Rosana Heringer

Socióloga, professora da Ucam e pesquisadora da Cepia

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Eduardo Galeano

Autor de "As Veias Abertas da América Latina", entre outras obras.

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Lorenzo Aldé

Redator e revisor do Portal

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Sergio Henrique Martins

Redator

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Leila Linhares Barsted

Diretora da organização não-governamental CEPIA, Conselheira do CEDIM, Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Leila Linhares Barsted

Diretora da organização não-governamental CEPIA, Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM), Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Gilberta Acselrad

Mestra em Educação, coordenadora do curso de extensão universitária "Drogas e Aids: questões de direitos humanos",  no Programa Cidadania e Direitos Humanos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Cristina Bruschini e Tina Amado

Moema Toscano

Socióloga

Liv Sovik

Professora da Escola de Comunicação (ECO)/ UFRJ

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Mônica Franch, Carla Batista e Silvia Camurça

Karla Hansen

Jornalista do Portal

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

 Pablo Capistrano

 Escritor e professor de filosofia

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

AnaCris Bittencourt

Jornalista

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Maurício Santoro

Jornalista e pesquisador do Ibase

Rosana Heringer

Socióloga, pesquisadora da Universidade Cândido Mendes (Ucam), da Cepia/Fórum da Sociedade Civil nas Américas e membro do Instituto de Estudos Raciais e Étnicos (Ierê).

Aaron Wildavsky

Maria Eduarda Mattar

Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits)

Leonardo Mello

Sociólogo, coordenador do projeto Democratização do Orçamento Público do Ibase

Leonardo Mello

Sociólogo, pesquisador do Ibase

Matilde Ribeiro

Assistente social, mestre em Psicologia Social pela PUC/SP e assessora de Direitos da Mulher na Prefeitura de Santo André, SP.

Júlio Silva

Sociólogo, especialista em Educação, coordenador do projeto Democratização do Orçamento de São João de Meriti

Júlia Ribeiro

Socióloga, coordenadora de Capacitação em Orçamento Público do Ibase

Julia Ribeiro

Cientista social, pesquisadora do Ibase

François E. J. de Bremaeker

Economista e geógrafo, coordenador de Articulação Político-Institucional do Ibam

Sonia Corrêa

Coordenadora da Rede Dawn/Brasil

Maria das Graças M. Ribeiro

Socióloga, Doutora em Educação e Prof. Adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Elenaldo Celso Teixeira

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Karine Mueller

Jornalista

Giovânia Costa

Ricardo Prado

Maestro

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Maria da Conceição Tavares

Economista, professora da UFRJ e Unicamp e ex-deputada federal pelo PT

Charles Pennaforte

Mestrando pela Facultad de Geografía da Universidad de La Habana (Cuba) Pesquisador-associado ao Núcleo de Estudos em Política Internacional e Comparada (NEPIC/ IFCS/UFRJ)

Lorenzo Aldé

Carlos Lessa

Economista

Armando Correa de Siqueira Neto

Psicólogo e professor

Pablo Capistrano

Pablo Capistrano

Lorenzo Aldé

Jornalista, Portal da Educação Pública

Eliana Gomes Pereira Pougy

Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, mestranda em Psicologia da Educação pela FE/USP e autora da coleção Criança e Arte - descobrindo as artes visuais (Ática).

Regina Yolanda

Ilustradora

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Olympe de Gouges

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva

Mônica Mandarino

Janete Bolite Frant

PhD em Educação Matemática pela New York University, Pesquisadora Associada da Rutgers University, Professora da PUC-SP

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Heloisa Padilha

Psicopedagoga Institucional. Mestre em Educação pela PUC-Rio.

Carolina Matta Machado

Ricardo Prado entrevista Rubem Alves

Fredric Michael Litto

Professor Titular da Universidade de São Paulo.

José A. Valente

NIED - UNICAMP

Dra. Lenise Aparecida Martins Garcia

Profª. do Dept°. de Biologia Celular da Universidade de Brasilia

Eduardo O. C. Chaves

Professor Titular de Filosofia da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Consultor do Instituto Ayrton Senna (IAS).

Fernando Rossetti

Jornalista e coordenador geral da Cidade Escola Aprendiz

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Lorenzo Aldé

Jornalista

Laerte Vargas

Contador de Histórias

Andrea Cecilia Ramal

Giovânia Costa

Graduanda em Filosofia pelo IFCS (UFRJ)

Giovânia Costa

Rita Marisa Ribes Pereira

Professora da Faculdade de Educação da Uerj e do Curso de Especialização em Educação Infantil da PUC-Rio.

Marcelo Bessa

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Karla Hansen

Jussara Hoffmann

Escritora e consultora em educação

Íris Rodrigues de Oliveira

Chefe do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ e doutoranda em Filosofia

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Marina S. Rodrigues Almeida

Psicóloga, psicopedagoga e pedagoga

Márcia Pires Ramos de Magalhães Gomes

Doutora em Educação pela UFRJ, psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis

Taís Rabetti Giannella, Miriam Struchiner e Regina Maria Vieira Ricciardi

Laboratório de Tecnologias Cognitivas (Nutes/UFRJ) Apoio: CNPq, Capes, Paped/Seed/MEC

Alcione Araújo

Sonia Cotrim

Consultora executiva do Núcleo Rio do Projeto Aids e a Escola, de 1994 a 2001

Marcelo Bessa

Eniceia Gonçalves Mendes

Professora da Universidade Federal de São Carlos

Chico Guil

Escritor, artista plástico, publicitário e jornalista

Márcia Stein

Educadora

Roseli Salete Caldart

Setor de Educação do MST

Marcia Stein

Educadora

Leonardo Soares Quirino da Silva

Mara Lúcia Martins

José Carlos Libâneo

Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Mara Lúcia Martins

Mara Lúcia Martins

Mara Lúcia Martins

Prof. Dra. Bertha de Borja Reis do Valle

UERJ

Leonardo Soares Quirino da Silva

Armando Correa de Siqueira Neto

Psicólogo e escritor

Pablo Capistrano

Folósofo e professor

Leonardo Soares Quirino da Silva

Júlia Nelly dos Santos Pereira

Professora de Letras

Hilton Japiassu

Laerte Vargas

Contador de histórias

Leonardo Soares Quirino da Silva

Priscilla Maia Rangel

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, aluna do Curso de Especialização em Psicopedagogia da UERJ

Walter Omar Kohan

Professor de Filosofia da Educação da Uerj

Janaina Pires Garcia

Mestranda em educação na UFRJ

Agnaldo Farias

Professor do curso de Arquitetura da USP/São Carlos

Maria Tornaghi

Coordenadora do Núcleo de Crianças e Jovens da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - RJ

Karla Hansen

Jornalista

Salmo Dansa

Mestre em Design pela PUC-Rio

Maria Tornaghi

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Eliana Gomes Pereira Pougy

Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, mestranda em Psicologia da Educação pela FE/USP e autora da coleção Criança e Arte - descobrindo as artes visuais, da editora Ática.

Lorenzo Aldé

Bonnie Axer

Jonathan Winson

Karla Hansen

André Braga

Mestrando em Filosofia pela UFRJ

Roberto Azoubel

Paula Medeiros

Kátia Maria Alves Barata

Licenciada em Educação Física e cofundadora e focalizadora da Cooperando – Instituto para a Cooperação

André Martins

Prof. Adjunto do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ. Doutor em Filosofia pela Université de Nice, França.

Pablo Capistrano

Escritor e professor de filosofia e história do Direito

Georgia Amitrano

Filósofa

Eliana Gomes Pereira Pougy

Bacharel em Comunicação Social pela FAAP, mestranda em Psicologia da Educação pela FE/USP e autora da coleção Criança e Arte - descobrindo as artes visuais, da editora Ática.

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Geovana da Paz Monteiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia – UFBA; bolsista FAPESB, sob a orientação dos professores doutores Olival Freire Jr. e João Carlos Salles Pires da Silva.

Giovânia Costa

Graduanda de Filosofia da UFRJ

Celso João Carminati

Professor de Filosofia da Educação na Universidade do Vale do Itajaí e Doutorando em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.

Pablo Capistrano

Escritor, professor de filosofia

Mauro Costa da Silva

Mestrando da Área Interdisciplinar de História da Ciência, das Técnicas e Epistemologia Coppe/UFRJ

Ildeu de Castro Moreira

IF - UFRJ

Guiomar E. Ciapuscio

PhD em linguística da Universidade de Bielefeld (Alemanha), professora associada da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA) e pesquisadora independente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina.

Ildeu de Castro Moreira

Físico, professor do Instituto de Física da UFRJ e Jornalista da Folha de SP

Ildeu de Castro Moreira

Graduado e doutor em Física e professor do Instituto de Física e da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Amélia Império Hamburger

Física, pesquisadora da USP na área da História da Ciência

Marcos A. Pimenta

Departamento de Física, Universidade Federal de Minas Gerais

Madame Íon

Madame Íon foi assim batizada por seu primeiro mestre, o grande alquimista medieval Magnetum Stratosfericus, no século XII. Apaixonado estudioso dos ímãs, o velho Stratosfericus escolheu esse nome devido à personalidade intensa, agitada e inquieta de sua discípula. Madame Íon não descansa enquanto não consegue responder a todas as perguntas. Por isso ela não descansa nunca. Cientista cibernética da alquimia pós-moderna, Madame Íon só perde as estribeiras quando ouve falar de currículo, disciplina, conteúdo, essas coisas do arco da velha. Não é, Madame? - A única matéria da ciência é a existência, meus caros. Ou a ciência é que é matéria da existência, tanto faz. Você tem curiosidade, quer saber como as coisas funcionam? Pronto, virou cientista. Mas não pode ficar na primeira pergunta, não. Começou, meu filho, não dá mais pra parar... Sempre que Madame Íon aparece, traz muitas perguntas e algumas respostas sobre os intrigantes mistérios do mundo.

Madame Íon

Prof. Belmiro Wolski

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Robert P. Crease

Chefe do Departamento de Filosofia da Stony Brook University e historiador no Brookhaven National Laboratory, nos EUA. No Brasil, foi publicado seu livro Os dez mais belos experimentos (2006, Jorge Zahar Editora) sobre as histórias das experiências nas ciências. Este artigo foi originalmente publicado na edição de outubro de 2007 da revista Physics World e traduzido com autorização do editor.

Lorenzo Aldé

Jornalista

Cândido Grzybowski

Sociólogo, diretor do Ibase

Anderson Barboza de Souza

Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestrando pelo Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ana Maria Radaelli da Silva

Professora do curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo (RS), mestre em Metodologia Aplicada às Geociências pelo IG/Unicamp

Lorenzo Aldé

Paulo Roberto Russo

Professor assistente do Curso de Geografia do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (MSB), professor titular do Departamento de Geografia da Fundação Educacional de Duque de Caxias (FEUDUC) e membro do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CLIMAGEO-UFRJ)

Gláucio José Marafon

Professor do Departamento de Geografia da UERJ. Doutor em Geografia pela UFRJ

Prof. Dr. Carlos Alberto F. da Silva

Departamento de Geografia da UFF

Janaína Eliza Fadel

Geógrafa pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Geomática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professora da Fundação CECIERJ, Professora da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

Profª. Msc. Michéle Tancman Candido da Silva

UFF / Fundação CECIERJ

Raimundo Santos

Professor da UFRRJ e autor do livro Caio Prado Jr. na Cultura Política Brasileira, coedição Mauad/Faperj, Rio de Janeiro, 2001.

Janaína Eliza Fadel

Mestre em Geomática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Raimundo Santos

Professor do UFRRJ e autor do livro Caio Prado Jr. na Cultura Política Brasileira, coed. Faperj/Mauad, Rio de Janeiro, 2001.

Hindenburgo Francisco Pires

Professor de Geografia/UERJ

Maria Terêsa da Silva Abreu

Professora de Geografia

Antonio Jorge Gouvêa

Especialista em Gestão para Educação Ambiental

Professor Doutor Hindenburgo F. Pires

Marcelo Solé Wanderley

Geógrafo e aluno do curso Exclusão Digital e Ciberespaço da Fundação Cecierj

Ali Kamel

Jornalista

Ali Kamel

Jornalista

Ali Kamel

Jornalista

Jorge Candido da Silva

Professor, mestrando de Política Social (UFF)

Jorge Alberto S. Machado

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Karla Hansen

Léo Silva

Leonardo de Menezes e Péricles Gomes

Maria Cláudia de Freitas

Mestre em Linguística pela PUC - Rio

Elisa Goldman

Mestre em História Social pela PUC-Rio

Silvana Assad

Mestranda da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Manoel Luís Salgado Guimarães

Doutor em história pela Universidade Livre de Berlim, autor da tese A escrita da história e a questão nacional no Brasil - 1838-1857 (mimeo). Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Selma Rinaldi de Mattos

Maria Cláudia de Freitas

Mestre em Linguística pela PUC - Rio

José Luís Fiori

Doutor em Ciência Política pela USP e professor titular de Economia Política Internacional na UFRJ e na UERJ.

Raimundo Santos

Professor da UFRRJ e autor do livro Caio Prado Jr. na cultura política brasileira

Elisa Goldman

Mestre em História pela PUC-Rio

Lorenzo Aldé

Jornalista

Pero Vaz de Caminha

Claudio Barbosa Recco

Professor formado em História pela USP

Pablo Capistrano

Escritor, professor de Filosofia

Lorenzo Aldé

Raimundo Santos

Professor do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade CPDA, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mara Lúcia Martins

Kola Abimbola

Karla Hansen

Ricardo Corrêa Peixoto

Prof. Dr. Eduardo Marques da Silva

Professor

Prof. Dr. Eduardo Marques da Silva

Elisa Lucinda

Cyana Leahy-Dios

Andrea Cecilia Ramal

Salmo Dansa

Mestre em Design

Ildeu de Castro Moreira

Instituto de Física - UFRJ

Rosane da Silva Gomes

Professora do Colégio Pedro II Unidade Tijuca I

Beatriz Resende

Mara Lúcia Martins

Adriana Saldanha Guimarães

Pesquisadora carioca e mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio

Luís Estrela de Matos

Poeta por (in)vocação, contista e professor universitário

George Pólya (1887-1985)

Professor húngaro, teórico do ensino da Matemática

Lúcia Vasconcellos

Professora de Matemática do Cederj/Extensão

Gerusa Alexsandra de Araújo

Professora de Matemática

Hélio Schwartsman

Paulo Gusmão

Doutor em Matemática e professor da Universidade Federal Fluminense

Karla Hansen

Jornalista

André Trigueiro

Jornalista, redator e apresentador do Jornal das Dez, da Globonews, desde 1996. Apresentador do programa Conexão Verde do Rádio Viva Rio AM (1180 kwz). 

Lorenzo Aldé

Jornalista

Karla Hansen

Jornalista

Pablo Capistrano

Escritor e professor de filosofia

Antonio Jorge Gouvêa

Professor

Leonardo Soares Quirino da Silva

Prof.AJGouvea

Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro

Claudio Cezar Henriques

Professor titular de Língua Portuguesa da UERJ

Maria Cláudia de Freitas

Mestre em Linguística pela PUC - Rio

Luís Estrela de Matos

Poeta por (in)vocação, contista e professor universitário.

Lorenzo Aldé

Jornalista

Lorenzo Aldé

Jornalista

Autor anônimo

Texto recebido por e-mail

Lorenzo Aldé

Jornalista

Isabella Ribeiro Faria

Conteudista de Extensão do Cecierj

Inah Brider

Conteudista de Química do Portal

Inah Brider

Professoras de Química

Fábia Magali Santos

Odete Sidericoudes

Mestre em Educação Matemática - UNESP e Doutoranda em Educação do Programa de Pos-Graduação em Educação

José Armando Valente

Coordenador do núcleo de informatica aplicada à educação da Unicamp e vice-presidente da SIBE - Sociedade Brasileira de Informática Educacional.

Léa da Cruz Fagundes

Louk Box

Louk Box é professor de Cooperação Internacional na Universidade de Maastricht, colaborou com a criação da Cooperativa Euforic e da Fundação Internacional OneWorld.

Graciela Baroni Selaimen

Diretor Executivo da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS)

Ivônio Barros

Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT)

Luiz Pinguelli Rosa

Vice-diretor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio e Janeiro (COPPE)

Maria Licia Torres

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá

Leonardo Soares Quirino da Silva

José Armando Valente

Por Vicky Phillips

Alberto Tornaghi

Coordenação de Extensão da Fundação CECIERJ

Ser professor provoca situações realmente inesperadas e marcantes.
Por que estou escrevendo isto? Uma das mais significativas notícias deste início de setembro foi a decisão de uma turma de um colégio particular de Ensino Médio do Rio de Janeiro: raspar a cabeça em solidariedade à professora, que foi diagnosticada com câncer de mama. Pelo modelo terapêutico atual, ela irá fazer sessões de quimioterapia que a levarão a perder seus cabelos morenos.

Mas não foi simplesmente os estudantes aparecerem na escola com máquina zero passadas nas madeixas. Eles prepararam um café da manhã pra ela e, ao final do discurso de recepção, o orador, que até então estava de capuz, tirou-o e mostrou a cabeça raspada. Os outros alunos fizeram o mesmo. Claro que isso é emocionante, mas é mais: é reconfortante e incentivador. Certamente essa professora irá para seu tratamento com muito mais confiança e disposição, ao perceber que faz a diferença para seus alunos.

Essa integração do professor com seus alunos é fundamental para a educação, para o processo de ensino-aprendizagem; se há (re)conhecimento entre professor e aluno, há a possibilidade de troca, de respeito e de valorização. O aluno sabe que não vai ser ridicularizado ao fazer qualquer pergunta; o professor estará certo de que o que está ensinando é significativo para seus discentes, pois recebe deles a resposta ao seu trabalho.

É óbvio que buscar a integração não significa o professor entrar no Facebook e comentar que está triste, com dor de cabeça, indo dormir ou que a mulher o abandonou. Significa, ao contrário, buscar motivar e servir de exemplo para suas turmas, dar valor ao que elas produzem (e não só em termos de conteúdos que atendem ao currículo oficial), interessar-se pelo que atrai a atenção deles.

Mas pra isso é preciso tempo de relação, de troca, de intercâmbio – e é o que menos temos visto hoje em dia, em todos os níveis e em todas as redes (públicas, privadas, de Educação Básica ou Superior).

Cada vez é mais comum a troca de professores durante o período letivo, com todos os prejuízos advindos daí, inclusive os administrativo-burocráticos. Em alguns casos, a substituição acontece poucos meses depois de o docente ter assumido uma turma. Na rede particular, a excessiva padronização do trabalho e dos conteúdos e a ameaça de demissão tornam-se fatores impeditivos de experiências didáticas; na rede pública, as aposentadorias, licenças e mudanças de carga horária levam a diversas trocas; só como exemplo: na escola em que trabalho, já houve duas substituições de professores de Filosofia e uma de Artes. Ou seja, as turmas estão no terceiro professor de Filosofia e no segundo de Artes. Professores de várias escolas também comentam essa situação – de que estão substituindo professores, de que tiveram aumentado o número de turmas e de escolas em que trabalham. Para quem fala tanto em interdisciplinaridade, essas trocas são um prato vazio...

Somando a isso as salas muitas vezes superlotadas, não há como fazer um trabalho um pouco menos massificado. Não há como criar empatia com os alunos, com a comunidade, com a instituição.

Por isso o exemplo da professora é significativo. É de tirar o chapéu (ou o capuz).

Publicado em 16 de setembro de 2014.

Publicado em 16 de setembro de 2014

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.