I Feira de Ciências do Polo Cederj Nova Friburgo

Adriana Oliveira Bernardes

Polo Cederj Nova Friburgo

Trazer o aluno do Ensino Médio para o espaço universitário! Fazer com que conheçam cursos, laboratórios e atividades num local onde poderão estudar no futuro! Com esse objetivo, ocorreu em 19 de junho de 2018, no Polo Cederj Nova Friburgo, a I Feira de Ciências. Nesse primeiro evento, participaram os alunos do Colégio Estadual Canadá, que é vizinho ao polo e é onde se instala o Pré-Vestibular Social.

Esse projeto foi coordenado pela tutora de ICF2 e Introdução à Informática do polo e visava também que graduandos da área de Ciências Biológicas, Química e Geografia tivessem contato com tais alunos ainda na graduação, num contexto em que os alunos levavam para o espaço do Cederj seus trabalhos desenvolvidos em escola pública.

Descrição: A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Nathiely Santos, pessoas em pé
Foto 1: Aluno do curso de graduação em Ciências Biológicas falando sobre o polo para alunos do Ensino Médio

Os trabalhos apresentados pelos alunos abordavam vários temas, como: Entendendo o funcionamento do acelerador de partículas, Divulgando Astronomia na escola: a missão Cassini, O funcionamento do ar-condicionado e Sistema Estelar Trappist, entre outros.

Descrição: https://scontent-gig2-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-0/p206x206/32864624_1660765057370649_7738966781703749632_n.jpg?_nc_cat=0&oh=eb5d65ec814a27e493709e87e34cae62&oe=5B7F641E
Foto 2: Alunos do Colégio Estadual Canadá na I Feira de Ciências do Polo Cederj Nova Friburgo

Os graduandos atuaram na organização da feira, cuidando do espaço físico, dos recursos a serem disponibilizados aos alunos, da avaliação dos trabalhos e conhecimentos dos laboratórios do polo, da transmissão ao vivo da feira e fazendo entrevistas com pessoas da comunidade: do polo e do colégio estadual.

Descrição: A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Foto 3: Equipe de alunos de Ciências Biológicas entrevistou alunos sobre seus trabalhos

O evento foi importantíssimo para aproximar o aluno de colégio público do polo de Educação a Distância e para a interação dos alunos de graduação com os seus colegas do Ensino Médio; o contato foi benéfico para sua formação. O aluno do Ensino Médio pôde ser protagonista num espaço destinado ao aprendizado, ter seu trabalho reconhecido e valorizado e conhecer um possível local para realização de um curso universitário.

Descrição: A imagem pode conter: 1 pessoa, nuvem, montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza
Figura 4: Participantes da I Feira de Ciências do Polo Cederj Nova Friburgo

Publicado em 17 de julho de 2018