Metodologia de ensino da Literatura - Apresentação

Cristiane Brasileiro

Doutora em Letras pela PUC-Rio, coordenadora geral da área de Linguagens & Códigos da Fundação Cecierj; orientadora dos TFC da área de Metodologia do Ensino de Literatura da Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual

Estamos apresentando aqui uma primeira amostra da produção dos professores da rede estadual que integraram a turma pioneira da Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, curso realizado por uma parceria com a Seeduc e a Fundação Cecierj, devidamente coordenado e certificado pela UFRRJ.

Entendemos, neste sentido, que o contexto no qual esses cinco artigos agora publicados se insere é muito especial: pela primeira vez, o governo do estado financiou integralmente uma especialização a distância voltada para um grande público de docentes da rede. Além disso, esse curso teve um projeto instrucional original, criado com a função clara de promover um acompanhamento direto e sistemático da prática nas salas de aula do Ensino Básico das escolas públicas. E, tendo essa ênfase fortemente profissionalizante, ao mesmo tempo o curso pôde contar, por meio do Consórcio Cederj, com alguns dos mais destacados professores das universidades públicas dentre os autores dos materiais didáticos e coordenadores das disciplinas e ainda uma equipe de tutores de alta qualidade. No encerramento da primeira turma, 113 artigos individuais haviam sido produzidos, quase todos vindos de professores cursistas que jamais tinham escrito nada do gênero.

Não por acaso, os artigos que estamos apresentando estão imersos nos desafios e nas vitórias que estão revolvendo o chão da escola no estado. Tematizando questões atuais e dramáticas com metodologias que buscam dar rendimento original à experiência que os docentes efetivamente estão tendo, esses textos acendem as discussões sobre assuntos tão variados quanto as bases teóricas do Currículo Mínimo implementado em 2012, as faces concretas da opressão e do prazer no ensino da leitura literária, os meandros da implementação do trabalho com a cultura africana em sala de aula, os resultados da pedagogia de projetos para desenvolvimento da leitura e, por fim, o impacto da própria formação continuada sobre o trabalho dos professores. E, neste primeiro momento, os artigos que estamos apresentando convergem em torno do foco sobre uma área das Letras ainda muito pouco explorada e, no entanto, tão necessária: a da Metodologia do Ensino de Literatura.

Publicado em 28 de janeiro de 2014

Como citar este artigo (ABNT)

BRASILEIRO, Cristiane. Metodologia de ensino da Literatura - Apresentação. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 14, nº 4, 28 de janeiro de 2014. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/4/metodologia-de-ensino-da-literatura-apresentacao