Novo Qualis da Revista EaD em Foco

Esteban Lopez Moreno

A Revista EaD em Foco - Revista Científica de Educação a Distância - é uma publicação em formato eletrônico com periodicidade contínua (rolling pass), administrada pela Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e pelo Consórcio Cederj. Tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de educação a distância (EaD) inseridos em instituições do Brasil e do exterior. A publicação nessa revista é gratuita, não envolve custos no processamento ou publicação dos artigos científicos recebidos.

A Revista EaD em Foco foi recentemente indicada com o Qualis A3 na avaliação preliminar dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o documento oficial da Capes (ofício circular nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES), a Revista EaD em Foco figura entre os periódicos especializados em EaD de maior destaque entre as instituições de ensino superior no Brasil. A nova classificação de periódicos da Capes deu-se após o aprimoramento dos instrumentos utilizados na avaliação, tendo entre as suas principais novidades a classificação única – cada periódico recebe apenas uma qualificação, não importando a quantidade de áreas nas quais foi mencionado – e o aprimoramento no uso de indicadores bibliométricos, levando em conta de três bases: Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice h5).

Apesar de ser um resultado preliminar, tudo indica que será confirmado e oficializado pela Capes até outubro de 2019, quando será divulgada a versão final. A ascensão do Qualis da Revista EaD em Foco, mais do que uma meta fundamental para toda a equipe editorial, é o reconhecimento do trabalho persistente que vem sendo realizado desde a criação da revista há quase 10 anos.

Outra revista científica direcionada para a Educação a Distância organizada pela Fundação Cecierj – esta em parceria com Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) – também recebeu o Qualis A3. Ambas foram indicadas para o maior patamar (nacional ou internacional) entre todas as revistas do gênero.

Além da satisfação demonstrada pela comunidade acadêmica por meio das redes sociais, surge em nós o sentimento de gratidão por todos aqueles que contribuíram para esse excelente resultado – editores, autores ou leitores –; afinal, a conquista é de todos nós.

Publicado em 15 de outubro de 2019

Como citar este artigo (ABNT)

MORENO, Esteban Lopes. Novo Qualis da Revista EaD em Foco. Revista Educação Pública, v. 19, nº 25, 15 de outubro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/25/novo-qualis-da-revista-ead-em-foco

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.