Ritmos e expressões musicais: uma experiência
Elessandra Fabiana Monteiro dos Santos Althoff
Professora
Em 11 de julho de 2018, ao apresentar meu projeto Ritmos e Expressões Musicais a meus colegas de trabalho e seus aluninhos, fiquei encantada ao ver a participação e o entusiasmo de todos. Coloquei-me então a pensar como muitas vezes nos tornamos apenas professores conteudistas ou curriculistas (se é que existe essa palavra), e nos esquecemos de que primeiro temos que amar o que fazemos e nos divertir juntamente com nossos alunos; isso ficou muito visível na prática pedagógica.
No Centro Municipal de Educação Infantil Cláudio da Silva Lourenço, organizamos nossos temas de trabalho em projetos semanais ou quinzenais, respeitando sempre o currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e as leis que organizam e orientam a Educação. Todos os anos reorganizamos os temas, e eles são distribuídos entre os professores para que o projeto culmine numa apresentação para todos com o objetivo de integração de todos os alunos, independente de sua idade/turma.
Nesse primeiro semestre, meu projeto para a integração era Ritmos e Expressões Musicais, para o qual, além de trabalhar em sala com meus alunos, precisei organizar uma aula coletiva para a apresentação; ali pude visualizar o interesse e a curiosidade dos alunos por cada detalhe, a participação quando respondiam algum questionamento. Foi muito lindo!
O projeto pode ser visualizado no Facebook do CMEI: facebook/CMEI Claudio Lourenço; estão postadas as fotos e vídeos do momento da integração.
O projeto
Tema: Ritmos e Expressões Musicais
Período: 8 aulas
Turma: Maternal II
Público-alvo: 32 alunos de 2 a 3 anos
Objetivos: Apresentar os instrumentos musicais; falar dos sons que o corpo produz; entender que tudo à nossa volta pode produzir sons; estimular os sentidos da visão e audição dos alunos. Treinar habilidades motoras.
Aulas |
Conteúdos |
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Apresentação do projeto:
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Estes são alguns recursos necessários: lápis de cor, latas de alumínio (uma para cada criança), livro Os músicos de Bremen, cópias, cadeiras, balões, garrafas PET de tamanhos variados, latas e potes de iogurte, copo plástico descartável, tinta guache de cores variadas, pedras, arroz e feijão (punhados), bandinha de instrumentos musicais, músicas de diferentes gêneros: popular, regional, folclórica, de raízes; revistas velhas, papel craft, cola, tesoura, papel sulfite, canetão, fita durex larga colorida, palete de madeira ou plástico, panelas e tampas, latas e potes velhos, “enforca gato”.
As crianças amaram participar desse projeto, tanto individual (em sua turma) quanto na integração; elas cantaram, participaram de todas as atividades propostas e se encantaram com as possibilidades de construir instrumentos musicais, de aprender os sons e poder manusear vários instrumentos. Os professores também participaram com alegria do momento de integração e ganharam de brinde uma caixinha de chocolate para dividir com seus alunos.
Referências
BERTHONE, R. Professora usa sucata para criar instalação sonora e treinar habilidades dos alunos. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/professora-usa-sucata-para-criar-instalacao-sonora-treinar-habilidades-de-alunos-20377975. Acesso em 13 jun. 2018.
LIMA, ANDRÉA. Musiqueira Artes. Disponível em: http://musiqueiraartes.blogspot.com/2015/02/parede-diferente.html. Acesso em 13 jun. 2018.
ESPAÇO EDUCAR. Disponível em: http://www.espacoeducar.net/2018/07/. Acesso em 13 jun. 2018.
QUAL É O NOME DA MÚSICA? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JyBWbyCSNto. Acesso em 13 jun. 2018.
QUAL É O NOME DA MÚSICA? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=diyE4AByFXo. Acesso em 13 jun. 2018.
QUAL É O NOME DA MÚSICA? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Qd5SptXUno. Acesso em 13 jun. 2018.
Publicado em 25 de setembro de 2018
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