Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Recontando

Alexandre Alves

Para as crianças que querem saber mais e se divertir também!

Imagem da página inicial do site
http://www.recontando.com

Um jornal feito por crianças, para o interesse das crianças. E com visual de site para crianças. Esse é o Recontando, cujo slogan é “Jornalismo na medida das crianças”. É um site novo, tão novo que até a seção Nossa história ainda está vazia...

Na página inicial, esta semana, vídeos de entrevistas exclusivas do conselho editorial mirim com duas personalidades que dizem muito ao público-alvo: Maurício de Sousa e Ziraldo. Está lá também um vídeo sobre Nelson Mandela, morto em dezembro passado e um vídeo sobre obesidade infantil, o que mostra que os assuntos “de adultos” e os que afetam o público são abordados igualmente; afinal, criança pode saber de tudo que se passa no mundo...

Visualmente, além de muito colorido, o site é bem simples, de navegação até óbvia. Abaixo do nome estão as seções: Editorias, Nossa história, Somos notícia, Jogos, Quadrinhos, Blog, Vídeos, Áudios e Escolas.

Como dá para imaginar, na primeira seção estão as notícias propriamente ditas, organizadas por assunto: política, Economia, Polícia, Meio ambiente, Esporte, Saúde, Ciência e Tecnologia... Certamente é a mais desenvolvida do site.

Na seção Somos notícia estão as chamadas para os artigos e posts em que o site é mencionado. Nos Jogos há links para o Jogo das Combinações e para o Jogo da Memória, que são praticados online. Imagino que em breve aparecerão outros.

Na seção Quadrinhos, há vários deles abordando temas como Black Blocs, petróleo, reciclagem, lei seca e enchentes, entre outros. Entre os Vídeos há animações sobre diversos temas, além do citado Mandela: renúncia do Papa, a tragédia em Santa Maria-RS, a ararinha azul etc.

Além dessas seções, há um boxe com vários desenhos constando apenas dos traços para imprimir e colorir, com figuras falando de clima, exército, Brasília, dengue...

Recontando é um espaço para entretenimento e informação das crianças, que certamente ficarão por dentro de notícias de uma maneira leve e de acordo com seu interesse e sua faixa etária.

Vale a pena conhecer!

Publicado em 25 de fevereiro de 2014

Publicado em 25 de fevereiro de 2014

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.