Texto lacunado: uma estratégia que possibilita ao aluno participar da leitura do texto

Patricia Martins Pereira

Professora da rede pública de Lastro-PB

Francisco Danilo Duarte Barbosa

Graduado em Ciências Biológicas (UFRN) e Pedagogia (UFCG), orientador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do MEC

Este relato tem a finalidade de descrever experiência vivenciada numa turma multisseriada com alunos do pré-escolar; 2° e 5° anos (aluno especial), na Escola Municipal Maria Joaquina de Abrantes, no município do Lastro-PB.

No processo de alfabetização, é necessário o docente trabalhar com textos literários, contos, fábulas entre outros gêneros textuais. Minha experiência foi com um texto lacunado, pois este permite que o aluno participe ativamente da sua leitura. É necessário que o professor das séries iniciais reflita sobre como está sendo seu trabalho em sala para despertar nos discentes o gosto pela leitura pela espontaneidade e não pela obrigação dos discentes de ler vários livros.

Portanto, é papel da escola alfabetizar os alunos num contexto letrado, em que existam práticas sociais de leitura e escrita. De acordo com Isabel Solé (1998, p. 63), “este uso significativo da leitura e da escrita na escola também é motivador e contribui para incitar a criança a aprender a ler e escrever”.

Então a escola como um todo deve assumir essa responsabilidade; o docente tem uma função importante nesse processo, pois tem que desenvolver no aluno a competência comunicativa oral e escrita nas diversas situações sociais, elaborando atividades de leitura de diferentes gêneros, observando as capacidades de cada discente e a faixa etária, principalmente nas turmas multisseriadas.

Foi nessa perspectiva, que o orientador Danilo Duarte Barbosa, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, propôs aos professores elaborar uma atividade com os livros de literatura infantil paradidáticos nos quais os alunos participassem da contação da história. A partir das sugestões discutidas no encontro, elaborei uma atividade com texto lacunado que envolveria todos os alunos e contemplaria outras disciplinas, como Matemática, Português e Ciências.

O texto escolhido foi Todos no sofá, tendo os seguintes objetivos específicos: identificar os personagens do texto; contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral; identificar no texto os nomes dos animais e os números que estão faltando; identificar as funções sociais dos números; reconhecer os números na ordem crescente e decrescente; identificar animais domésticos e selvagens.

Descrição metodológica

Iniciei a aula contando a história, enfocando título, autor e ilustrações. Também citei que a leitura do texto seria diferente, pois os estudantes iriam participar da leitura da história. Então colei no quadro os cartazes com a história Todos no sofá deixando os espaços para serem preenchidos. Em seguida, entreguei as fichas com os nomes dos personagens e os desenhos feitos de EVA – pois na minha sala de aula há alunos do pré-escolar, então esses alunos ficaram com os desenhos – e as fichas dos números de 1 a 10.

Comecei então a leitura do texto, mostrando a capa do livro para identificar a quantidade de amigos que estavam no sofá. Em seguida, fui lendo o texto mostrando a característica de cada animal para que os alunos desvendassem qual era o animal ou o número que eu estava citando. Para cada estrofe do texto os discentes iam sendo convidados a preencher o texto, pois ali foi possível trabalhar com números, palavras e desenhos.

Após a leitura e o texto todo preenchido, foi feita a interpretação com as seguintes perguntas aos alunos: gostaram da história? Quais os personagens? Onde estavam os amigos? Onde vivem esses animais? São animais domésticos ou selvagens? Qual desses animais vocês queriam ter em casa? Quais desses animais são uteis na vida do homem?

Após a finalização da discussão do texto, foram feitas algumas atividades nas quais os alunos formaram palavras com nomes dos personagens do texto; durante uma semana foram exploradas atividades de Português, Matemática e Ciências, de acordo com os objetivos específicos.

Resultados obtidos e conclusão

O texto Todos no sofá, no modelo de texto lacunado, permitiu que os discentes participassem da contação da história, pois ficaram curiosos para saber qual era o nome dos personagens e qual o número seria preenchido.

Todos os discentes participaram atentamente, desde o momento da leitura do texto até a explicação dos conteúdos, que envolviam Português, Matemática e Ciências. Também percebi que alguns alunos tiveram dúvidas na letra r cursiva e de forma, pois o texto escrito no cartaz era de letra cursiva e as fichas tinham letra de forma.

Vale ressaltar que essa atividade contribui para o processo de aprendizagem dos discentes, pois eles realizaram todas as atividades com êxito. A partir do texto podemos trabalhar diversos conteúdos e de forma interdisciplinar.

Referência

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

3. texto lacunado2

Publicado em 29 de março de 2016