Observação do sol a partir de parceria com o Projeto Internacional Charlie Bates

Adriana Oliveira Bernardes

Mestre em Ensino de Ciências (UENF)

O Colégio Estadual Canadá localiza-se em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, e desde 2013 conta com o Proemi (Projeto Ensino Médio Inovador), em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Em busca de um ensino de qualidade e desejando um aluno protagonista, várias ações são desenvolvidas com o intuito de estimular seu interesse pela escola de modo geral e especificamente por ciências.

Sabemos que o conhecimento a respeito dos astros: o Sol, a Lua, os planetas, cometas e meteoros trazem grande incentivo ao aprendizado de ciências, motivando os alunos a seu estudo.

A partir de 2015, o C. E. Canadá, em uma parceria entre seu grupo de Astronomia, o Gacec (Grupo de Astronomia do Colégio Estadual Canadá), coordenado por mim, e o Calc (Clube de Astronomia Louis Crulls), de Campos dos Goytacazes, coordenado pelo professor Marcelo de Oliveira Souza, iniciou um trabalho de observação do Sol com óculos com filtro solar fornecidos pelo projeto americano Charlie Bates.

As observações se iniciaram na própria escola, com a participação de todas as turmas do Ensino Médio.

__clip_image002
Foto 1: Observação do Sol no Colégio Estadual Canadá por alunos do 2º ano do Ensino Médio.

O trabalho se dá da seguinte forma: após uma breve palestra sobre o Sol, feita por mim, a professora de Física responsável e também autora deste relato, os alunos podem realizar a observação usando óculos especiais.

Almejando uma formação cidadã do aluno, conforme orienta a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), um dos tópicos discutidos nesses eventos é a importância de conscientizar o aluno de que ele não deve olhar diretamente para o sol sem proteção, pois pode ficar cego; relembramos então que o primeiro a observar o “Astro Rei” com luneta, Galileu Galilei, ficara cego, pois não utilizava nenhuma proteção especial.

Ele realizou um trabalho importante e graças às suas observações constatou as manchas solares, contradizendo Aristóteles, que considerava o mundo supralunar perfeito.

__clip_image004
Foto 2: Entusiasmo e interesse por ciência propiciado pelas observações solares.

As observações do Sol foram também realizadas em eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, numa tenda montada na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, alcançando grande número de pessoas, tanto alunos de escolas públicas como o público em geral.

O projeto continuará em 2017, trazendo aos alunos um meio seguro de observar o Sol e possibilitando discussões sobre a estrela do nosso sistema solar.

Concluímos que a parceria entre os grupos de Astronomia, além de propiciar aos alunos momentos de entusiasmo e interesse, colaborando para seu aprendizado, também favoreceu o trabalho realizado pelo grupo de Astronomia escolar, que pôde contribuir com a divulgação de ciência não só na escola como em sua cidade.

BRASIL. LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 7 mar. 2016.

______. PCN+ para o ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

DAMINELI, A.; STEINER, J.  O fascínio do universo. Disponível em: http://www.astro.iag.usp.br/fascinio.pdf.  Acesso em 06 ago. 2016.

PROEMI. http://educacaointegral.mec.gov.br/proemi.

Publicado em 22 de novembro de 2016