Uma aula interdisciplinar sobre Arte, História e Literatura do século XIX

Giseli Rosa de Souza

Professora da rede estadual do Rio de Janeiro

Nos dias 24 e 26 de março de 2015 foi realizada uma aula interdisciplinar com a turma 2002 (2º ano do Ensino Médio) do CIEP 495 Alberto da Veiga Guignard, localizado em Angra dos Reis.

As atividades realizadas com a turma abordaram os seguintes conteúdos nas disciplinas de História e Língua Portuguesa/Literatura: o Romantismo e suas características, os ecos da Revolução Francesa e suas influências. Além disso, na disciplina de Língua Espanhola, abordou o evento que marcou a história do povo espanhol pela resistência à dominação francesa, um dos episódios mais importantes da história da Espanha. Todos os acontecimentos, pertencentes ao Currículo Mínimo, estão relacionados ao século XIX.

As atividades foram elaboradas e coordenadas pelas professoras Gislaine de Paula Silva Santos (História), Giseli Rosa de Souza (Língua Portuguesa/Literatura) e Rosane Gonçalves de Araújo Soares (Língua Estrangeira – Espanhol).

Para dar início ao trabalho interdisciplinar, a professora Gislaine levou para os alunos um texto que abordou o reinado de Carlos X na França e o importante fato histórico que inspirou o surgimento do Romantismo. Ela abordou o contexto histórico a partir de estudos das influências da Revolução Francesa e do Iluminismo na história.

A professora Giseli abordou, no mesmo texto, as características do Romantismo relacionando as influências do movimento no Brasil e enfatizou a coesão referencial referente à compreensão do texto. Para salientar a interdisciplinaridade do assunto, realizou uma análise do quadro A liberdade guiando o povo, do pintor francês Eugène Delacroix. Nele, a professora analisou aspectos da postura corporal das personagens que sugerem visualmente tensão e movimento, a classe social de alguns deles, no que se refere ao tipo de vestimenta e o contexto histórico e político da imagem.

Para concluir a atividade interdisciplinar, a professora Rosane apresentou slides e um áudio, ambos em espanhol, sobre o pintor Francisco de Goya, conhecido pelos quadros El dos de mayo de 1808 em Madrid, Los fusilamientos em la montaña del Príncipe Pío e Los fusilamientos del três de mayo, este exposto no Museo del Prado, em Madri, capital da Espanha. Também apresentou aos alunos um autorretrato do pintor. Ela entregou cópias do texto com a transcrição do áudio, questões de interpretação e uma cópia da imagem dos quadros apresentados. Para dar ênfase à gramática no texto, apresentou uma questão sobre conjunção coordenativa, tudo realizado em língua espanhola a fim de aprimorar a fluência dos alunos e despertar neles o interesse pelo idioma. Segundo a professora Rosane, “a aula vai prosseguir, a fim de analisar um pouco mais os detalhes do quadro, já que o texto em espanhol está realmente detalhando a obra”.

Ao final de cada aula, as professoras perguntavam aos alunos o que acharam da atividade, e eles responderam que “é uma proposta favorável, pois a partir de um mesmo tema é possível aprender conteúdos de várias disciplinas”. Os alunos também comentaram que “se os professores que trabalharem no mesmo dia e usarem sempre um mesmo tema para trabalhar conteúdos referentes às disciplinas, será mais fácil fixar os conteúdos”.

Os estudantes também foram questionados sobre qual dos textos eles gostaram mais. Eles responderam que preferiram a imagem do quadro de Delacroix: “por ter sido apresentada em aulas anteriores, ficou mais fácil analisá-la”. O aluno Cristian Claudio dos Santos Guimarães observou a proposta da interdisciplinaridade e afirmou que já conhecia o quadro de Goya.

A fim de divulgar a realização da atividade pedagógica na escola, foi montado um vídeo com as imagens e o relato das aulas contendo, como fundo musical, a música Für Elise, famosa também como Para Elisa, do compositor alemão Ludwig van Beethoven, conhecido como “um dos principais concertistas de seu tempo e considerado um dos gênios do Romantismo”.

A realização dessa atividade teve ótimas abordagem e repercussão; por isso o feedback, foi positivo; contou positivamente com a disciplina, o interesse e a participação da turma.

Publicado em 12 de maio de 2015