Educação Ambiental por meio de vídeos

Any Bernstein

DSc em Biotecnologia Vegetal, MSc em Bioquímica, professora da Fundação Cecierj

Reciclar é bom, reciclar é preciso, vamos todos reciclar para salvar o planeta...

retrospectiva-1

Você sabe o que é uma recicloteca? É uma biblioteca de materiais que podem ser reciclados e convertidos em uma infinidade de outros produtos. Que materiais são esses? Entulho, matéria orgânica, papel, plástico, vidro e por aí vai! Como a matéria orgânica vira adubo? O plástico pode se transformar em papel? O óleo de cozinha em combustível? Como reciclar uma latinha de alumínio? Essas e outras transformações compõem uma recicloteca!

Muitos desses processos tornam-se misteriosos quando não se tem a oportunidade de visualizar o caminho percorrido na reciclagem. A utilização de vídeos permite acompanhar a articulação entre as várias etapas da assim chamada “gestão do lixo”. O processo se inicia na coleta do lixo pela empresa, passa por uma série de etapas, em que catadores separam o material reciclável do resíduo sólido para só então seguir caminhos distintos: transformação dos recicláveis em outros produtos, descarte de resíduos em aterros sanitários ou, na situação ideal, a logística reversa, quando o material descartado constitui parte integrante do processo de sua produção.

Essses assuntos foram tratados no curso Sustentabilidade no Contexto das Ciências, oferecido na formação continuada de professores em 2013 e 2014 pela Fundação Cecierj.

Dentre as atividades propostas no curso, foi solicitada a pesquisa na internet de vídeos sobre reciclagem de materiais para compor um banco multimídia, que denominamos “Reciclovideoteca”. Essa atividade teve como objetivo aprofundar o conceito de reciclagem, diferenciando-o da simples reutilização dos materiais, e sensibilizar os alunos para aspectos tecnologicos e sociais envolvidos no processo de gestão do lixo.

Construção da “Recicloteca multimídia”

Reciclar por quê, o quê, quando e como?
Vamos construir juntos um banco de vídeos sobre reciclagem?
Busque no Youtube vídeos que ilustrem a gestão do lixo urbano, desde sua coleta até a reciclagem e que possam servir de material didático em suas aulas.
Faça uma sinopse do vídeo e compartilhe o endereço do link com os colegas. Construiremos assim um acervo colaborativo util a todos, com as novidades que existem no mercado. Mãos à obra!

Os melhores vídeos pesquisados pelas turmas de 2013 e 2014, com suas respectivas sinopses, foram reunidos na “Retrospectiva 2013/2014” e constituem um excelente exemplo de como criar um banco de materiais didáticos multimídia, utilizável na prática de Educação Ambiental nas escolas.

Esse acervo, que é apresentado a seguir, foi sistematizado para dar uma visão geral sobre o impacto ambiental do lixo, tanto no Brasil como no exterior, com destaque para coleta seletiva, papel social dos catadores de lixo, vários processos que utilizam materiais descartados como matéria-prima e vídeos infantis que abordam Educação Ambiental.

Este material didático é muito rico, é para ser aproveitado!

Impactos do lixo na natureza. a reciclagem como solução

O vídeo produzido pelos alunos de Ciências do Ambiente da Unicamp destaca o local e destino dos resíduos produzidos por nós. O grande volume gerado por pessoa e por dia em várias cidades leva à formação de uma sopa de plástico que pode ser reciclado. O trabalho é dividido em três partes; a primeira delas é focada na produção de lixo no mundo, exibindo estatísticas gerais, os impactos causados à fauna, à flora e aos recursos hídricos do planeta Terra das mais variadas formas. A segunda parte se dedica à situação do Brasil com relação ao lixo, à reciclagem e alguns dos benefícios de se reciclar o lixo. Chama a atenção para a problemática dos celulares, embalagens e o desperdício crescente. A terceira parte tem como objetivo indicar as maneiras de diminuir os danos ao ambiente, incentivando práticas que começam dentro de sua própria casa, tendo um enfoque mais regional, envolvendo Barão Geraldo, Campinas. Este vídeo foi indicado por Stephanie Lopes e  Inayna dos Santos.

http://youtu.be/ltD7A_Mhwt8

Lixo, seleção e reciclagem

Vídeo legendado apresenta o crescimento da produção de lixo, coleta e a história do lixo em Nova York. Estudos de Arqueologia no lixo derrubaram uma série de premissas de comportamentos sociais do século passado. Com a introdução de produtos tóxicos da industria química e a incineração de lixo que resultou em poluição atmosférica e descarte de lixo radioativo, a situação de descarte em terrenos se tornou inviável. A reciclagem passou a ser a solução a partir dos anos 1990.

http://youtu.be/uF7fyQrII34

Reciclagem

Este vídeo mostra uma sequência de paisagens naturais em que os ambientes vão sendo gradativamente transformados pela presença do lixo; destaca a importância da reciclagem. A música O que você quer, interpretada por Rita Lee, lembra a urgência de mudanças de hábitos. É uma oportunidade de reflexão e incentivo à sustentabilidade. Vídeo indicado por Djanira Mendonça Ferreira de Oliveira.

http://youtu.be/DMh-Frodbts

Reciclagem de lixo e coleta seletiva

Reportagem que aborda o cotidiano de uma pessoa na cidade de São Paulo fazendo a reflexão sobre os dados e impactos do lixo produzido e entendendo como funciona o despejo de lixo nos aterros. Além disso, apresenta o exemplo de um cidadão que adotou novas atitudes na sua casa e no prédio na separação do lixo e uma república em São Paulo que faz a compostagem de materiais orgânicos, que transforma restos de alimentos e em adubos, mostrando uma forma de destinação diferente dos aterros sanitários. Foi postado por Débora Cardoso Rezende do Nascimento.

http://youtu.be/8L1JjdklCrs

Alto Tietê sofre com problemas causados pelo lixo

Reportagem do Diário Ecologia denuncia a situação em que se encontram várias cidades de São Paulo em função do descaso da população com o descarte e o descuido com o lixo deixado nas ultimas eleições. Apela para que a população adquira consciência e colabore com o poder público.

http://globotv.globo.com/tv-diario/diario-ecologia/v/alto-tiete-sofre-com-problemas-causados-pelo-lixo-em-2014/3856559/

Reciclagem e coleta seletiva ativa

O vídeo institucional produzido em 2006 pelo Instituto Ipê Cultural alinha ações sociais, ambientais e culturais na busca de difundir a sustentabilidade do planeta em todas as camadas da sociedade. O vídeo destaca a quantidade de lixo que está sendo produzido no Brasil e iniciativas sustentáveis com foco na informação das atividades desenvovidas pelo instituto na região. Vídeo indicado por Larissa Marques Pires.

http://youtu.be/_JnLr3XCsR8

Reciclagem de materiais do rio Tietê

O vídeo destaca uma cooperativa criada pela ONG Cora no Arujá, próximo ao Rio Tietê, que faz reciclagem de materiais despejados no rio. Separa e prepara isopor para reciclagem. A coleta seletiva é feita em cooperativas de catadores, gerando empregos e produtos úteis. Mas para reutilização e reciclagem é necessário consciência ecológica e conhecimento do ciclo de vida dos materiais que consumimos: caminho verde para a logística reversa. Vídeo indicado por Érica de Melo Azevedo, de Nova Iguaçu.

http://globotv.globo.com/tv-diario/diario-ecologia/v/reciclagem-de-materiais-e-feita-em-cidades-do-alto-tiete/2748766/

Reciclagem de lixo eletrônico

O vídeo destaca a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga empresas e fabricantes de equipamentos eletrônicos a destinar corretamente seus resíduos. Mostra a oportunidade de criação de novas empresas que trabalhem com esses tipos de resíduos eletrônicos para a reciclagem. Vídeo indicado por Michelle Paiva dos Santos.

http://youtu.be/LTK9qsldZVA

Como anda a coleta de lixo eletrônico no Brasil?

Vídeo educativo sobre logística reversa que trata da lei que regulamenta o gerenciamento de resíduos sólidos, explicando como realizar o descarte dos materiais eletrônicos obsoletos e as responsabilidades para o consumidor devolver/descartar esse material. Postado por Cristiane da Silva Alves.

http://olhardigital.uol.com.br/video/como-anda-a-coleta-de-lixo-eletronico-no-brasil/34459

Descarte de eletroeletrônicos

Os vídeos trazem explicações sobre como proceder para o descarte de produtos eletrônicos e baterias/pilhas, destacam atitudes que podem colaborar com a redução desse tipo de resíduo, alertam sobre o impacto do descarte incorreto no meio ambiente e trazem mensagens importantes, como a mobilização de todos, inclusive das crianças, para a conscientização acerca do consumo de produtos que estimulam a obsolescência precoce e, por conseguinte, o aumento desse tipo de resíduo, e a realidade de que, quando queremos, sempre podemos encontrar onde/como fazer o descarte correto das pilhas/baterias e aparelhos eletrônicos. Indicados por Alexandre Lobato Ramos.

Lixo de pilhas e baterias ameaça o meio ambiente http://youtu.be/lZg6rjcAGmI

Globo Ecologia (reciclagem de celulares e baterias) http://youtu.be/lZg6rjcAGmI

Coleta de pilhas e baterias usadas http://youtu.be/6M0bjqMxlDw

Tá limpo!

Uma animação sobre a existência de microrganismos presentes no lixo que são vetores de doenças. A Educação Ambiental provoca uma reflexão sobre a importância da separação do lixo e seu descarte correto para a preservação/conservação do meio ambiente, promoção da saúde e qualidade de vida. Vídeo indicado por Laene Cassimiro.

http://youtu.be/mVnX2ZGlo3k

Lixo ou luxo? Seguindo os passos de um catador

Documentário retrata o dia a dia de um catador (Celso L. Cândido) de materiais recicláveis do bairro Cristina, em Santa Luzia-MG. Trabalha temas que vão além do descarte desnecessário de resíduos e da reciclagem, como a Educação Ambiental, a sustentabilidade, a degradação ambiental, o consumismo. Principalmente dá visibilidade ao sujeito catador, valorizando seu trabalho e reconhecendo sua importância fundamental ao meio ambiente.O vídeo é rápido e com um pitada de comédia. Indicado por Clara Ayume Ito de Lima.

http://youtu.be/4f0MNkX1LjM

Reciclagem: madeira feita de plástico reciclado

Matéria exibida pelo programa Pequenas empresas e grandes negócios, da Rede Globo, sobre processo de reciclagem de plástico para produção de madeira plástica, que possui quatro vezes mais resistência e pode ser utilizada sem restrição como madeira. Negócio novo no mercado, por isso o preço ainda é alto, mas possui vida útil maior que a madeira. Postado por Paula Pizarro Gallardo Jeronimo.

http://youtu.be/AgPRJK6ilrw

Reciclagem: camisa pode ser feita com garrafa pet

Idéia de uma empresa paraense, que aproveita plástico pet para produção de camisas, utilizando 50% de garrafa pet e 50% de algodão, papéis, sementes, ecocaneta, ecocopo; a empresa procura convênio com cooperativa de catadores para disseminar a reciclagem na região. Postado por Paula Pizarro Gallardo Jeronimo.

http://youtu.be/0d5jVpw7Xrk

Papel sintético (feito de lixo plástico reciclado)

Aplicação para reciclagem do plástico; o video apresenta o papel sintético feito de plástico, utilizando parceria entre indústria e universidade. 40% mais leve, utiliza lixo, menos tinta, pode ser molhado, depois de sujo pode ser limpo e a escrita é melhor. Postado por Alexandre Sebastião Lobato Ramos.

http://youtu.be/OAcA8vdqFKQ

Lixo Extraordinario (filme completo - Ing/Port)

Este documentário mostra a produção de obras de arte pelo artista Vik Muniz com material coletado no aterro do Jardim Gramacho. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2009, houve grandes transformações na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto – entre eles o presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho. A maior parte dos diálogos acontece em inglês, exceto as cenas com os moradores do Jardim Gramacho. Postado por Bianca Freire de Almeida Werneck.

https://www.youtube.com/watch?v=_4Xkml9dJLM

Um dia na vida de uma cooperativa de catadores

Vídeo apresentado por uma catadora que faz parte da Coopercapa, mostrando como funciona a triagem de materiais reciclaveis e o processamento desses materiais. Postado por Cristiane da Silva Alves

http://youtu.be/aIEfwi9KcAU

O Nosso Lixo (1/3) - Caminhos da Reportagem de 22/03/2012

Vídeo polêmico que denuncia o lado obscuro e difícil da reciclagem. Mostra o trabalho dos catadores que ficam à mercê de atravessadores que compram muito barato e vendem caro às empresas recicladoras, além de viverem continuamente sob risco de morte por atropelamento e soterramento pelos tratores do lixão. A maioria das famílias é sustentada pelo lixo, que está com os dias contados, pois a Lei de Gerenciamento de Resíduos Sólidos exige que em 2015 não haverá mais lixões e o lixo deverá ser preparado para coleta seletiva e ir para aterros sanitários. Aborda também como funcionam os lixões e como lidar com a preservação ambiental, além da exclusão social sofrida pelos catadores de material reciclado. Postado por Fatima Figueira Contreiras, do Rio de Janeiro.

http://youtu.be/s846GukzIX4

O caminho para o vale perdido - caderninho verde

O ratinho Rodolfo vivia com sua família num lixão onde todos se sentiam muito ricos, vivendo da reciclagem de materiais descartados e se alimentando com restos de comida. Um dia ele encontrou o velho álbum de fotografias de seu avô e viu que ele morava num local lindo chamado Vale Verde. Perguntou aos seus pais onde ficava aquele lugar e descobriu que era ali mesmo onde moravam, mas que havia se transformado num lixão. Resolveu pesquisar na internet e fazer um manual de como transformar o lugar novamente no agradável Vale Verde: reduzir o consumo, evitar o desperdício, fazer coleta seletiva e reciclagem de materiais. Inspirado no livro O caminho para o Vale Perdido, da Coleção Caderninhos de Educação Ambiental. Texto original de Patrícia Engel Secco (os direitos autorais para a utilização do texto foram cedidos à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, gratuitamente).

http://tvcultura.cmais.com.br/quintaldacultura/videos/caderninho-verde-e-suas-estorias/o-caminho-para-o-vale-perdido-caderninho-verde

Turma da Mônica em um plano para salvar o planeta.

O vídeo apresenta o desenho animado com uma forma de salvar o planeta com a Turma da Mônica. Fala dos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Mostra como reduzir o lixo, o gasto da energia elétrica e a sacola plástica, como reutilizar alguns objetos fazendo alguns brinquedos de garrafa pet etc. e como reciclar com a separação do lixo para sua transformação e sua viabilização.

http://youtu.be/zjqcwkEX-ao

Árvore de Natal com garrafa pet

O vídeo sobre reutilização de materiais é apresentado por Luciano (funcionário da Comurg – Companhia de Urbanização de Goiânia). Ele apresetna uma ideia barata e ecológica de confeccionar uma árvore de Natal com garrafas pet. Para a construção de uma árvore de Natal de 1 metro de altura gastam-se 35 garrafas pet e a boa vontade de ter atitude sustentável. Vídeo indicado por Diego Barreira dos Santos.

http://youtu.be/aIEfwi9KcAU

O rap da compostagem

Criado pelo alunos da Escola Brasileira da Infância Vira-Virou, o rap aborda a reciclagem de resíduos orgânicos de forma bem-humorada e didática, além de destacar a importância da compostagem feita pelos decompositores. É a música aliada à construção ambiental na formação de cidadãos reflexivos. Indicação de Juliana Costa Velho de Abreu.

http://youtu.be/5c3noiTSzGI

Meteoro - paródia de Luan Santana

Personagens criados pelo autor; um deles (Roque) descarta uma latinha de refrigerante no chão. Nesse momento ele é reprendido por dois outros personagens (Lira e outro), que tentam explicar por que não se pode jogar lixo no chão, porém ele não entende. Entra em cena então outro personagem (o cantor) que explica para o Roque como funciona a coleta seletiva, por meio de uma paródia da música Meteoro, interpretada por Luan Santana.

http://www.youtube.com/watch?v=DCZccjA7wGM

O brincar e o planeta

O vídeo é uma animação com personagens que fazem parte dos resíduos, como: Dona Vidroca, Dona Lata e outros que, ao tomarem vida animada, destacam seu tempo de decomposição e apontam mudanças necessárias para cuidar do planeta, como a reutilização de materiais. Vídeo indicado por Wagner Souto Sobral.

http://youtu.be/OR_J8KUkXMI

Coleta seletiva

O vídeo ilustra a importância da coleta seletiva e as várias cores das lixeira, assim como a separação adequada dos resíduos gerados. Mostra como o conhecimento sobre as questões ambientais pode contribuir para mudanças de atitude. Vídeo enviado por Paloma Barboza dos Santos.

http://youtu.be/BWzNCUCiMVU

Cinco ações que você pode fazer

Sugestões educativas de ações sustentáveis ao alcance do cidadão.

http://youtu.be/Lfqv62K-Bxs

Considerações finais

Este acervo, criado por docentes-cursistas, constitui um material rico que pode ser transposto para sala de aula nos varios níveis de ensino e, inclusive, aproveitado como material didático em turmas de cursos subsequentes.

A atividade de seleção dos vídeos propiciou ao cursista a possilibilidade de desenvolver várias habilidades, dentre elas: realizar pesquisas na internet, selecionar conteúdo apropriado, escrever sinopses e exercitar capacidade de síntese, trabalhar colaborativamente, avaliar hábitos culturais ligados ao descarte do lixo que resultam em problemas ambientais, sociais e econômicos.

O desafio maior desta atividade foi a busca por soluções sustentáveis que pudessem despertar a consciência da responsabilidade individual com a sustentabilidade.

No curso de Sustentabilidade no Contexto das Ciências, a Educação Ambiental foi ministrada de forma transdiciplinar e abriu um estimulante espaço para aproximar o cursista de seu ambiente, incentivando-o a uma participação cidadã e a repensar seu papel de professor como educador ambiental. Afinal, uma abordagem adequada faz o elo entre problemas e soluções. Sejamos sustentáveis!

__clip_image006_0001

Agradeço à professora de Metodologia de Ensino da UFRJ Riva Roitman pela valiosa colaboração na revisão deste artigo.

Publicado em 24 de março de 2015

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.